Mariana cria a 1 ª agência de desenvolvimento com foco em turismo
O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade dos autores
Compartilhe:
Criada há mais de meio século, o INDI — Agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais, foi a primeira agência de desenvolvimento do país, sendo responsável por atrair investimentos para o estado, dar apoio às empresas instaladas em Minas e promover as exportações dos nossos produtos.
De lá para cá, muitas outras agências desse tipo foram criadas, tanto em escala estadual quanto municipal, colaborando para potencializar o comércio e as indústrias regionais.
É aí, nessa parte do desenvolvimento regional, que entra a ADAPRO, a Agência de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo de Turismo de Mariana. Uma agência que chega à região dos inconfidentes fazendo história.
Conheça a ADAPRO
Criada através de uma ação do PG13 da Fundação Renova, o programa responsável pelo Turismo, Cultura, Esporte e Lazer na região do Rio Doce, em parceria com a Moore, uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing do mundo, a ADAPRO surgiu para desenvolver os atores e empreendimentos ligados ao turismo da cidade Mariana.
Essa ação, que teve início no mês de abril, buscou mapear e integrar diversos nomes da região para que fosse possível criar uma entidade capaz de criar e administrar um Arranjo Produtivo Local de turismo na primeira capital de Minas.
O que é um Arranjo Produtivo Local
De acordo com a definição do Ministério da Economia, “Arranjos Produtivos Locais (APL’s) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais”.
Segundo os dados da SEDE, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, hoje, em Minas, temos cerca de 46 APL’s oficializados no Estado.
Dentre eles podemos citar: o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação, de Viçosa, o Arranjo Produtivo Local de base mineral da pedra sabão, da região de Ouro Preto, e o APL de cervejas artesanais, da Região Metropolitana de BH.
Todos os APL’s de Minas Gerais abrangem mais de 32 mil empresas, espalhadas entre mais de 244 municípios do estado, movimentando bilhões de reais por ano nas economias municipais e estaduais.
A importância de Mariana ter a sua própria agência de desenvolvimento
Surgindo como uma Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) com foco no mercado de turismo, a ADAPRO aparece como a primeira agência desse tipo do país. Mas não é só pelo ineditismo que o projeto merece destaque.
O fato de ser constituída com apoio de grandes empresas e contar, em sua administração, com nomes especializados no turismo, esporte, negócios e indústria criativa da região, faz com que a ADAPRO seja focada em um segmento extremamente importante para a diversificação econômica de Mariana — uma pauta levantada há muito tempo na cidade.
Além disso, por ser 100% marianense, a ADAPRO faz com que todos os seus investimentos e tributos fiquem no município, fortalecendo ainda mais a economia local.
O que esperar da ADAPRO
Capaz de desenvolver o mercado de turismo em Mariana, a ADAPRO, já para o ano de 2022, ajudará os empreendedores da região a profissionalizar ainda mais seus negócios, além de ampliar seu leque de opções de serviços e produtos. Com uma forte conexão com a Fundação Renova, mineradoras e poder público, a Agência de Desenvolvimento de Arranjo Produtivo de Turismo também irá promover debates e ações para melhorar a infraestrutura da cidade e de seus atrativos turísticos.
Por fim, a ADAPRO também buscará conectar toda a cadeia ligada ao turismo da cidade, não deixando nenhum nome de fora deste, que é de longe um dos projetos mais ambiciosos e importantes da recente história da cidade.
Venha com a gente acompanhar a construção deste novo cenário para a cidade.
Acesse adapro.com.br e aproveite para seguir a agência no Instagram, no Linkedin, no Facebook e conferir os vídeos no canal do Youtube.