Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Bikestation é implantado em Mariana e traz pontos de encontro para ciclistas

Projeto é pioneiro na Região dos Inconfidentes e objetiva incrementar o ecoturismo e o turismo esportivo

Compartilhe:

Vista de um dos pontos de encontro do Bikestation – Foto: Reprodução/Prefeitura de Mariana
Sendo sede de campeonatos como o Iron Biker Brasil e Circuito X Terra, o município de Mariana é considerado ponto de referência do Mountain Bike. Esta modalidade do ciclismo é realizada em locais íngremes e irregulares, tornando as trilhas e rotas da cidade ideais para a prática. Levando em consideração a popularidade e o crescimento do esporte na região, a Prefeitura de Mariana, com patrocínio da Cedro Mineração, implementou o primeiro Bikestation da Região dos Inconfidentes.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

21 Estações/Pontos de Encontro

Foram instalados 21 pontos de encontros em locais correspondentes com as rotas comuns aos ciclistas na sede marianense e em seus distritos, dentre eles Bandeirantes, Camargos, Furquim, Padre Viegas, Passagem e Monsenhor Horta.

As estruturas de madeira contam com postes de energia solar, possibilitando a recarga de eletrônicos como celulares e outros equipamentos. Além disso, as estações trazem painéis informativos, mesas para lanche e descanso, estacionamento para as bikes e QR Code com indicações de localização.

De acordo com o Secretário Adjunto de Esporte de Mariana, Ruy Vidal, o projeto tem o intuito de prestigiar o esporte e auxilia a expansão da visibilidade das trilhas, montanhas, cachoeiras e demais belezas naturais do município.

O esporte é um poderoso agente de transformação de um indivíduo. Nessa gestão, uma das principais preocupações é de fato valorizar o esporte dentro do município, uma vez que nós temos diversos atletas em todas as modalidades que vem se destacando no cenário esportivo. Então, o Bikestation é uma forma de poder receber as pessoas que agradam com esse meio do ecoturismo e turismo esportivo”, aponta.

A movimentação econômica também é um dos pontos visados já que a iniciativa alcança outros setores. Segundo o Assessor Especial do Governo e Economista da Prefeitura de Mariana, Pedro Mól, o projeto também veio para fomentar a base econômica. “Se vê pela necessidade de fazer alguma iniciativa ‘pra’ valorizar tanto pelo lado do esporte quanto pelo lado da diversificação econômica. Hoje, Mariana tem um dos grandes eventos que é o Iron Biker e ele representa em valores financeiros e retorno tanto ‘pra’ rede de hotelaria, alimentação, combustível. A gente acredita que é uma fonte de diversificação econômica a partir do conceito da economia criativa que é você usar uma ferramenta e fazer ela render algo ‘pra’ população”, explica.

Pedro Mól ainda comenta que este é um dos primeiros movimentos e que ainda se busca investir em novos passos. “Então, recentemente nós estamos entregando várias trilhas limpas para os ciclistas. Temos estudado uma forma de criar-se o tombamento ou a gente trabalhar com área de servidão das trilhas ‘pra’ gente transformar elas em patrimônio do município. Esse é o nosso objetivo central. A gente ‘tá’ começando a ver alguma viabilidade para ativar esse conceito”, menciona.

Pedro Mól e Ruy Vidal contam sobre o projeto Bikestation - Foto: Karla Rezende/Agência Primaz

Para pontuar as demandas principais para o desenvolvimento da iniciativa, houve um diálogo com a Associação de Ciclismo de Mariana (ACM). Segundo o Presidente da ACM, Anderson Ricardo, os ciclistas marianenses foram convidados para conhecer o projeto e, assim, opinar sobre a estruturação. “A ACM foi convidada a participar da reunião de apresentação do projeto Bikestation. Houve muita discussão sobre os materiais a serem utilizados, local de instalação das placas solares, estacionamento de bikes e sobre um formato que realmente funcionasse, além de também discutir as manutenções dos locais, pontos de parada e trilhas”, conta.

*** Continua depois da publicidade ***

Preparativos para o 29° Edição do Bike Enduro Mariana

A Prefeitura de Mariana, sob responsabilidade da Secretaria de Esportes e Eventos, realiza a 29ª edição do Bike Enduro Mariana que acontece logo mais entre os dias 9 e 10 de abril. O evento conta com longa programação com competições em diversas modalidades.

O presidente da ACM, Anderson, participa do evento desde sua 3ª edição e conta um pouco sobre o envolvimento da associação nos preparativos. “A Associação de Ciclismo sempre está presente como apoio, realizando as inscrições no site e trabalhando em algumas partes do evento, gerenciando alguns pagamentos e contratando serviços”, conta.

A ACM, com cerca de 91 integrantes, atua na unificação dos atletas, promovendo bem-estar e conscientização ambiental. O trabalho voluntário dos membros da diretoria contribui para a preservação e proteção das trilhas. Acesse o site da ACM para mais informações.

Divulgação do 29º Bike Enduro – Imagem: Reprodução/Prefeitura de Mariana

***