Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Termina hoje (20) a Semana de Desenvolvimento Econômico em Mariana

Evento, com duração de quatro dias, teve programação composta por palestras, oficinas, shows, apresentações esportivas e feira de negócios

Compartilhe:

A Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana foi oficialmente aberta com a palavra de Denis Nonato, Diretor Executivo da Adesiap – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Com atividades previstas apenas para o início desta noite, a 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana (SEDEM) será encerrada hoje (20). A abertura oficial aconteceu na noite de quarta-feira (17), no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens, centro de Mariana (MG), sendo o evento organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), com apoio de três empresas estabelecidas na cidade, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) do Clube de Diretores Lojistas (CDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e com patrocínio de outras oito. De acordo com a organização, a feira contou com a participação de 40 expositores.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Com público razoável, em grande parte composto por autoridades, organizadores e expositores, a cerimônia de abertura foi realizada em clima de euforia, justificada devido ao pouco tempo de preparação do evento, cujo objetivo é “promover empreendedores e empresários, atrair novos investimentos e levar uma maior compreensão e integração da sociedade junto à atividade socioeconômica local”, de acordo com o material de divulgação.

Depoimentos de organizadores e apoiadores da SEDEM

Na quarta-feira (17) a reportagem da Agência Primaz ouviu organizadores, e apoiadores da SEDEM, bem como expositores da feira de negócios. O ponto em comum dos depoimentos foi a satisfação pela realização do evento, a perspectiva de retomada da economia local, além da confiança em termos de novos eventos e iniciativas em 2022.

O Diretor Executivo da Adesiap, Denis Nonato, ressaltou a importância da integração entre a agência e outras entidades, como fator fundamental para a realização da SEDEM em curto espaço de tempo, destacando ainda a adesão dos empresários locais. “Quando você faz a integração, para produzir o bem para a população, para o nosso empreendedor, para o nosso empresário, raramente vai dar errado. Hoje, com essa abertura oficial da 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico, mesmo com todas as dificuldades de prazo, um evento que [normalmente], a gente leva 7 meses para planejar, nós fizemos com 45 dias, temos que registrar a participação do poder público, das empresas que confiaram ao evento seus recursos financeiros, para que a gente pudesse fornecer estandes subsidiados aos nossos empresários, e também a eles que estão aqui dentro, expondo a sua marca. Então, é um momento muito especial. Em outro território, a semana começou com 4 expositores, e aqui nós estamos começando com 40. Mariana tem muito potencial para esse tipo de negócio, e a Semana de Desenvolvimento, com certeza, chegou para ter vida longa e oferecer cultura, entretenimento, muito relacionamento e negócios. Esse é o nosso foco”, declarou Denis.

Também satisfeito com o resultado obtido, Pedro do Eldorado, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, também comentou sobre a decisão de realizar o evento no Centro de Convenções, e não na Arena Mariana, como anteriormente planejado. “A gente se sente muito satisfeito. É um trabalho árduo, mas a gente tá vendo hoje que valeu a pena, os empresários estão mostrando pra gente que era preciso isso pra cidade de Mariana, a população está nos prestigiando. O espaço do Centro de Convenções é um espaço mais planejado, onde nós temos a condição de colocar o cidadão mais perto de todos os empresários, e os empresários mostrando aquilo que ele tem. A Arena Mariana é magnífica, mas para eventos de outros portes”, afirmou o secretário.

A parceria de alguns anos com a Adesiap foi um ponto importante para o apoio do Sebrae à iniciativa, segundo Luiz Paulo Nascimento. “Essa parceria com a Adesiap já vem desde o tempo de Itabirito, da antiga Adesita. O Sebrae é um dos principais responsáveis pela instituição da Adesita em Itabirito, que depois se transformou em Adesiap. E a gente já vem participando das ações da Semana de Desenvolvimento de Itabirito há vários anos. Aí, quando foi aberta a possibilidade de ter aqui em Mariana, a gente se colocou como participante e, de alguma maneira, parceiro dessa iniciativa, junto com a Adesiap e os outros parceiros aqui presentes”, destacou. E ainda demonstrou otimismo em relação ao sucesso da SEDEM, destacando as atividades previstas durante o evento, proporcionadas pelo Sebrae de forma totalmente gratuita. “As expectativas nossas são as melhores possíveis. A gente oferece uma vasta grade de ações esta semana, que começou hoje à tarde e vai até o final na sexta-feira, com consultorias, oficinas e atendimentos com orientações de finanças, marketing e vendas para os empresários. E, o mais importante, tudo 100% gratuito para o empresariado de Mariana. Então é uma oportunidade para o empresário buscar capacitação, buscar melhoramento do seu negócio, ou até mesmo aquele empresário que quer abrir uma empresa”.

