Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Itabirito registra dez casos de variante Delta em meio a flexibilização total das atividades

Apesar de autonomia para regressão, prefeitura opta por permanecer na onda verde do plano no estado

Compartilhe:

Variante Delta surgiu na Índia e é mais transmissível e mais resistente às vacinas - Arte: Lui Pereira/Agência Primaz
No mês de agosto, subiu para dez o número de casos da variante Delta, em Itabirito. De acordo com o boletim do último domingo (22), mais oito amostras foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde. Entre os pacientes, um deles é um morador da casa de repouso, que registrou um surto de covid neste mês, também confirmado como da variante.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O primeiro caso registrado foi em uma pessoa que teve contato com outra vinda do Rio de Janeiro, o que confirma a transmissão comunitária, e o boletim alerta para um grande aumento de casos na segunda quinzena de setembro.

Boletim epidemiológico

Desde o início da Pandemia, a comunicação da prefeitura municipal adotou diversos modelos de boletins para divulgação em suas redes sociais e no site da prefeitura. 

Porém, nas recentes publicações não é possível identificar quantos são os casos da variante delta. A postagem do boletim é feita no Instagram da Prefeitura, somente através da opção de “stories”, que disponibiliza a visualização por apenas 24 horas.  

Para ter acesso às informações epidemiológicas, o cidadão deve acessar o site da prefeitura e abrir os arquivos de data por data para saber a situação do município. 

Além disso, informações que deveriam ter grande visibilidade como os casos da variante no município estão em longos textos anexos ao boletim comprometendo a clareza da divulgação.

Reabertura das quadras esportivas

No último dia 18, a prefeitura comunicou a reabertura das quadras esportivas. Segundo as informações nas redes sociais, quem quiser usufruir dos espaços deve retirar uma ordem de utilização. Entre as normas de segurança para uso do espaço estão higienização das mãos e uso de máscaras. 

*** Continua depois da publicidade ***

Retorno das aulas presenciais

Apesar da pressão de alguns profissionais de educação que se opunham à reabertura das escolas, começou nesta terça-feira o retorno das aulas presenciais no município. 

De acordo com uma funcionária da rede municipal da educação, que preferiu não se identificar, na parte da manhã, poucos alunos compareceram na escola.

Ela explicou que, por uma decisão da diretoria da escola, um termo foi enviado aos pais explicando os moldes do retorno escolar: 4 horas de aulas exclusivas em sala de aula, sem intervalo de recreio ou aulas de educação física. Além disso, a escola não forneceria mais as refeições para os alunos: apenas biscoitos e achocolatado. 

Mediante isso, vários pais voltaram atrás na decisão de autorizar o retorno dos alunos. No período da tarde, a previsão é de um número maior de estudantes. 

Segundo a prefeitura, foi realizado, no período de 3 a 17 de agosto, uma inspeção nas 27 escolas e CMEI’S da rede municipal de ensino. De acordo com as informações, foi verificada a adequação e adesão aos protocolos determinados pelas autoridades de saúde das esferas federal, estadual e municipal. Somente alunos autorizados por pais ou responsáveis podem retornar às atividades de maneira presencial.

Vale lembrar que, também no mês de agosto, dois funcionários da escola municipal José Ferreira Bastos foram afastados de suas atividades por testarem positivo para Covid-19. A escola também retornou às suas atividades hoje.

Município permanece na onda verde

O plano Minas Consciente, do governo do estado, adotou desde o início da Pandemia três ondas para coordenar a reabertura das atividades e do comércio: vermelha (mais rígida), amarela (controle de pessoas e horários dos comércios) e verde (reabertura total das atividades).

No atual cenário, Itabirito está na onda verde, a mais flexível do plano, porém, de acordo com os protocolos, municípios que mediante quadro de infecções e capacidade hospitalar optarem por regredir nas ondas, têm autonomia para a decisão. Essa autonomia só é permitida em caso de regressão.

Mesmo com o cenário da confirmação da presença da variante Delta no município, a administração pública optou por permanecer com a flexibilização total das atividades e não regredir para as ondas menos flexíveis.

Confira a nota da Prefeitura Municipal sobre os casos.

“A Prefeitura de Itabirito esclarece que as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19 seguem vigentes no município, entre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes públicos e privados, higienização das mãos, distanciamento social em locais fechados e abertos, além da fiscalização. 

Por fim, o município de Itabirito segue as diretrizes do Plano Minas Consciente, do Governo do Estado, que se baseia no monitoramento dos índices regionais e estaduais para a determinação do avanço ou regressão de ondas”. 

Questionamos à prefeitura se novas adaptações aos protocolos serão realizadas para conter o avanço da variante no município, mas não obtivemos retorno. 

Não houve, nas redes sociais, nenhum alerta para a população sobre a presença da variante no município.

*** Continua depois da publicidade ***

***