Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Prefeitura inaugura torre de telefonia móvel no subdistrito da Barroca

A inauguração, ontem (26), foi a segunda de um programa que pretende garantir comunicação e conectividade a 10 localidades do município de Mariana

Compartilhe:

A cerimônia de início da operação da torre de telefonia móvel foi realizada no adro da Capela de Santo Antônio – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Na manhã deste sábado (26) foi oficialmente inaugurada a antena de telefonia móvel no subdistrito da Barroca, em cerimônia que teve início com a benção do Padre Juca, pároco local, seguida de pronunciamentos da presidente da associação de moradores, de vários vereadores e do prefeito interino Juliano Duarte. No evento foi ressaltada a questão técnica do equipamento, capaz de cobrir cerca de 85% da área da localidade rural, sendo ainda anunciados outros investimentos no local.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Depois de emocionadas palavras de agradecimento a todos os presentes e envolvidos que têm buscado melhorias para o subdistrito, proferidas por Dona Maria das Graças, presidente da associação local de moradores, foi dada a palavra aos vereadores presentes: Pedrinho Salete, Maurício da Saúde, Tikim Matheus, Fernando Sampaio, João Bosco e Zezinho Salete. Majoritário no subdistrito, Fernando Sampaio destacou a importância da antena para o desenvolvimento e maior conforto dos moradores, solicitando ao prefeito interino a realização de obras complementares na estrada de acesso, antes da próxima estação de chuvas, para que não ocorram danos ao asfaltamento que está sendo executado.

Questões técnicas

A reportagem da Agência Primaz conversou com Jonathan Freitas, gerente comercial da empresa encarregada da instalação das antenas em distritos e localidades do município. Ele ressaltou que a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) permite que a instalação de antenas geradoras de sinal de telefonia móvel somente seja feita pelas operadoras, cabendo ao poder público, caso se interesse, instalar apenas antenas repetidoras, o que nem sempre garante total eficiência do sistema. “A população aqui pode criar uma expectativa de que vai poder usar o celular como se estivesse dentro de Mariana. Isso é um equívoco, porque essa torre não é uma geradora de sinal, mas uma repetidora. Se eu tiver um sinal bom, consequentemente que vai ser beneficiado vai receber um sinal bom”. No caso específico do subdistrito da Barroca, o sinal é captado de uma antena geradora instalada no distrito de Cachoeira do Brumado, que é programada, pela operadora proprietária, para atender aos usuários do local. Com isso, segundo Jonathan, a qualidade da repetição para a Barroca será condicionada pelo sinal gerado em Cachoeira do Brumado, considerando-se ainda a topografia do subdistrito, o que pode gerar algumas zonas de sombra.

Instalada no alto de um dos morros que cercam a localidade, a antena retransmite sinal que tem cobertura estimada em 85% da localidade – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

Prefeito interino anuncia outros investimentos no município

Último a fazer uso da palavra no evento, Juliano Duarte reforçou as dificuldades técnicas encontradas para que o sinal de telefonia atinja todos os pontos do subdistrito. “Algumas pessoas reclamaram que o sinal não está bom em alguns pontos, mas infelizmente isso acontece. Em Águas Claras também não chegou em 100% do distrito. Por ser uma região montanhosa, vão existir pontos que serão zonas de sombra, mas hoje cerca de 85% da Barroca tem sinal de celular, permitindo até chamadas de vídeo”, esclareceu Juliano.

Ele ressaltou ainda o esforço que a administração tem feito nessa questão, lembrando que existem questões que são prerrogativas das operadoras de telefonia celular. “É um investimento significativo do município, lembrando que telefonia celular é responsabilidade da iniciativa privada, não do poder público. Mas a administração fez a licitação para a instalação de 10 antenas repetidoras, preocupada com o desenvolvimento do município. Infelizmente vão existir zonas de sombra, mas foi o melhor que a Prefeitura pôde fazer nessas condições. As quatro próximas serão Mainart, Campinas, Pedras e Goiabeiras”. O prefeito interino ainda lembrou que essa providência foi necessária, porque uma antena geradora de sinais custa em torno de um milhão de dólares e isso não compensa para as operadoras no caso de comunidades rurais, com poucos usuários.

Em sua manifestação, Juliano Duarte ainda anunciou novas melhorias no subdistrito, respondendo à fala do vereador Fernando Sampaio, em relação às obras complementares na estrada. “A Barroca, este ano, vai ser um dos distritos que vai ter um dos maiores investimentos do poder público municipal, iniciando pelo asfalto, que havia sido começado no ano passado, infelizmente no período de chuvas. Retomamos agora e, na quarta-feira, a Câmara vai fazer uma reunião extraordinária para votação do orçamento para conclusão do asfalto e dos serviços complementares, que incluem meios-fios, sarjetas, canaletas e bueiros”. Se o projeto for aprovado, segundo Juliano, o início das obras poderá acontecer imediatamente, já que a ideia é aderir a uma ata de preços, sendo dispensável a licitação para a execução dos serviços. “O recurso sendo aprovado, como já fazemos parte da ata de preços do CODAP [Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba], não será necessário fazer licitação, e eu acredito que dentro de no máximo 15 dias já iniciaremos aqui todas as obras complementares”.

No projeto que será analisado pelos vereadores, foi incluído um recurso de aproximadamente R$400 mil para a construção de uma nova unidade básica de saúde (UBS) no subdistrito. “No mesmo projeto que vai ser analisado pela Câmara, está incluído o valor para a construção da nova unidade básica de saúde. Se não me engano o valor gira em torno de R$400 mil, os projetos já estão prontos e, com a aprovação do crédito pela Câmara, vai ser possível fazer a licitação para a construção da UBS, no local do antigo grupo escolar”, informou Juliano. E acrescentou que a instalação da academia ao ar livre, atendendo a uma solicitação do vereador Fernando Sampaio, deve ser iniciada dentro de um mês, assim que forem concluídos os serviços em Constantino e Cachoeira do Brumado, além de estar em curso um estudo para identificação de uma área de no mínimo 100 m2, para desapropriação e futura instalação de um parquinho no subdistrito.

Falando à reportagem da Agência Primaz, ao final da cerimônia, Juliano Duarte esclareceu que, das 10 antenas de telefonia móvel previstas, além de Águas Claras e Barroca, mais quatro devem ser entregues ainda este ano, devido a questões de disponibilidade orçamentária e de mobilização da empresa contratada. Em relação à UBS, ele explicou que, depois da aprovação do projeto, autorizando a liberação dos recursos, vai ser iniciada a fase de licitação, estimando em 30 a 60 dias a emissão da ordem de serviço, dependendo da modalidade do processo.

Questionado quanto à viabilidade de interferência do poder público municipal junto à operadora que tem torre geradora instalada em Cachoeira do Brumado, no sentido de melhorar a qualidade do sinal, Juliano admitiu a possibilidade de estudar o assunto.

***