Representando a ACIAM e o CDL de mariana, Amarildo Pereira chegou a manifestar sua surpresa pelo resultado obtido já no primeiro dia, atribuindo nota 10 à organização e ressaltando a competência e experiência anterior da Adesiap. ““Numa escala de um a 10, minha sensação é 10, de verdade. Eu mesmo estou impressionado com o resultado que a gente obteve em tão pouco tempo. Quero parabenizar a Adesiap que é a organizadora do evento. A gente tem a certeza que entregamos nas mãos certas pra fazer o evento, eles sabem fazer, conseguiram fazer em um prazo tão curto um evento desse porte, e espero que no ano que vem a gente faça um maior ainda. Entre o que a gente imaginava, e o que está sendo hoje, no primeiro dia, o resultado está sendo ótimo. Eu tenho certeza que, nos próximos dias, o sucesso vai ser cada vez maior”, afirmou Amarildo.

*** Continua depois da publicidade ***

Otimismo dos expositores

O grande estande da Andrade Gutierrez chamou a atenção dos presentes à cerimônia de abertura da SEDEM. Presente há dois anos no município e na região, devido a contratos com a Fundação Renova. “Nós estamos aqui em Mariana há praticamente 2 anos, estamos inseridos no mercado de Mariana e trouxemos uma estrutura grande pra cá, pra fazer algumas obras na região”, declarou Fábio Savoia à reportagem da Agência Primaz, acrescentando que a empresa utilizou a feira de negócios como uma forma de aproximação com a comunidade e marcar presença no mercado local e regional. “Estamos bastante agradecidos de poder fazer parte do evento, é bacana pra gente poder participar com a comunidade, marcar nossa presença aqui no cenário da cidade e consolidar nossa presença, já que a gente pretende pegar outras atividades pra fazer na região. A nossa maior intenção aqui é registrar a consolidação da nossa presença na região. O fato da gente estar aqui, estar mobilizado, ter uma estrutura competente, a gente vem praticando algumas entregas que são reais, as coisas estão acontecendo. Então, a feira é mais uma oportunidade da gente estar mostrando que nós estamos aqui, queremos continuar no mercado de Mariana e, obviamente, o que tiver de boas oportunidades a gente está disposto a estudar”, finalizou Fábio.

Entre as empresas genuinamente locais, o destaque foi para a Fortaleza Macon, com um estande associado à KingCell, contando com uma gentil recepção e uma equipe de colaboradores que distribuíram panfletos aos visitantes da feira. Geise Oliveira demonstrou otimismo com o evento, cuja realização anuncia um novo ciclo, depois do difícil período de pandemia. ““É uma energizada pra seguir o ciclo. A gente tem a oportunidade de motivar a equipe, de expor nossa marca e fomentar negócios, reencontrar pessoas depois de tanto isolamento, de tanto cenário difícil, não só em Mariana, mas de modo geral. E ter a oportunidade de estarmos num novo cenário, para 2022, nos motiva”. Aproveitando a oportunidade para trazer aos consumidores um novo tipo de proteção para telas de celulares, Daniel Duarte mencionou a particularidade de seu empreendimento, em termos de funcionamento durante a pandemia, mas também se mostrou otimista para 2022. “Na verdade, a gente não fechou [durante a pandemia] porque a gente faz também manutenção em telecomunicação. Mas a gente sentiu, assim como o comércio, porque parou tudo, e eu acho que agora é hora de todo mundo alavancar, de ter pensamento positivo, porque nós vamos sair dessa. Esse é o momento”, finalizou.

