- Mariana
Inauguração do Posto Integrado de Segurança Pública no bairro Cabanas
Local servirá de ponto de apoio para o trabalho conjunto das forças de segurança na chamada Cidade Alta
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
A inauguração contou com a presença do Prefeito Interino, Juliano Duarte, de vereadores e secretários municipais, entre eles Tenente Freitas, Secretário de Defesa Social, pasta à qual está subordinada a Guarda Municipal (GM); bem como dos representantes das forças de segurança do município: Delegado Cristiano Castelucci (Polícia Civil), Capitã Marta Guido (Polícia Militar) e Tenente Torres (Corpo de Bombeiros).
Em seu pronunciamento, Juliano Duarte ressaltou o grande número de moradores na região e a importância do posto para a garantia da segurança pública, lembrando que, no passado, o bairro Cabanas já contou com um posto da GM. “Aqui nós temos mais de 10 mil pessoas que residem, e precisamos de ter a segurança pública no local. Hoje vai ser muito mais fácil dar uma resposta aqui ‘pro’ bairro. Então, qualquer ocorrência a comunidade pode ‘tá’ vindo aqui.
A Guarda [Municipal], como eu disse, vai estar [com presença] constante, nós temos internet, computador, temos sistemas de onde poderemos fazer as ocorrências. E também, junto com o número 153, qualquer ocorrência a Guarda Municipal aqui presente, é muito mais fácil que possamos dar uma resposta direta a algum direito que possa ‘tá’ sendo violado, algum furto, alguma questão de segurança pública e ordem pública [que] possa estar acontecendo. O bairro Cabanas, há muito tempo atrás, teve um posto da Guarda Municipal. Mas, infelizmente, não sei em qual gestão acabou. Mas um dia a porta abre novamente”, declarou.
Também destacou o esforço que vem sendo feito, desde o ano passado para proporcionar mais recursos materiais para as forças de segurança, como a aquisição, em parceria com o governo estadual, de um veículo para a Polícia Civil e duas caminhonetes para a patrulha rural da Polícia Militar.
*** Continua depois da publicidade ***
Posto Integrado
A simplicidade do local, composto por uma sala com um sofá e mesa para computador e impressora (ainda não instalada), banheiro e uma copa, não pode ser motivo de diminuição da importância do posto, que é um anseio antigo da comunidade, segundo o Secretário de Defesa Social. “É um sonho da parte alta ter uma presença mais constante da polícia, do policiamento aqui. E agora esse posto traz essa realidade. Então, o nosso objetivo principal é ter um ponto realmente de apoio onde a Guarda, a Polícia Militar, a Polícia Civil, os Bombeiros. todos possam estar mais presentes aqui nesse setor. Então a importância desse posto é muito grande”, afirmou Tenente Freitas, explicando que a base será utilizada em qualquer momento, permitindo uma presença mais constante da GM, permitindo um atendimento mais rápido e evitando que a população tenha que se deslocar para registro de ocorrências ou apresentar solicitações de apoio e atendimento, por exemplo.
“Em termos de horários de funcionamento, [vamos ter] a presença de cada um desses segmentos das forças de segurança, e o posto vai poder ser usado por todos, a qualquer momento do dia e da noite, quando tiver necessidade de fazer um registro. Nós vamos estar usando aqui constantemente com a presença mesmo da nossa viatura, fazendo patrulhamento. O nosso objetivo é ter uma presença aqui, porque, por exemplo, nós temos muitas coisas que ocorrem aqui nessa na parte alta e que, às vezes nossas viaturas têm que sair lá do centro ou de outro bairro ‘pra’ vir. A partir de agora nossa intenção é ter uma viatura constantemente aqui”, ressaltou.
Tanto Cristiano Castelucci quanto Tenente Torres deram destaque à maior proximidade de seus respectivos setores com a população local, ressaltando que, por diversas razões, entre as quais a falta de efetivos, não haverá a presença constante dos integrantes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros no posto, que vai servir de ponto de apoio para a realização de diligências e atendimentos com mais conforto para os moradores do entorno e agilidade dos procedimentos. “Na verdade, isso é um passo muito importante ‘pra’ segurança pública de maneira geral, e a Prefeitura, na pessoa do Juliano, tem nos apoiado bastante, não só a Polícia Civil como a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Isso foi fruto de diversas reuniões e o pessoal, de uma maneira estratégica, escolheu o ponto. Eu acredito que isso vai ser muito bom, [vai] trazer um benefício ‘pra’ sociedade, ‘pra’ que a gente possa continuar prestando serviço de qualidade. Em relação à [Polícia] Civil, nós ainda estamos estudando esse aspecto, porém eu já posso adiantar que alguma atividade acontecerá aqui nesse ponto. Por exemplo, pela falta de efetivo, torna difícil colocar o policial civil aqui o tempo todo. Porém a gente tem várias ocorrências que acontecem nessa região, e de repente uma vítima, que tem dificuldade de se locomover ‘pra’ poder chegar até a delegacia, a gente pode combinar aqui, muito mais próximo da casa dela, que ela seja atendida aqui. Então a gente pode trazer os escrivães de polícia, trazer o notebook, faz a ocorrência aqui e imprime. Isso, de uma maneira geral vai facilitar a vida da população”, destacou Cristiano Castelucci.
Outro ponto ressaltado pela Comandante da 239ª Companhia da PMMG, Capitã Marta, é a integração existente entre as forças de segurança em Mariana. “Essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Mariana reafirma que as forças de segurança, em Mariana, elas trabalham em conjunto. O Posto Integrado de Segurança Pública nos auxilia em que sentido? Quando eu tenho uma ocorrência ‘pra’ ser finalizada, ‘pra’ ser registrada, eu consigo deslocar a viatura ‘pra’ fazer esse atendimento aqui. Eu direciono a minha viatura ‘pra’ fazer esse registro da ocorrência aqui. O que aproxima a polícia militar da comunidade, e ainda tem esse apoio logístico, porque quando a gente encerra um atendimento a gente tem que fazer todo aquele processo de registrar ocorrência na internet. Então a gente consegue trazer essa demanda aqui ‘pro’ bairro, quando a gente tem esse ponto de apoio”, afirmou Marta Guido.