- Região dos Inconfidentes
1ª edição da Valin Week começa hoje (21), totalmente online e focada em food techs
Mais de 40 apresentações estão previstas até o próximo sábado (26)
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
Para entender melhor o que é a Valin Week, entrevistamos Kelson Douglas, fundador e Community Leader do Valin. Kelson revelou suas expectativas quanto ao evento e explicou qual o público pretende alcançar com a proposta. “A ideia da Valin Week é a gente mostrar o que está sendo feito de inovação e criatividade aqui, pegando como base a tecnologia digital, mas não só isso. A gente quer mostrar que aqui na Região dos Inconfidentes tem boas empresas de tecnologia, empregando gente.”
Sobre a temática escolhida para esta edição, Kelson aponta o que tem sido desenvolvido por quem trabalha com comida de verdade na região. “Nesse evento, a gente quer mostrar também que o setor tem criado bons produtos aqui na região. É uma mistura de alimentação de verdade com tecnologia, mas não só isso”.
O organizador do evento aponta que a Valin Week foi pensada para alcançar três públicos: prefeituras, grandes empresas de base tecnológica e interessados em turismo de negócios. “A gente quer fazer uma espécie de ‘tecla SAP’ da indústria criativa para o poder público. Principalmente quando se fala de tecnologia, o poder público da região não entende o que é produzido aqui. Custaram muito para entender o que eram a Gerencianet, a Stilingue. E só Ouro Preto entende. Mariana, Catas Altas e outras cidades não fazem ideia. Via de regra eles não entendem o que é produzido e quando entendem, não entendem o poder daquilo”.
*** Continua depois da publicidade ***
Para as grandes empresas, a Valin Week pretende atuar como expositor de motivos para atrair investimentos para a região. “A gente quer mostrar que essas empresas têm motivo para vir para cá. Aqui tem infra, tem mão de obra que pode se qualificar ainda mais. Mais do que isso, a gente quer mostrar que existem eventos aqui e que vale a pena colocar a marca delas aqui.” Kelson acredita que isso contribua para diminuir a dependência que os municípios têm dos recursos da mineração.
O terceiro público pretendido, segundo o organizador da Valin Week, são as pessoas interessadas no turismo de negócios. “É um evento que fala mais pra fora do que pra dentro. A gente quer mostrar o que tem sido feito aqui e que não é divulgado de forma inteligente. As pessoas não conhecem o que é produzido aqui. Ao falar para fora, a gente sabe que acaba falando para dentro também. Isso vai fazer com que os habitantes daqui também entendam o que está acontecendo.”
Sobre suas expectativas, Kelson Douglas espera que a Valin Week ajude a ampliar os horizontes de negócios para a Região dos Inconfidentes. “A expectativa é que mais pessoas vejam o que está sendo produzido aqui, que vejam que existe um potencial gigante, não apenas aquele já conhecido de uma região histórica e turística.”
O organizador do evento também espera que a Valin Week de 2021 sirva de projeto piloto para eventos posteriores ainda maiores. “Este evento é o que a gente chama de MVP. Um evento piloto. Então, a gente vai rodar essa primeira versão aqui, já pensando para o ano que vem em algo muito maior, com muito mais nomes. Com certeza, a gente quer fazer ele de forma presencial, pelo menos híbrida. Apesar do governo, a gente acha que dá para ter uma vacinação legal até maio do ano que vem”.
Ainda neste ano, a Valin Week também servirá, segundo Kelson Douglas, como “catalisadora” para a Startup Weekend Ouro Preto Food, que acontece em agosto. “Ela é um catalisador do que virá já nos próximos meses, pois no final de agosto a gente já vai fazer o Startup Weekend Ouro Preto Food, que é o primeiro Startup Weekend de Ouro Preto, o primeiro Startup Weekend online de Minas e o primeiro Startup Weekend Food de MG. Além disso, a gente já tem o projeto do Game Cluster rodando, que vai ser fortalecido após o evento de agosto também”, finaliza Kelson Douglas.
A Valin Week Food Tech tem o apoio da Agência Primaz de Comunicação. Nossos jornalistas participarão de entrevistas e painéis, com o objetivo de contribuir com o assunto e fortalecer o diálogo. A programação completa pode ser acessada no link.