Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Centro de Referência de Saúde da Mulher (Casa Rosa) é inaugurado em Mariana

Apenas mulheres irão coordenar e trabalhar no local destinado ao atendimento, elaboração e implantação de políticas de saúde em benefício das mulheres

Compartilhe:

Prefeito interino e familiares de Rosana Assunção, descerram placa alusiva à inauguração da Casa Rosa – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Em cerimônia pública realizada na tarde desta quarta-feira (18), foi inaugurada a Casa Rosa – Centro de Referência de Saúde da Mulher, situada no número 217A da Rua Dom Viçoso, centro de Mariana. O local recebeu ainda o nome de Rosana Maria Assunção, que por muitos anos trabalhou na Secretaria Municipal da Saúde, em reconhecimento à sua atuação no desenvolvimento e implantação de políticas de saúde, especialmente as direcionadas às mulheres, com atendimento nas áreas de ginecologia, obstetrícia, mastologia, enfermagem, atendimento psicossocial, acompanhamento nutricional, fisioterapia e ultrassonografia.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito interino, Juliano Duarte, revelou que a Casa Rosa é inspirada em uma ação semelhante implantada no município de Vespasiano (MG). “A prefeita Ilce [Rocha] lançou um programa muito interessante, que é a Casa Rosa. Peguei o contato da Ilce, liguei pra ela, conversei com ela e entendi toda a dinâmica da Casa Rosa”, afirmou Juliano, informando que o local vai funcionar com uma equipe composta somente por mulheres, e de modo a conseguir zerar toda a demanda específica. “Eu quero que seja um espaço dedicado à mulher, onde todas as mulheres sejam muito bem atendidas, acolhidas, com uma equipe multiprofissional. E quero que seja sem demanda reprimida, vai ser fila zero, todos os exames que puderem fazer aqui serão feitos, ou sairão agendados”.

Planejada há aproximadamente quarto meses pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, a Casa Rosa funcionará, inicialmente, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, mas Danilo Brito, Secretário de Saúde, afirma que tem a intenção de expandir o horário de atendimento. “Vai ter atendimento aqui de segunda a sexta, mas a gente está estudando a possibilidade também de colocar horário estendido, pra gente poder atender à saúde daquela mulher que trabalha e só tem condição de chegar depois do horário [comercial]”, destacou Danilo.

Finalidade e estrutura da Casa Rosa

A coordenadora Hyanne Amorim recebe a chave do carro que vai ficar à disposição da Casa Rosa – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Tendo à disposição um carro caracterizado especificamente para a finalidade, a Casa Rosa terá uma equipe composta, inicialmente por 14 pessoas, sendo quatro ginecologistas, além de profissionais da área técnica, motorista, enfermeiras, pessoal de assepsia e coordenação geral. O espaço conta com dois consultórios ginecológicos e um de atendimento geral, área administrativa, cozinha, dispensa e espaço de entretenimento para crianças.

Confira abaixo as fotos (Luiz/Loureiro/Agência Primaz) dos espaços internos e do carro a serviço da Casa Rosa:

De acordo com Danilo Brito, o Centro de Referência da Saúde da Mulher “é o resultado de um desafio que foi colocado para o município. Foram várias conferências, inclusive na Conferência da Saúde da Mulher, onde foi pedido um Centro de Referência de Saúde da Mulher, que tem uma saúde muito particular, muito específica. Daí surgiu a ideia do prefeito Juliano Duarte também, de implementar a Casa Rosa, onde nós temos uma equipe composta somente por mulheres, desde a área técnica, enfermeira, ginecologista, profissionais da área de psicologia e nutrição”. Ele destacou, ainda, que a Casa Rosa será o centro pensante e de radiação de políticas específicas que serão implementadas também nas unidades descentralizadas de atendimento à saúde, inclusive nos distritos. “Mariana precisava desse atendimento, desse acolhimento. Por mais que nós tenhamos a atenção à saúde descentralizada, atenção básica e estratégia de saúde da família, esse equipamento que está sendo entregue à população, ele é porta aberta. Aqui é o coração, a parte central, onde tudo será também direcionado para os PSF’s [Programa Saúde da Família]. Tudo que vai ser feito dentro da Casa Rosa hoje, é o que vai ser direcionado para os distritos”, afirmou o secretário, informando ainda a intenção de expandir os serviços da Casa Rosa também para as áreas de assistência jurídica e de planejamento familiar.

*** Continua depois da publicidade ***

Questionado sobre a instalação de postos de atendimento em imóveis alugados, Danilo concordou que essa é uma preocupação, revelando a existência de planos da administração para conseguir, por exemplo, a desapropriação do imóvel no qual funciona hoje a Central de Vacinação. “Eu concordo que a gente tem mesmo que pensar nessa questão de imóveis próprios, porque acaba virando referência. Por exemplo, a casa da Central de Imunização. Nós fizemos a avaliação e estamos tentando desapropriar, porque lá já virou uma referência”. Mas ressaltou que, com a retomada das obras da UPA São Pedro e da UBS Arena, haverá a oportunidade de alocar determinados serviços em instalações próprias, possibilitando a transformação da atual policlínica em um novo centro de especialidades. “Nós temos hoje um centro de especialidades que é o Previne, onde funciona também o administrativo [da Secretaria de Saúde]. Com a conclusão da UPA, nós podemos transferir a Policlínica pra lá e criar um novo centro de especialidades, transformando o Previne em um PSF para atender a região central da cidade. E também pensar na expansão do número de equipes que atendem o complexo do [bairro] Cabanas”, afirmou.

Novidades na área de saúde

Danilo Brito afirmou ainda estar confiante na liberação imediata dos recursos para a instalação de uma UTI em Mariana, revelando que os recursos anteriormente liberados pelo TRT, no valor de R$3,6 milhões, foram revertidos para a conclusão da UPA São Pedro. “Nós estamos batalhando, incansavelmente, pra gente colocar a UTI no município de Mariana. Já está em fases bem avançada e, em breve, vamos dar essa notícia boa para a população”, finalizou.

*** 

Ver Mais