- Mariana
Reabertura da Feira Noturna movimentou a Praça dos Ferroviários nesta quinta (28)
A praça recebeu grande público que se dividiu entre shows, artesanato e culinária local
Compartilhe:
*** Continua depois da publicidade ***
***
Dória Luz, artesã do Doce Lar Artesanato, sempre acompanhou a Feira Noturna e trouxe o seu trabalho pela primeira vez para exposição. “’Pra’ nós, artesãos, a gente vive da arte. Ficar sem poder expor é um prejuízo muito grande, mas, em contrapartida, sabemos que foi necessária [a paralização] nesses 2 anos. Agora, retornando, nós cremos que vai dar tudo certo, que a gente vai continuar a trabalhar porque é um prazer enorme ‘tá’ aqui atendendo o público, lidar com as pessoas. ‘Pra’ nós da Feira Noturna é um grande prazer e um meio de sobrevivência”, comenta.
Com cuscuz, pastel e caldo de cana, trabalho manual em crochê e MDF, todos os gostos são atendidos. Este é o objetivo desde sua inauguração em 6 de julho de 2017. Idealizada pela Comissão dos Atingidos pela Barragem de Fundão, em parceria com Ministério Público e a Arquidiocese de Mariana, a Feira Noturna surge como uma forma de impulsionar a economia e a cultura local.
Interrompida em 12 de março de 2020, a Feira Noturna retorna com a mesma missão de auxiliar e entreter a população. Realizar essa reabertura incita muitas expectativas positivas, assim aponta o administrador e fundador da iniciativa, Milton Sena. “A feira, graças a Deus, contou com muito apoio da prefeitura para a reabertura porque, como todo mundo que conhece a feira sabe, esse é um projeto social de geração de emprego e renda ‘pras’ famílias marianenses; Então, é uma sensação de bem-estar! A gente está feliz com o retorno, a comunidade está feliz com o retorno porque Mariana adora a feira e ‘tá’ todo mundo satisfeito”.
A primeira atração da noite, o grupo Barroco Jazz, caminhou pela praça levando seu som a todos os cantos. Na sequência, a reabertura oficial contou com a participação dos organizadores e do poder público do município. Subiram ao palco a secretária de cultura Andréa Umbelino; o prefeito Juliano Duarte; os vereadores Fernando Sampaio, Tikim Mateus e Zezinho Salete; Milton Sena, a presidente e o vice-presidente da feira, Silvana e Alexandre. “O evento traz fomento ‘pra’ cultura, ‘pra’ arte, ‘pro’ artesanato que chama o visitante e gera recurso ‘pro’ município”, apontou a secretária de cultura durante sua fala na abertura do evento.
*** Continua depois da publicidade ***
Por fim, Erika Curtiss e Banda trouxeram o melhor do samba aquecendo a Praça dos Ferroviárias. O espaço passou por recente revitalização com nova iluminação e reforma do palco principal, deixando tudo mais aconchegante. Aliás, a Feira Noturna é sobre acolhimento e incentivo. Anderson Mateus, carioca recém-chegado a Mariana, teve a oportunidade de expor seus trabalhos na feira. O artesão deixou claro sua paixão pelo município, que já visitou outras vezes, contudo agora é oficialmente morador. “Na verdade, eu não trabalhava com essa parte do artesanato, eu sou do Rio, fazia por hobby. Veio a pandemia e a gente precisou se reinventar, se modificar. Peguei uma paixão muito grande tanto por artesanato quanto pela cidade de Mariana. Visitei a primeira vez faz 5 anos, a primeira vez que estive aqui já foi amor à primeira vista. Todos os anos eu vinha ‘pra’ cá, menos 2020, mas em agosto de 2021 eu decidi mudar ‘pra’ cá e trabalhar com artesanato. Minhas expectativas são todas muito positivas, o local é tranquilo, muito aconchegante, acolhedor, o povo é muito acolhedor também. Minhas expectativas são 100% sucesso”, relata
Ao falar de expectativa, Juliano Duarte, em sua fala na reabertura, indicou alguns dos próximos eventos que ocorrerão em Mariana, dentre eles, Festival Gastronômico, Festival de Cerveja, Festival de Inverno, Festival Mariana Viva e Mundo Jurássico. Já a Feira Noturna acontece todas as quintas-feiras, das 17h às 23h, sempre trazendo shows musicais, dança, comidas típicas e variados artesanatos. Para acompanhar a programação e saber das novidades, acesse o Instagram da Feira Noturna.