Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Mariana terá Semana de Desenvolvimento Econômico em novembro

Lançamento oficial ocorreu na noite desta terça-feira (05), no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães

Compartilhe:

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Pedro do Eldorado manifestou esperança em reconquistar a confiança do setor na administração municipal – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (05), foi feito o lançamento da Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na Arena Mariana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana e Clube de Diretores Lojistas de Mariana (ACIAM/CDL) e a Associação de Desenvolvimento Social e Econômico dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), encarregada da organização do evento, cuja finalidade é proporcionar o reaquecimento da economia local, contando também com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Amarildo Pereira, presidente da ACIAM/CDL, destacou a importância da iniciativa para a retomada do desenvolvimento na cidade: “É um evento importante para nós sairmos desses problemas todos que nós vivemos nesses últimos quase dois anos de pandemia. Então, é muito importante a gente retomar as atividades, como a gente já tem retomado o comércio, as indústrias, mas também que a gente possa se reencontrar, possa fazer negócios, possamos discutir sobre os assuntos de nossos interesses”. Destacando a sequência de eventos, desde o rompimento da barragem de Fundão até o surgimento da pandemia da Covid-19, Pedro do Eldorado, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, também ressaltou a urgência das iniciativas de retomada da economia local. “Nós viemos aí desde o tempo da barragem da Samarco e, posteriormente, o problema da pandemia. E quando eu assumi a pasta de Desenvolvimento Econômico, eu tive a liberdade de estar pensando só em uma coisa, trazer realmente desenvolvimento para a cidade de Mariana, o que eu acho que há muito tempo deveria ter sido uma preocupação”, afirmou.

O secretário ainda lamentou a pequena participação de empresários locais no evento, mas afirmou que tem esperança na recuperação da confiança deles no poder público municipal. “Eu esperava, hoje, esta sala mais cheia, com mais empresários. Mas eu quero dizer uma coisa: Durante muito tempo o comércio deixou de acreditar no nosso município. O comércio fechou, e deixou de acreditar na administração [municipal]. Mas eu quero mostrar a vocês, que dentro desse nosso governo, o que nós mais queremos fazer é dar a mão aos comerciantes, aos empresários, e mostrar que nós temos que caminhar juntos”, finalizou Pedro do Eldorado.

Lançamento do evento contou com baixa presença de empresários, comerciantes e empreendedores marianenses – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Apresentado, no início da cerimônia, como um evento que, além de fomentar a economia, a Semana de Desenvolvimento Econômico melhora a relação de oferta e demanda de produtos, capacita os empreendedores por meio de cursos, palestras, seminários e oficinas. Trata-se, portanto, de iniciativa que representa uma evolução da Feira Multissetorial de Mariana (MULTISET), promovida pela ACIAM/CDL até 2019.

Na apresentação de alguns detalhes da Semana de Desenvolvimento Econômico, o Diretor Executivo da Adesiap, Denis Donato, destacou a vontade dos envolvidos de conseguir realizar a iniciativa em um curto espaço de tempo. “É importante saber o esforço que foi feito e a importância de cada um nessa noite. Apesar da Semana de Desenvolvimento Econômico [só] acontecer de 17 a 20 de novembro, é um evento que a gente leva de 4 a 6 meses para produzir. Mas a força empreendedora e preocupada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mariana, da ACIAM e CDL, não perdeu tempo. Mesmo que seja em um prazo curto, a Adesiap, integrada com esses parceiros, [decidiu que] consegue fazer”, declarou Denis.

Denis Donato, Diretor Executivo da Adesiap, apresentou os objetivos e detalhes da realização da Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Informando que, naquela mesma tarde, foi conseguido o apoio de grandes empresas para patrocínio do evento, Denis destacou que isso vai representar uma significativa redução de custo para a participação dos empresários locais, revelando que, no período de realização, as tardes serão dedicadas à qualificação e capacitação dos empreendedores locais, reservando-se as noites para a feira propriamente dita, acompanhada de atividades culturais e de lazer.

*** Continua depois da publicidade ***

Em entrevista concedida à reportagem da Agência Primaz, único veículo de comunicação local presente ao lançamento, Denis Donato ressaltou a experiência da Adesiap na organização de eventos desse tipo. “Entre várias ações que a gente vem desenvolvendo, não só na questão econômica, mas social também, nós apresentamos [aos parceiros envolvidos] a Semana de Desenvolvimento Econômico, que é um produto já com expertise de 15 anos de execução. É um evento que não poderia ser deixado para o próximo ano, mesmo realizando em prazo curto, inclusive fazendo o lançamento nesta noite, dia 5 de novembro, Dia do Empreendedor”.

O Diretor Executivo também ressaltou aspectos relacionados às atividades do evento. “A Semana de Desenvolvimento Econômico tem esse eixo particular. Durante o dia serão ofertados vários cursos de capacitação, e nós temos grandes parceiros como o SEBRAE, entre vários outros consultores, inclusive do próprio território. Serão entre 600 e 800 capacitações gratuitas oferecidas para a população, inclusive alguns workshops que serão desenvolvidos”, informou Denis.

Adesiap Mariana

Presente em vários municípios, a Adesiap também vai ser instalada em Mariana. De acordo com Denis Donato, a implantação efetiva já se encontra em andamento, com a definição dos integrantes do conselho “A Adesiap, a partir de pedidos do mercado e do setor público, criou uma metodologia para replicar, em todo o território [Região dos Inconfidentes e Alto Paraopeba], o que estava sendo produzido em Itabirito. A pedido da ACIAM/CDL, nós nos reunimos com vários empresários, fizemos várias reuniões com o poder público, e tivemos uma boa adesão e aceitação. Na direção da unidade de Mariana, não vamos ter representantes dos empresários, da administração municipal e da sociedade civil organizada, compondo o sistema de governança. É importante dizer que a Adesiap não é solução de nenhum problema. Ela faz parte de um processo. É mais uma entidade que vem, de forma muito respeitosa, de forma muito parceira, para ajudar nesse desafio que é crescer e desenvolver”, finalizou Denis, confiante que alguns procedimentos serão tomados de forma a operacionalizar a unidade Mariana da Adesiap, ainda antes da realização da Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana.

*** 

Ver Mais