Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Ato pró-Bolsonaro reúne grupos de direita da região e tem carreata em Ouro Preto

Conservadores da Região dos Inconfidentes se concentraram na Praça da Estação

Compartilhe:

Manifestantes favoráveis ao Presidente Jair Bolsonaro expuseram suas opiniões com cartazes, músicas e discursos de ordem. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Créditos

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

José Elias, empresário, criticou o que classifica como “interferências do judiciário no executivo”. “Tendo em vista os recentes acontecimentos, no sentido de que o STF não está deixando o Governo Federal cumprir as pautas das últimas eleições. Já foram 123 interferências do Judiciário no [Poder] Executivo, inclusive a vergonhosa não autorização da nomeação do superintendente da Polícia Federal. Sem contar prisão de jornalista, prisão de deputado, inquérito ilegal que não tem objetivo e que prende a pessoa antes do contraditório e do exercício constitucional de ampla defesa. As pautas se resumem a isso, principalmente liberdade”.
O manifestante negou ser contrário ao Supremo Tribunal Federal, mas sim, aos 11 ministros do STF. “Nós não temos nada contra o STF. Nada. Nós temos contra os 11 membros que estão lá hoje. Verdadeiras aves de rapina, que têm uma pauta contrária à pauta que ganhou a eleição em 2018”, disse o empresário José Elias.
O ato favorável ao presidente Jair Bolsonaro foi organizado pelo movimento Direita Minas. Murilo Dolabela, membro do movimento, explicou as principais pautas. “O objetivo principal do evento é celebrar o 7 de setembro, onde conquistamos nossa liberdade, e o período atual não é diferente. Nós vemos a repressão sobre os direitos de liberdade de expressão, de ir e vir. O nosso objetivo principal é lutar pela liberdade e devolver o Brasil para os brasileiros. Onde as pessoas possam trabalhar, possam empreender e andar nas ruas sem violência. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Deus, Pátria e Família.”

Manifestantes saíram em carreata pelas ruas de Ouro Preto, antes de seguir para Mariana. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz
Manifestantes saíram em carreata pelas ruas de Ouro Preto, antes de seguir para Mariana. Foto: Marcelo Sena/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

O organizador disse não temer possíveis confusões, caso os manifestantes com pensamentos divergentes se encontrassem em Ouro Preto. “Quando um não quer, dois não brigam. Quem tá aqui presente, pode ver que não tem um guardanapo no chão. É um povo pacífico e é a festa da Democracia. Pode ser cristão, conservador. Pode ser comunista, socialista. Todos têm o direito de se manifestar, de expressar o seu sentimento”.

Por causa das manifestações, a Prefeitura de Ouro Preto alterou o local das solenidades em alusão aos 199 anos da Independência do Brasil. Tradicionalmente realizado na Praça Tiradentes, em 2021 o evento da prefeitura foi realizado em frente à Casa de Gonzaga. O policiamento em Ouro Preto foi reforçado, mas não foram registrados conflitos entre os manifestantes contrários e favoráveis ao governo Jair Bolsonaro.

***