- Ouro Preto
Auto Parque Bauxita promete levar estacionamento e área de lazer para Ouro Preto
Em sete meses, a Secretaria de Obras pretende instalar 60 vagas de estacionamento, ciclovia e pista de caminhada em 8 mil metros quadrados
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Em uma área de aproximadamente 8 mil metros quadrados, serão construídos quiosques, pistas, banheiros públicos e haverá a disponibilização de 60 vagas para o estacionamento de veículos. Com isso, o Auto Parque Bauxita também cumpre o papel de melhorar o trânsito do bairro, em especial nas ruas João Pedro da Silva e Simão Lacerda, onde foi construído o novo Fórum do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “Pensamos nessa mudança para que haja um benefício enorme para todos, o Fórum, a escola, a APAE, comunidade da Bauxita, vamos desafogar a rua João Pedro da Silva, que vai ficar muito mais transitável para os pedestres e para os veículos. Teremos um novo sentido de mobilidade para o bairro em um momento que as pessoas estavam apreensivas com uma possível sobrecarga com o novo Fórum. Nós estamos vendo que, com a volta das aulas, com o IFMG e a UFOP funcionando, nós temos realmente uma densidade muito maior de veículos e de pessoas no bairro necessitando desse espaço”, declarou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV).
O prefeito foi quem vislumbrou o local como uma área cultural e de lazer na Bauxita. O lugar estava abandonado, com princípio de invasões, levando Angelo Oswaldo a determinar que os integrantes da Secretaria de Obras desenvolvessem o projeto, cuja licitação já foi realizada, bem como emitida a ordem de serviço. A obra tem previsão de duração de sete meses e o seu custo gira em torno de R$2,4 milhões, com execução a cargo da empresa Inovar.
“Algumas entidades tinham áreas aqui que foram doadas na minha última gestão, porque nós pensávamos no bom aproveitamento de todo esse território. Muitas pessoas queriam invadir, ocupar aqui de qualquer maneira e nós chamamos três entidades muito ligadas à região de Ouro Preto que acolheram esses terrenos e se comprometeram em implantar as suas instalações e seus projetos. Agora, nós garantimos a essas entidades o compromisso de proporcionar lugares para instalarem as suas sedes, tendo a devolutiva desse terreno de volta”, explicou Angelo Oswaldo.
Veja o vídeo institucional do projeto do Auto Parque Bauxita, sujeito a ajustes eventuais:
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Expansão do Auto Parque Bauxita
Atualmente a região passa por um processo de Regularização Urbanística (Reurb), em duas instâncias. A primeira na instância judicial, em uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público contra a empresa Novellis. O Município ingressou como interveniente nesse processo, porque parte das áreas que são da empresa, com o Reurb, volta a ser da administração municipal. “Uma das áreas que já declaramos como de interesse social é a área que está em paralelo com a área onde será construído esse estacionamento. O objetivo de definirmos essa área que, provavelmente, será o dobro da área do estacionamento, é que acreditamos no sucesso que será esse empreendimento e, com isso, é evidente que se criará uma nova demanda de ampliação do estacionamento. Então, com a reserva dessa área paralela a esse estacionamento, pretendemos, em uma segunda etapa, ampliar o estacionamento, colocar outros bens e serviços públicos à disposição da comunidade da Bauxita do frequentador do bairro”, afirmou, à Agência Primaz, o procurador-geral do Município, Diogo Ribeiro.
O terreno que está sendo declarado de interesse público tem área de 15 mil metros quadrados, praticamente o dobro da área na qual vai ser instalado, neste primeiro tempo, o Auto Parque Bauxita.
Cobranças sobre a Secretaria de Obras
Um dos maiores alvos de críticas da atual gestão municipal é a Secretaria de Obras, que está com mais de 23 obras sendo executadas ao mesmo tempo, entre escolas, creches e instalações de grande relevância para a população. O Auto Parque da Bauxita, junto com outras iniciativas da pasta, são algumas das ações que tentam responder às cobranças dirigidas à secretaria. “Entendemos a cobrança, porque o Município ficou muito tempo abandonado. A descrença é geral. Quando a gente chega para resgatar algo que está muito acumulado, demanda mais tempo, então a cobrança é pensando que não estamos executando”, declarou Antônio Simões, secretário de Obras de Ouro Preto, à Agência Primaz.
De acordo com o secretário, em breve, haverá o lançamento da reforma do Terminal Rodoviário 8 de Julho, a licitação da Casa de Cultura da Piedade — promessa de campanha de Angelo Oswaldo —, a entrega Escola da Barra e de um complexo em Amarantina com uma quadra que estava paralisada.
Antônio Simões acredita que, ainda neste ano, serão entregues creches e várias outras escolas, como a de Santo Antônio do Leite. “Vamos mostrar que não estávamos parados, mas sim em execução. Obra bem-feita demanda tempo. Então, as pessoas, às vezes, têm o hábito de criticar antes de concluirmos. Mas, que fiquem cientes que estamos executando”, complementou.
Outras ações
A atual gestão municipal tem ainda outros projetos em execução. Um deles, que já foi finalizado e faz parte do plano de mobilidade urbana, é referente à rodovia Rodrigo Melo Franco de Andrade.
“No governo anterior, nós desapropriamos uma área para fazer uma rotatória e nós temos, hoje, um projeto já concluído de pista interna entre a área da rotatória e a rua Vitório Zanetti, descendo até o túnel, para, do outro lado, termos também uma pista que vai facilitar muito a circulação do Novo Horizonte, descendo até o bairro Nossa Senhora do Carmo. Então, nós teremos uma circulação urbana e uma circulação rodoviária. Com isso, nós vamos separar aquilo que é urbano, dos bairros Bauxita, Nossa Senhora do Carmo e Novo Horizonte, daquilo que é rodovia do contorno, para dar mais segurança e mobilidade plena para os ouro-pretanos e ouro-pretanas”, declarou o prefeito de Ouro Preto.
Ao mesmo tempo, a gestão municipal está empenhada, junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao senador Alexandre Silveira (PSD), para conseguir a recuperação da rodovia do contorno e a implantação dos redutores de velocidade, a fim de diminuir o número de acidentes que têm ocorrido tanto na BR-356, entre o Alphaville e Ouro Preto, quanto no trecho entre os trevos da Jacuba e de Passagem de Mariana.