Confira, abaixo imagens do pavilhão de eventos do Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens na noite de abertura da SEDEM (Fotos: Luiz Loureiro/Agência Primaz):

Outras atrações da SEDEM

Praticantes de Muay Thai fizeram demonstração do esporte na abertura da Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Além de uma apresentação de Muay Thai, a abertura da Semana de Desenvolvimento Econômico contou com show de Nathalia Nunes. Para os demais dias do evento, foram programadas apresentações esportivas de Jiu Jitsu, Tai Chi Chuan, Capoeira e Ginástica, além de atrações musicais com Roda de Samba e shows de Yasmin Melo e Gilmar Veríssimo.

A cantora Nathalia Nunes foi a atração musical da noite de abertura, com reprise do show na sexta-feira (19) – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Perspectivas para 2022

A intenção de tornar anual a Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana foi anunciada por Denis Donato. “A ideia é trazer agora, em dezembro, uma proposta para 2022. Para que a gente possa, inclusive, oferecer uma condição para que o expositor, o empresário, possa tomar a decisão de fazer o investimento dele de forma parcelada, de 5 ou até 10 vezes. Isso facilita a vida de nosso empreendedor e tudo fica mais fácil quando há tempo para o planejamento”, afirmou Denis, apoiado pelo secretário Pedro do Eldorado: “É nossa 1ª Semana de Desenvolvimento Econômico, e nós temos certeza que, se Deus nos abençoar e tivermos tempo, outras ainda virão e nós vamos fazer uma exposição ainda maior que essa aí”.

Para Amarildo Pereira, também o segmento agropecuário deverá ser contemplado com iniciativas semelhantes em 2022: “Isso é uma falha que nós temos, infelizmente na associação [ACIAM], mas a gente tem uma dívida com o pessoal da agropecuária. A gente precisa se aproximar mais deles e criar mais eventos, feiras, o que for mais necessário, para atender melhor a esse público. É um compromisso nosso, em 2022 estarmos mais próximos, desenvolver mais projetos para essa área e fortalecer o segmento”.

Também o Sebrae faz planos para aumentar as atividades e prestação de serviços em Mariana. De acordo com Luiz Paulo do Nascimento, embora o Sebrae não tenha um ponto físico na cidade, existe uma parceria com a Prefeitura Municipal e com a Junta Comercial para atendimento básico e encaminhamento de demandas. “Como aqui a gente não tem um ponto físico do Sebrae, a gente tem uma parceria com a Prefeitura e com a JUCEMG (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais), que é a Sala Mineira do Empreendedor, que fica aqui mesmo no Centro de Convenções, onde o empresário ou empreendedor local é atendido. Quando surge uma demanda um pouco mais avançada, nós de Lafaiete somos acionados e oferecemos consultoria, oficinas ou cursos para os empresários locais”, informou Nascimento.

Mas o apoio aos empresários locais poderá ser mais presente, a partir de 2022, quando deverá ser inaugurada a Casa do Empreendedor e também com o desenvolvimento de um projeto de planejamento estratégico de turismo. “Para o ano que vem a gente tá com algumas iniciativas já sendo desenhadas com a Prefeitura de Mariana para trazer alguma coisa ligada à parte de finanças, marketing e vendas para os empresários. A gente também está com a possibilidade de elaboração de um planejamento estratégico para o turismo de Mariana, e a Prefeitura já sinalizou positivamente que quer essa iniciativa aqui no território. E com a inauguração da Casa do Empreendedor aqui em Mariana, a gente vai ter a possibilidade de ter uma presença mais marcante aqui no município, porque a gente vai ter a união de várias entidades num único espaço para oferecer ao empresário. Eu acredito que a gente vai ter cadeira cativa para oferecer as nossas ações, e eu acredito que 2022 será um ano de muitas ações do Sebrae aqui em Mariana”, finalizou o representante do Sebrae.

É nessas perspectivas que Geise Oliveira (Fortaleza Macon) fundamenta seu otimismo: ““A gente tá sim fortalecendo, a gente tá otimista com o novo ciclo, Mariana ainda é uma cidade promissora. A gente tá com muitas obras na região, material de construção ainda tem perspectiva, a gente tem visitado grandes grupos, a gente tem procurado atender à retomada das obras de Bento e Paracatu, ampliamos com nova frota, novo galpão, e o mix de produtos dentro da loja. Aumentando contratação, abrindo possibilidades de emprego, qualificando o time. Então a gente ainda visa um 2022 de sucesso”.

***