Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brigada Municipal enfrenta dificuldades nas solicitações para contenção de queimadas em Itabirito

Só no mês de agosto, cerca de 80 chamadas já foram registradas

Compartilhe:

Em caso de incêndio o telefone da Brigada Municipal é o 199 - Foto: Raquel Barakat/Agência Primaz
Itabirito, com uma população de pouco mais de 50 mil pessoas, possui um número alarmante em ocorrências registradas pelos bombeiros para situações de queimadas: do dia 1° ao dia 23 deste mês, a corporação recebeu cerca de 80 chamadas relatando chamas em matas e loteamentos. O que torna tal situação ainda mais grave é o período de seca, que vai do mês de junho a setembro, e faz com que o contingente da instituição não consiga atender a todas as demandas solicitadas.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Queimadas em vegetações institucionais e lotes

No Bairro Dona Luizinha, fogo começou próximo à calçada e se alastrou pela mata - Foto: Raquel Barakat/Agência Primaz

No bairro Dona Luizinha, que tem uma vasta área institucional, matas preservadas e lotes, entre quinta-feira (19) e a noite da última segunda-feira (23),  três ocorrências foram registradas. 

A primeira, na quinta-feira, foi em uma mata com identificação de área institucional e teve um princípio de queimada na calçada. Na ausência dos bombeiros, que estavam em outra coerência, o fogo se alastrou mata adentro.
Na manhã de domingo (22) outra parte da mesma mata pegou fogo. Novamente os bombeiros foram acionados, porém não compareceram ao local. O fogo durou por cerca de 4 horas e colocou em risco pessoas que caminhavam no local, ciclistas, motoristas e moradores da região. O fogo estava muito próximo a um prédio residencial. A fumaça tomou conta da rua, atrapalhando a visibilidade e comprometendo a saúde dos moradores, levando sensação de medo a quem estava próximo ou reside no condomínio.

Ainda no domingo, outros dois focos de incêndio foram registrados: um no bairro Padre Adelmo, e outro na Av. José Farid Rahme, também próximo a região. Na avenida, as chamas chegaram bem próximas ao asfalto, o que comprometeu a visibilidade dos motoristas que transitavam no local, via de grande movimentação na cidade.

No bairro Dona Luizinha, o fogo chega muito próximo ao muro de um prédio residencial. Os bombeiros estiveram no local para combater as chamas - Foto: Raquel Barakat/Agência Primaz

Novamente no bairro Dona Luizinha, mais uma ocorrência, na última segunda-feira: pela imagem é possível ver que as chamas chegam bem próximo ao muro de um prédio residencial.

Os bombeiros foram acionados, e de acordo com as informações obtidas pelo telefone, o caminhão precisou reabastecer a água e se deslocou para o local, controlando as chamas e devolvendo a tranquilidade aos moradores. 

Limpeza ilegal de lotes e matas

Na maior parte das ocorrências, é comum perceber que as queimadas ocorrem pela limpeza irresponsável de loteamentos e matas. Uma das opções encontradas é a queima de vegetação, contrariando o recomendado, que é a capina responsável.  

*** Continua depois da publicidade ***

Saiba os riscos que as queimadas causam à saúde

A fumaça, proveniente das queimadas, traz um enorme prejuízo à saúde de quem está no local ou próximo ao incidente. 

Doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem se agravar nesses tipos de episódios. Em alguns casos, pessoas sadias podem desenvolver tais doenças quando expostas. 

As partículas presentes na fumaça são formadas por compostos químicos que afetam diretamente o sistema respiratório e a liberação de monóxido de carbono nas queimadas, quando inalado, chega ao sangue, impedindo a circulação de oxigênio, afetando diretamente o coração e o pulmão. Em casos mais graves, pode levar à morte. 

Além disso, estudos já comprovaram que a exposição por longos períodos com a fumaça pode desencadear câncer de pulmão. Isso serve de alerta inclusive a quem provoca este tipo de ação. 

A liberação de monóxido de carbono nas queimadas, quando inalado, chega ao sangue, impedindo a circulação de oxigênio e em casos mais graves pode levar à morte- Foto: Raquel Barakat/Agência Primaz

Brigada Municipal pede a colaboração e compreensão dos Itabiritenses

A Agência Primaz entrou em contato com a prefeitura municipal, notificando que algumas ocorrências não foram atendidas. 

Solicitamos o número de brigadistas da corporação e quantos caminhões atendem o município para contenção das queimadas, mas não obtivemos retorno dessas informações. 

Em nota, a Brigada Municipal pediu a contribuição de toda a população, principalmente neste período. 

A Brigada Municipal tem como propósito o atendimento imediato. Entretanto, no período, considerando o grande volume e a complexidade das ocorrências, o atendimento, em alguns casos, tem demandado prazos mais dilatados. 

Nesta oportunidade, a corporação reafirma a importância da colaboração e compreensão de todos em relação aos atendimentos de ocorrências, estando à disposição por meio do telefone 199 e assumindo o compromisso de prestar o melhor atendimento possível à população em todos os casos. 

A Brigada Municipal salienta, ainda, que o procedimento correto para limpeza de lotes e de áreas verdes é a realização da capina do mato e não a promoção de incêndios, que configura crime“. 

Além do risco à saúde e à integridade física, provocar queimadas é crime e pode gerar multa e detenção em caso de identificação do autor.

*** Continua depois da publicidade ***

***