- Mariana
1ª Feira de Livros e 10ª Semana de Arte Aldravista são abertas em Mariana
Cerimônia de inauguração ocorreu nesta terça-feira (16) e as atividades acontecem até dia 1º de dezembro
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
O evento literário e artístico, segundo a curadora e membro da Casa de Cultura-AML, Andreia Donadon Leal, tem como objetivo fomentar a circulação e o consumo de livros, ampliar o contato entre poetas aldravistas e aldravianistas, escritores, bibliotecários, livraria, alunos e artistas, estimulando a formação do leitor e novas práticas de leitura, bem como atividades que promovam a circulação e a comercialização de livros, por meio de expositores, e artesanato literário.
Demonstrando satisfação pela concretização dos eventos e entusiasmo pelas atrações previstas. “É um sentimento de dever cumprido. Poder organizar esta Feira e também a Semana de Arte Aldravista, neste ano pandêmico, justamente pra movimentar o comércio livreiro na cidade e incentivar a leitura, foi um divisor de arte pra gente do movimento de arte aldravista, e pra também chamar os alunos das escolas para terem pequenos encontros com escritores”, declarou Andreia. No caso da FLIMARI, o evento conta com a participação da Livraria São José, de Mariana, da Editora Aletria, e da exposição de artesanato das irmãs Luciene e Roseli Carneiro, que trabalham com um viés literário, juntando a arte e com a poesia.
Lançamento de livro e contação de estórias
Marcelino Xibil fez o lançamento do livro “O Abraço”, pela Editora Aletria. Para o autor, o livro é fruto do sentimento de isolamento produzido pela pandemia da Covid-19, cujo início coincidiu com o nascimento de seu filho. “Meu filho Pedro nasceu no dia 18 de março de 2020, dois dias depois que a pandemia foi decretada. Meus pais são idosos, moram em São Miguel do Anta, e a gente ficou muito tempo recolhido. Só eu, minha esposa e ele [o filho]. Então a gente ficou nessa angústia, com vontade de poder abraçar as pessoas, de levar meu filho para conhecer meu pai, pra abraçar o avô dele, Vicente. E eu tentei traduzir um pouco dessa angústia nesse livro, chamado “O Abraço”, que eu fiz em homenagem ao Pedro e a meu pai”, declarou o autor e contador de estórias.
*** Continua depois da publicidade ***
Crianças aldravianistas
Acompanhando os alunos, com idades variando entre 8 e 10 anos, juntamente com outras professoras, em uma viagem que durou aproximadamente 5h, a Diretora da E. M. Cel. José Brás, Luiza Domingos Machado falou sobre a utilização da poesia aldravista em praticamente toda a rede municipal de ensino, como instrumento de incentivo à leitura. “Nós temos lá a quinta Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas do Brasil. Para nós é uma honra muito grande trabalhar com essa poesia, porque as crianças encontram uma facilidade maior [para estudar literatura e poesia]. O jogo de palavras, a sensibilidade, fazem levar à poesia”, afirmou a diretora, ressaltando que o estudo de autores clássicos é incentivado nos alunos que, após a leitura, reproduzem a ideia geral em poesias aldravianistas. “Desta forma, fica muito mais fácil do que você jogar palavra soltas. Então você trabalha um determinado livro, e finaliza com a poesia aldravianista. Porque eles vão ter bagagem para compor e isso desperta muito o interesse deles pela leitura, com entusiasmo e alegria”, finalizou Luiza Machado.
Ao final da solenidade de abertura, alguns alunos e alunas recitaram poesias aldravianistas que são resultado de leituras de histórias, como Rapunzel, e de eventos como o Dia do Carteiro e o aniversário da própria escola.
Programação completa da FLIMARI e da Semana de Arte Aldravista
Os eventos têm atividades previstas até o dia 1º de dezembro, permanecendo abertos de terça a domingo, de 9 às 16h.
Confira toda a programação:
Dia 16:
Abertura com participação de alunos da E. M. Coronel José Brás (São João Nepomuceno – MG)
10:00: Lançamento do livro “O Abraço” e Contação de Estórias, com Xibil
Dia 19:
Participação dos alunos do Colégio Flecha (Mariana): A Academia Infanto-juvenil na escola
10:00 – Lançamento do livro “Tesouro, Fantasmas e Lendas de Ouro Preto” e Contação de Estórias, com Ângela Leite Xavier
15:00 – Contação de Estórias: Lendas Marianenses, com Hebe Rôla.
15:30 – Membros da Academia Juiz-forana de Letras
Dia 25:
Participação dos alunos do 6º ao 9º ano – Escola Municipal Paracatu de Baixo
14:00 – A importância da produção textual e da arte para crianças e adultos e Oficina de Aldravinturas, com Andreia Donadon Leal
Dia 26:
Visitação dos alunos da Escola Municipal Paracatu de Baixo
Dia 27:
19:00 – Lançamento do livro: Gestão e Cidadania, de Júlio Vasconcelos
Dia 1º dezembro:
A Literatura Aldravista, com o professor Dr. José Luiz Foureaux de Souza Júnior. 14:00
EXPOSIÇÃO DE BORDADOS LITERÁRIOS COM: Luciane e Roseli Carneiro e obras de Andreia Donadon – de 16/11 a 01/12.
Autores homenageados: Goretti de Freitas e Hebe Rôla Santos
Homenagem póstuma: Nivaldo Resende