Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Inauguração do “Monumento de Mariana” marcou o início das comemorações do Dia de Minas

Realizada na manhã desta sexta-feira (16), cerimônia contou com a presença de Paulo Brandt, vice-governador de Minas.

Compartilhe:

Prefeito interino, Juliano Duarte discursa durante inauguração, tendo ao lado o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brandt. – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Localizado no canteiro central da rodovia MG-262, na principal entrada da cidade, o Monumento de Mariana, executado pelo artista plástico marianense, Rinaldo Urzedo, foi inaugurado em cerimônia conduzida pelo prefeito interino Juliano Duarte, juntamente com o próprio artista; a Secretária de Cultura, Turismo, Patrimônio e Lazer, Andréa Umbelino; o vice-governador Paulo Brandt e os vereadores Tikim Mateus, Pedrinho Salete e Zezinho Salete, contando ainda com algumas pessoas da cidade e outras autoridades.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Realizador da obra, Rinaldo Urzedo falou sobre o seu sentimento nesta inauguração, dizendo-se representante da classe artística da cidade. “É uma honra imensurável poder colocar na entrada da cidade de Mariana, cidade que todos amamos e admiramos, colocar um marco com o nome de nossa cidade, com os símbolos da nossa cidade. Eu quero agradecer imensamente o prefeito Juliano que nos deu essa oportunidade, junto com [outros] dois artistas, de poder fazer esse trabalho por Mariana. E digo a vocês que foi feito com todo o amor, com todo o carinho, por tudo que essa cidade representa, e tudo que nós sentimos por Mariana”, afirmou Rinaldo.

Chamada a falar, a secretária Andréa Umbelino ressaltou o papel divulgador do monumento para o turismo. “Mariana tem uma incontestável evolução turística e merece o melhor. Esse marco é de vocês, é nosso, devemos preservar a continuidade dele e a [sua] divulgação. Imaginem quantas Marianas vão passar por aqui, tirar uma foto, e levar nossa cidade para todos os cantos”, declarou Andréa, que externou seu agradecimento ao pessoal envolvido e lembrou que o ex-secretário foi um dos idealizadores do projeto. “Agradeço imensamente à minha equipe da Secretaria de Cultura que incansavelmente se dedicou a esse processo, e agradeço também ao meu amigo pessoal e ex-secretário, Cristiano Casimiro, que foi um dos idealizadores desta proposta”, finalizou a atual secretária.

Após manifestações dos vereadores presentes, o prefeito interino saudou os presentes e falou sobre a importância do dia 16 de julho. “Hoje, neste dia tão especial, dia 16 de julho, dia de Mariana, dia que a capital do estado de Minas Gerais é transferida, simbolicamente para Mariana, nós escolhemos para a entrega deste monumento (…) e mandamos um abraço fraterno para todos os marianenses, natos e que escolheram a nossa cidade para morar, para constituírem suas famílias. Feliz aniversário, Mariana! Parabéns pelos 325 anos de história da Primaz de Minas Gerais!”.

Depois de ressaltar a beleza do monumento e sua importância para representar tanto o passado como também um marco para o futuro, Juliano agradeceu a presença e deu boas vindas ao vice-governador, Paulo Brandt. “É com muito prazer que eu venho aqui, na capital de Minas, para celebrar o aniversário de Mariana, o Dia de Minas, e coincidentemente, [para] a reinauguração da catedral da Justiça, que é o Fórum de Mariana”, declarou Brandt. E, em seguida, manifestou sua satisfação por estar em Mariana, enfatizando a importância da cidade no cenário estadual. “Estou muito feliz aqui, já vim várias vezes aqui, Mariana é sempre uma cidade muito acolhedora e é a cara de Minas Gerais. Mariana é o símbolo mais profundo desse nosso querido Estado”, finalizou o vice-governador.

Paulo Brandt e Juliano Duarte, ao lado do marco da inauguração, encerrando a cerimônia – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Após fazer o convite à população para as demais solenidades previstas na programação das festividades de aniversário da cidade, Juliano Duarte, acompanhado do vice-governador, procedeu ao descerramento da placa alusiva à inauguração do Monumento de Mariana.

*** Continua depois da publicidade ***

Concepção do monumento

Nossa reportagem conversou com Rinaldo Urzedo, principal realizador da obra, e também com Sílvio Palmieri, encarregado da confecção da coroa que encima um dos elementos do monumento.

Composto por dois elementos, interligados por um calçamento de pedras, o monumento é inspirado nos chafarizes e arcos de pedra das pontes antigas – Fotos: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Em primeiro lugar, a gente queria construir um monumento que remetesse a uma cidade histórica e que tivesse a importância de Mariana, uma cidade pioneira, uma cidade do ciclo do ouro, e que tivesse elementos do barroco colonial português”, explicou Rinaldo. A proposta, segundo o artista, partiu da utilização de dois elementos. Um deles remetendo às pontes em arcos de pedra e o outro aos chafarizes. “O vertical é, mais ou menos, como se fosse um chafariz, típico das cidades coloniais, encimado por uma coroa, que é alusiva ao nome de Mariana, a Rainha Maria Ana D’Áustria, Rainha de Portugal, para dar uma característica nobre à nossa cidade”, afirmou o artista, pontuando que os materiais utilizados são originários da própria região do município, mas remetendo às técnicas construtivas do período colonial.

Sílvio Palmieri, artista com 35 anos dedicados à arte da forjaria, foi quem executou a coroa, tendo ao alto a Cruz de Malta. “O Rinaldo já tinha idealizado esse elemento em alusão à rainha, e decidimos utilizar para identificar o período colonial e a origem do nome da cidade”, declarou Sílvio.

De acordo com Rinaldo, o pintor marianense Edésio também participou da construção do monumento, com atuação importante também pelo seu domínio de técnicas construtivas.

Dia de Minas

Devido à pandemia, a última cerimônia pública comemorativa do Dia de Minas foi realizada em 2019, na Praça da Sé, em Mariana, com a presença do governador Romeu Zema – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Em 1977, Roque Camêllo (falecido em 2017), Presidente da Academia Marianense de Letras, idealizou o projeto de celebração do Dia de Minas em 16 de julho, cuja oficialização se deu pela Lei Estadual nº 561/1979, sancionada pelo então governador Francelino Pereira. Um decreto estadual estabeleceu a transferência simbólica do Governo do Estado para Mariana no dia 16 de julho, quando é realizada uma sessão solene para a entrega das comendas e medalhas do Dia de Minas. Esta disposição legal foi incluída no parágrafo 2º do art. 256 da Constituição do Estado de Minas Gerais, promulgada em 21 de setembro de 1989.

***