- Ouro Preto
Começa hoje a 16ª edição da CineOP com programação on-line e gratuita
Com o tema “Memórias entre diferentes tempos”, Mostra de Cinema de Ouro Preto homenageia o ator Chico Diaz
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
Em sua segunda edição realizada durante a pandemia de coronavírus, o festival retorna com objetivo de atingir um público mais extenso na programação não presencial. Com foco na preservação audiovisual, história e educação, a CineOP deste ano revisita a produção audiovisual brasileira da década de 1990, trazendo como homenageado Chico Diaz – um dos principais nomes do cinema brasileiro, com mais de 40 anos de atuação.
“A gente espera que a CineOP cumpra, mais uma vez, seu papel de ser um instrumento a favor da preservação, da história, da educação. É o único evento no Brasil e no mundo que trata cinema como patrimônio. E a gente faz o evento é para o público, então a gente espera que no formato online, que tem a possibilidade para a programação ser acessada em qualquer lugar do Brasil e do mundo, que cada vez mais o evento chegue nas telas, nas casas, nos corações. Enfim, que a gente possa estar junto nesse grande movimento pelo cinema brasileiro”, comenta a diretora da Universo Produção e coordenadora-geral da CineOP, Raquel Hallak, em entrevista à Agência Primaz.
Danilo Araújo, morador da cidade, lembra que “todo mês de junho, tinha uma tela e uma sala aberta gigantesca montada na praça Tiradentes e, em algumas edições, foram montadas outras dessas salas ao ar livre em bairros fora do centro histórico”. Apesar das perdas de vivências devido ao formato virtual, o evento pretende promover a aproximação dos espectadores com a cidade-sede por meio da valorização do patrimônio histórico-cultural.
*** Continua depois da publicidade ***
Uma das novidades da edição 2021 é a exposição fotográfica “Meu Cartão Postal de Ouro Preto”, organizada pela produtora do evento, que selecionou 30 fotografias tiradas em Ouro Preto pelo público. As fotografias participarão de uma votação nas redes sociais, e a mais votada receberá um prêmio de R$700.
Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Rodrigo Câmara, é lamentável que, em mais um ano, o município não possa sediar presencialmente o evento. Ouro Preto se encontra na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, fase de alta disseminação do vírus e de grandes restrições. “Ouro Preto e o Festival têm relação intrínseca, até mesmo por levar o nome da cidade em sua própria assinatura”, diz. Apesar disso, a Secretaria de Turismo manteve seu apoio para a organização do evento e, “nesta edição, cooperou com conteúdo para gravações do vídeo testemunho sobre o CineOP, tradições e patrimônio de Ouro Preto”, completa o secretário.
Com programação entre os dias 23 e 28 de junho, a Mostra contará, também, com a apresentação de grandes nomes da música brasileira, com shows de Regina Souza e Sérgio Pererê, Maurício Tizumba e Everton Coroné, Zélia Duncan e encerramento com Flávio Venturini. Além disso, seis oficinas de fomento à educação audiovisual estão previstas para o evento.
A abertura oficial acontece hoje (23), às 20h, no site do CineOP, com uma performance audiovisual gravada na cidade e a entrega do Troféu Vila Rica a Chico Diaz. “Já fica inclusive aqui o convite: 8 horas da noite, a gente vai estar junto assistindo e vendo e presenciando Ouro Preto. Então foi uma experiência muito bacana. Nós contamos com a participação de moradores, líderes, do prefeito Angelo Oswaldo, que está apresentando a cidade de Ouro Preto do ponto de vista da sua história, seu patrimônio material e imaterial. E além disso contando com a participação de artistas locais, de músicos e alguns entrevistados que vão estar participando desta abertura”, conta Hallack.
A programação completa pode ser acessada no site do evento e pelas redes sociais da Universo Produção.