- Mariana
Inauguração do “Monumento de Mariana” marcou o início das comemorações do Dia de Minas
Realizada na manhã desta sexta-feira (16), cerimônia contou com a presença de Paulo Brandt, vice-governador de Minas.
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
Realizador da obra, Rinaldo Urzedo falou sobre o seu sentimento nesta inauguração, dizendo-se representante da classe artística da cidade. “É uma honra imensurável poder colocar na entrada da cidade de Mariana, cidade que todos amamos e admiramos, colocar um marco com o nome de nossa cidade, com os símbolos da nossa cidade. Eu quero agradecer imensamente o prefeito Juliano que nos deu essa oportunidade, junto com [outros] dois artistas, de poder fazer esse trabalho por Mariana. E digo a vocês que foi feito com todo o amor, com todo o carinho, por tudo que essa cidade representa, e tudo que nós sentimos por Mariana”, afirmou Rinaldo.
Chamada a falar, a secretária Andréa Umbelino ressaltou o papel divulgador do monumento para o turismo. “Mariana tem uma incontestável evolução turística e merece o melhor. Esse marco é de vocês, é nosso, devemos preservar a continuidade dele e a [sua] divulgação. Imaginem quantas Marianas vão passar por aqui, tirar uma foto, e levar nossa cidade para todos os cantos”, declarou Andréa, que externou seu agradecimento ao pessoal envolvido e lembrou que o ex-secretário foi um dos idealizadores do projeto. “Agradeço imensamente à minha equipe da Secretaria de Cultura que incansavelmente se dedicou a esse processo, e agradeço também ao meu amigo pessoal e ex-secretário, Cristiano Casimiro, que foi um dos idealizadores desta proposta”, finalizou a atual secretária.
Após manifestações dos vereadores presentes, o prefeito interino saudou os presentes e falou sobre a importância do dia 16 de julho. “Hoje, neste dia tão especial, dia 16 de julho, dia de Mariana, dia que a capital do estado de Minas Gerais é transferida, simbolicamente para Mariana, nós escolhemos para a entrega deste monumento (…) e mandamos um abraço fraterno para todos os marianenses, natos e que escolheram a nossa cidade para morar, para constituírem suas famílias. Feliz aniversário, Mariana! Parabéns pelos 325 anos de história da Primaz de Minas Gerais!”.
Depois de ressaltar a beleza do monumento e sua importância para representar tanto o passado como também um marco para o futuro, Juliano agradeceu a presença e deu boas vindas ao vice-governador, Paulo Brandt. “É com muito prazer que eu venho aqui, na capital de Minas, para celebrar o aniversário de Mariana, o Dia de Minas, e coincidentemente, [para] a reinauguração da catedral da Justiça, que é o Fórum de Mariana”, declarou Brandt. E, em seguida, manifestou sua satisfação por estar em Mariana, enfatizando a importância da cidade no cenário estadual. “Estou muito feliz aqui, já vim várias vezes aqui, Mariana é sempre uma cidade muito acolhedora e é a cara de Minas Gerais. Mariana é o símbolo mais profundo desse nosso querido Estado”, finalizou o vice-governador.
Após fazer o convite à população para as demais solenidades previstas na programação das festividades de aniversário da cidade, Juliano Duarte, acompanhado do vice-governador, procedeu ao descerramento da placa alusiva à inauguração do Monumento de Mariana.
*** Continua depois da publicidade ***
Concepção do monumento
Nossa reportagem conversou com Rinaldo Urzedo, principal realizador da obra, e também com Sílvio Palmieri, encarregado da confecção da coroa que encima um dos elementos do monumento.
“Em primeiro lugar, a gente queria construir um monumento que remetesse a uma cidade histórica e que tivesse a importância de Mariana, uma cidade pioneira, uma cidade do ciclo do ouro, e que tivesse elementos do barroco colonial português”, explicou Rinaldo. A proposta, segundo o artista, partiu da utilização de dois elementos. Um deles remetendo às pontes em arcos de pedra e o outro aos chafarizes. “O vertical é, mais ou menos, como se fosse um chafariz, típico das cidades coloniais, encimado por uma coroa, que é alusiva ao nome de Mariana, a Rainha Maria Ana D’Áustria, Rainha de Portugal, para dar uma característica nobre à nossa cidade”, afirmou o artista, pontuando que os materiais utilizados são originários da própria região do município, mas remetendo às técnicas construtivas do período colonial.
Sílvio Palmieri, artista com 35 anos dedicados à arte da forjaria, foi quem executou a coroa, tendo ao alto a Cruz de Malta. “O Rinaldo já tinha idealizado esse elemento em alusão à rainha, e decidimos utilizar para identificar o período colonial e a origem do nome da cidade”, declarou Sílvio.
De acordo com Rinaldo, o pintor marianense Edésio também participou da construção do monumento, com atuação importante também pelo seu domínio de técnicas construtivas.
Dia de Minas
Em 1977, Roque Camêllo (falecido em 2017), Presidente da Academia Marianense de Letras, idealizou o projeto de celebração do Dia de Minas em 16 de julho, cuja oficialização se deu pela Lei Estadual nº 561/1979, sancionada pelo então governador Francelino Pereira. Um decreto estadual estabeleceu a transferência simbólica do Governo do Estado para Mariana no dia 16 de julho, quando é realizada uma sessão solene para a entrega das comendas e medalhas do Dia de Minas. Esta disposição legal foi incluída no parágrafo 2º do art. 256 da Constituição do Estado de Minas Gerais, promulgada em 21 de setembro de 1989.