Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Câmara de Ouro Preto retoma uso obrigatório de máscaras

A proteção facial segue facultativa em ambientes abertos e fechados na cidade

Compartilhe:

Presidente da Casa Legislativa de Ouro Preto, vereador Luiz Gonzaga (PL) - Foto: Divulgação/CMOP
A Câmara Municipal de Ouro Preto emitiu comunicado, na manhã desta quarta-feira (15), informando que o uso de máscaras na Casa Legislativa passou a ser obrigatório. Conforme consta na Portaria Nº 93/2022, publicada na terça-feira (14), a medida considera o crescimento do número de casos positivos de Covid-19 nas últimas semanas no município e o objetivo da ação é controlar o surgimento de novos casos e evitar a circulação do vírus na Câmara.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Durante a 36ª reunião ordinária da Câmara Municipal, o vereador Zé do Binga (PV) manifestou seu descontentamento com a falta da obrigatoriedade do uso da máscara nas dependências da Casa Legislativa até então. “Em Belo Horizonte já é obrigatório, as UPAs estão cheias, temos problemas dentro da Câmara com isso. A questão é muito séria e temos que proteger as nossas famílias. Eu não me sinto confortável de ficar aqui, tenho minhas comorbidades também e gostaria que isso fosse revisto o mais rápido”, manifestou.

Por outro lado, o uso de máscaras em lugares fechados permanece não sendo obrigatório na cidade. De acordo com o secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, a Vigilância acompanha diariamente o número de novos casos, bem como a evolução da infecção dentro do município, e utiliza três índices para aferir o avanço ou não de medidas mais restritivas para conter a Covid-19 na cidade: número de casos, de internações e de óbitos. “O número de casos positivos vêm aumentando nas últimas semanas, com a alteração de temperatura e a chegada do inverno. Mas os outros dois fatores ainda não se alteraram. O último óbito por Covid-19 em Ouro Preto foi na primeira semana de março e o número de internações permanece estável. Caminhando dessa forma, não há uma necessidade, ainda, de uma medida mais restritiva”, explica Leandro Moreira à Agência Primaz.

Leandro também chama a atenção para a população completar o cartão vacinal. “É fundamental evoluirmos a cada dia com vacina para evoluirmos no enfrentamento à Covid-19 em Ouro Preto”. De acordo com dados do “vacinômetro”, disponibilizados pelo Governo de Minas Gerais na última terça-feira, a Cidade Patrimônio tem o pior desempenho na aplicação da quarta dose de reforço da região, com apenas 15% das pessoas imunizadas, o que representa 1.742 pessoas. Quanto à terceira dose, Ouro Preto é a sexta melhor, com 72% (42.513 pessoas), mesma porcentagem atingida por Ponte Nova.

A classificação é melhor em relação à cobertura da segunda dose, ocupando a terceira posição na região, com 100% de ouro-pretanos vacinados (66.881 pessoas), aparecendo em quinto lugar para a primeira dose, com 102% de pessoas vacinadas (71.798 pessoas). Nesse caso, a cobertura superior à da população apta ao recebimento da vacina é, de acordo com Leandro Moreira, devido à imunização de pessoas não residentes no município.

O Boletim Epidemiológico semanal mais recente, divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto, mostra que, de 4 a 10 de junho foram registrados 385 novos casos de Covid-19, média de 55 positivos por dia, totalizando 13.842 pessoas que estão ou já foram infectadas na cidade.

*** Continua depois da publicidade ***

***