Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Em celebração dos 146 anos de morte de Dom Viçoso, Arquidiocese relança biografia e inaugura rota peregrina em homenagem ao religioso

Trajeto de 88 km entre Catas Altas e Mariana já pode receber peregrinos. Relançamento de livro originalmente escrito por Dom Silvério pretende lançar luz sobre o processo de beatificação de Dom Viçoso

Compartilhe:

O evento ocorreu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz
Aconteceu na tarde de ontem (17), após missa celebrada pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o lançamento da 4ª edição do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso”, escrita pelo afilhado do religioso e primeiro arcebispo de Mariana, Dom Silvério. Além disso, houve o lançamento do caminho religioso “Nos Passos de Dom Viçoso”, um trajeto de 88 km que liga o Santuário do Caraça à Cartuxa de Dom Viçoso, em Mariana.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O evento que também foi transmitido ao vivo pela arquidiocese, contou com a presença de diversas lideranças culturais, religiosas e políticas da região para a celebração da santa missa em honra ao Venerável, falecido no dia 7 de julho de 1875. Após a celebração, ministrada pelo arcebispo Dom Airton José dos Santos, houve o lançamento simultâneo do caminho religioso e do livro, ambos em homenagem ao bispo de Mariana e Conde da Conceição, Dom Viçoso.

Livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso”

Livro está em sua quarta edição - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Escrito originalmente em 1876 pelo então padre e futuro primeiro arcebispo de Mariana,  Silvério, o livro que rendeu a nomeação do religioso para a Academia Brasileira de Letras, relata “as incomuns virtudes do Santo Bispo de Mariana” e suas obras”.

Padre José Carlos, um dos responsáveis pela reedição do livro (confira a Entrevista Primaz com a participação do padre José Carlos aqui), nos conta que a primeira parte da obra trata da vida pessoal de Dom Viçoso, descreve as fases vividas por ele, desde o contexto de nascimento até o ingresso no seminário. Já a segunda parte apresenta o trabalho realizado por Dom Viçoso na Diocese.  “Além de valorizar toda a trajetória de um homem que se tornou ícone no Brasil, o livro é um importante registro histórico e que merece ser conhecido pelas próximas gerações”, explica.

*** Continua depois da publicidade ***

Outro responsável pela reedição da obra, o padre Fabiano Miglione conta sobre a importância da reedição de um livro tão antigo para os dias atuais: “É uma obra atemporal e por ser assim, ela nos alcança na contemporaneidade através dos ensinamentos de Dom Viçoso, o bispo nos deixou ensinamentos de caridade, um enorme respeito à vida e à dignidade das pessoas em um tempo em que a escravidão ainda estava em vigor no nosso país, Dom Silvério foi também um grande defensor da igreja e da educação, ele se preocupor em formar as pessoas, tratava a educação como um princípio fundamental para a mudança da sociedade”, complementa.

Para Miglione, o livro despertará um maior interesse aos historiadores e religiosos pelo caráter histórico e literário da obra, mas a edição foi pensada para ser acessível ao leitor, “é um livro direcionado a todas as pessoas sem nenhuma dificuldade, essa foi justamente uma das preocupações dessa adequação gramatical. Sem ferir a forma ou o conteúdo, mas atualizando a gramática para que a leitura ficasse menos truncada, mais acessível e mais prazerosa, então esse livro é acessível à todos”.

Nos Passos de Dom Viçoso

A rota de 88 km que liga o Santuário do Caraça até a Cartuxa de Dom Viçoso, uma casa modesta onde o religioso gostava de ficar, já pode ser cumprida por romeiros, ela já conta com sinalização com marcos de quilometragem, mapas para imprimir ou baixar em formato  PDF ou para o Google Maps, o caminho passa pelas localidades de Catas Altas, Morro da Água Quente, Santa Rita Durão, Bento Rodrigues, Camargos e Mariana.

Inicialmente o recomendável é fazer o caminho a pé e em grupos, em breve será possível realizar o trajeto com mais facilidade, seja de bicicleta ou a cavalo. Para a criação da rota, foi necessária uma parceria entre a Arquidiocese de Mariana, as prefeituras das cidades de Mariana e Catas Altas.

O principal desafio encontrado na criação da rota é a implantação de locais de apoio aos peregrinos, seja pousadas ou restaurantes em distritos ainda sem o costume de receber turistas, como é o caso de Camargos ou Santa Rita Durão, por exemplo. 

De acordo com a secretária municipal de cultura, turismo e lazer, Andréa Umbelino, toda a rota já está pronta, desde o Caraça até o Pico da Cartuxa e a principal inovação do caminho é trazer “um novo formato de turismo religioso entre Mariana e Catas Altas, as duas cidades tem a ganhar, é muito importante a gente comemorar essa nova atividade turística para nossa região”, pondera.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Ainda segundo Andréa, “quem se dispõe a fazer esse caminho deverá estar preparado fisicamente e mentalmente, é uma caminhada longa, então é bom fazer o trajeto em segurança”, pondera.

Questionada se haveria a promoção de uma caminhada inaugural a título de inauguração do trajeto, a secretária explica que em função da pandemia não foi possível promover um evento dessa natureza.

Para quem se interessou em cumprir os 88 km de caminhada que refazem os caminhos do venerável Dom Viçoso, basta acessar o site www.domvicoso.org.br lá é possível encontrar informações detalhadas de trajeto, altimetria, informações úteis, dicas de pousadas, restaurantes e atrações pelo caminho, bem como dicas preciosas para um bom planejamento de sua rota.

Os interessados em adquirir um exemplar do livro “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso”, podem entrar em contato com a Faculdade Dom Luciano através do e-mail: finaceiro@faculdadedomluciano.com.br.