- Itabirito
Casos de Covid em casa de repouso e escola municipal de Itabirito acendem alerta
Mais de 25 casos foram identificados. Município permanece na onda verde do Minas Consciente, a mais flexível
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
Casa de repouso Santa Luiza de Marilac
No último dia 02, um residente da casa de repouso apresentou quadro de prostração e diarréia, sintomas presentes em pacientes com Covid-19, e foi isolado por precaução. Quando realizado o teste, foi confirmado o resultado positivo, a partir de então, a casa de repouso testou todos os moradores e funcionários do local.
Na realização dos exames, foi confirmado que 27 pessoas testaram positivo para a Covid-19, entre elas idosos e funcionários. Segundo informações, entre os contaminados estão 25 residentes e 2 funcionários.
Dois moradores do asilo precisaram ser encaminhados para hospitais: um para o CTI da Santa Casa de Ouro Preto e outro para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Itabirito.
Os outros 23 idosos foram isolados dos demais na própria casa de repouso, em uma ala reservada, e apresentaram sintomas leves ou assintomáticos. Os dois funcionários, que também testaram positivo, foram afastados de suas funções para monitoramento e recuperação.
A direção da Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac informou que, diante do ocorrido, foram realizados exames em todos os residentes e funcionários da instituição.
De acordo com a prefeitura municipal, todos os idosos e funcionários foram priorizados no plano de vacinação do município, já tendo recebido a primeira e a segunda dose da vacina.
Em nota, a administração informou que foi ofertado à casa de repouso testagem em massa, além de materiais para realização de exames periódicos, com fornecimento de Swab e testagens extraordinárias, em casos de suspeitas de contaminação.
Ainda segundo a prefeitura, foi oferecido suporte clínico com equipes de saúde para apoio aos doentes.
Escola Municipal José Ferreira Bastos
No último dia 13, foi confirmada a contaminação de dois funcionários da Escola Municipal José Ferreira Bastos. A partir de então, a secretaria de educação recomendou a paralisação das atividades no local e quarentena para todos os funcionários e pessoas que estiveram em contato com as duas pessoas infectadas.
Em nota, a escola informou que nenhum tipo de atendimento presencial será realizado durante este período (10 dias), que findará no próximo dia 23 (segunda-feira), data de retorno dos alunos, de forma escalonada .
*** Continua depois da publicidade ***
Greve sanitária na educação
A Prefeitura Municipal de Itabirito informou que as aulas presenciais em todas as escolas serão retomadas no próximo dia 23, (segunda-feira) e que não foi recebido pela secretaria municipal de educação nenhum comunicado oficial dos profissionais da educação em relação a qualquer tipo de paralisação das atividades.
Flexibilização, surtos e onda verde
No último mês de julho foi identificada no município uma pessoa contaminada com a variante Delta, a mutação vem assustando autoridades do país e o sistema de saúde, pelo seu alarmante potencial de transmissão e quadros clínicos severos.
Porém, no dia 7 deste mês, Itabirito passou a fazer parte da onda verde no estado, a mais flexível do Plano Minas Consciente em relação às normas de distanciamento e flexibilização do comércio.
Na última semana, as duas situações reacenderam o sinal de alerta: o surto de contaminação na casa de repouso e a paralisação das atividades na escola municipal devido aos dois casos de Covid-19.
Na próxima semana está marcado o retorno dos alunos para as atividades presenciais, mesmo dia de retorno dos atendimentos após os casos positivos do vírus.
Reunião da Prefeitura mantém flexibilização
A administração pública realizou uma reunião, no último dia 12, sobre a presença da variante Delta no município. Porém, nenhuma decisão sobre enrijecimento dos protocolos ou regressão de onda no Minas Consciente foi tomada. A decisão da administração foi de manter o município na onda verde, apesar de possuir autonomia para regredir em caso de necessidade.
Itabirito continua, por enquanto, com flexibilidade em todas as suas atividades e nas regras de distanciamento.