- Itabirito
Pontos turísticos em Itabirito receberão iluminação especial
Projeto visa fomento da cultura e turismo na cidade
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
Conheça os pontos selecionados para a votação
Capela do Senhor do Bom Jesus do Matozinhos: construída em 1765, a estrutura da capela foi feita em argamassa, barro e possui decoração em forma rústica e estilo rococó.
Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem: com 10 anos de duração de sua obra (1710-1720), a construção marcou o início do povoamento na área que se formaria a cidade de Itabirito. A região foi, até o fim do século 19 a área comercial do município, posteriormente sendo transferidos para “parte alta” e “parte baixa”.
Igreja Nossa Senhora das Mercês: encomendada entre 1838 e 1943 pela Irmandade Nossa Senhora das Mercês, foi marcada pela falta de recursos e a crise econômica da época, explicando assim sua estruturação tardia e incompleta. Em 1986, após processo de deterioração, o templo foi totalmente revitalizado.
Capela Nossa Senhora do Rosário: atualmente no centro histórico de Itabirito, a capela, tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico), nos transporta a 1740, surgimento dos primeiros registros de batismos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
*** Continua depois da publicidade ***
Alto do Cristo: um dos símbolos mais conhecidos da região, localizado no Morro dos Pintos, foi construído em 1981, com 30 metros de altura. Do local, é possível avistar a Serra da Piedade, Pico do Itacolomi e Serra do Caraça.
Praça da estação: o complexo turístico da praça da estação, muito utilizado como ponto de encontro entre jovens, envolve todo conjunto arquitetônico da praça, pertencente à antiga ferrovia, que ligava o município aos mercados do Rio de Janeiro, através dos trilhos.
Sede da Prefeitura Municipal: inaugurada em 1980, o prédio Edifício José Lino da Silva abriga os trabalhos da administração municipal, que eram realizados em prédios alugados desde a emancipação de Ouro Preto. O nome é uma homenagem ao pai do ex-prefeito Celso Matos Silva.
Casa Paulo Josafá: o casarão integra o conjunto histórico da Boa Viagem. Foi construído em 1720 e tombado em 2005. Hoje sedia a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo do Município.
Distrito de Acuruí
O local, que atrai diversos turistas pelas suas belezas naturais, já foi o principal povoado da região. Dois locais representam a região na votação, e são eles:
Igreja Nossa Senhora da Conceição de Acuruí: construída para ser uma capela, em 1718, sofreu um grande incêndio em 1822. Nesta época, passou por uma grande reforma e ampliação.
Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Acuruí: também construída pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em 1751, revela o dinamismo da economia local durante o século 18.
Distrito de São Gonçalo Do Bação
Também muito explorado por visitantes, o distrito de São Gonçalo do Bação possui muitas riquezas naturais. A escolha do símbolo foi a Igreja de São Gonçalo Do Bação, erguida em 1748, reformada pela comunidade em 1870 e, novamente, em 1924. Foi erguida após um dos fundadores do distrito sobreviver a uma doença. O nome se dá pela imagem do Santo São Gonçalo do Amarante.
De acordo com a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, Junia Melillo, “a iluminação cênica de nosso patrimônio é um projeto muito interessante porque realça as características arquitetônicas destes espaços, destacando a beleza dos mesmos no contexto de nossa cidade”.
A votação se encerra no dia 13 de agosto, e está disponível através do formulário, no link: https://valeforms.valeglobal.net/public?id=IOyMIz%2FVgGP1G9buASTU9g%3D%3D