Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Novos reservatórios de água potável são entregues no bairro Cartuxa

Os três reservatórios instalados têm capacidade total de 60 mil litros de água

Compartilhe:

Fase de instalação dos reservatórios pela equipe do SAAE - Foto: Ronaldo Camêlo/ SAAE
Na última terça-feira (26), moradores do bairro Cartuxa receberam a entrega de três novos reservatórios de água potável. A instalação, localizada no fim da Rua Conselheiro Lafaiete, atende à Rua da Cartuxa, parte da Rua Pitangui e as proximidades da própria Rua Conselheiro Lafaiete, ou seja, alcançando a parte alta dos bairros Cartuxa e Cabanas. Com capacidade individual de 20 mil litros, o território passa a ter acesso ao total de 60 mil litros de água provenientes de captações situadas no Alto do Cabanas e Seminário.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A situação da comunidade, antes da ação, era de grande precariedade. Mesmo tendo acesso a 40 mil litros, o reservatório anterior possuía rachaduras que causavam vazamentos constantes, levando, até mesmo, à invasão de água em residências próximas. Além disso, a rede de distribuição passava por dentro do terreno de alguns moradores. As novas instalações passam pela rua, mas ainda é necessária a intervenção para fazer o recapeamento e asfaltamento do trecho que sofreu abertura.

Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Ronaldo Camêlo, a quantidade de água reservada era bem menor do que a capacidade de reservação total. “Era um reservatório de 40 mil, como ele tinha vazamento, não recebia nem 35 mil. Então, praticamente nós colocamos mais 25 mil à disposição. Mas a gente leva em consideração mais 20 mil para poder atender a população. Era um reservatório que estava todo trincado, estava tendo muito vazamento, então nós fizemos essa melhoria para poder ter uma melhor reservação para poder distribuir”, explica.

Esta intervenção faz parte de uma série de movimentações realizadas pela Prefeitura e pelo SAAE de ampliação e melhorias do acesso à água e saneamento em Mariana. Em 28 de março, a SAAE realizou a abertura de edital de licitação para a construção de seis reservatórios no município. Entre os bairros contemplados estão, Alto do Rosário, Santa Rita de Cássia, Rosário/Rua Cerejeira, Nossa Senhora Aparecida, Cruzeiro do Sul e Loteamento Vila Real.

Na semana passada, houve a entrega do poço artesiano do bairro Nossa Senhora Aparecida. Com processo licitatório já em fase de recurso, a intenção é levar um reservatório de 500 mil litros. Já para o Alto do Rosário, a licitação para construção de adutora se encontra em fase de elaboração de termo de referência, ou seja, a caracterização da obra a ser feita. 

Ronaldo também comentou a respeito dos prazos e estimativas para as próximas ações. “Para a construção do reservatório, a nossa estimativa é que dentro de 15 dias a gente já tenha aberto as propostas porque está em fase de recurso. Então, abrindo a proposta, a gente já, automaticamente, vai emitir o contrato e dar ordem de serviço para construção dos reservatórios. Para a construção dos reservatórios do Alto do Rosário, com menos de 30 dias, eles já serão executados”.

Durante a entrega da obra no bairro Cartuxa, o prefeito Juliano Duarte frisou as próximas intervenções a serem realizadas que também incluem os distritos e subdistritos de Cuiabá, Goiabeiras e Cachoeira do Brumado. Na tarde de quarta-feira (27), Cuiabá já recebeu os três primeiros reservatórios que serão instalados, sendo dois de 20 mil e um de 5 mil. Além disso, nos próximos dias, a previsão é do envio de mais um reservatório de 20 mil.

Sobre Goiabeiras e Cachoeira do Brumado, Ronaldo indicou quais ações serão realizadas nestes locais. “[Em] Goiabeiras, nós vamos fazer uma intervenção lá também para evitar o carreamento de material para a captação, então nós vamos fazer uma melhoria. Cachoeira do Brumado, nós vamos fazer uma nova captação para poder injetar no sistema. Serão 3.800 metros de rede adutora ‘pra’ poder fazer uma nova captação e injetar no sistema lá de Cachoeira e acabar com o problema de qualidade da água”, afirmou.

***