Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Nova edição do Mariana Aventura é realizada no distrito de Passagem

A caminhada ecológica teve como destino o Morro da Âncora, em Passagem de Mariana

Compartilhe:

O grupo de aventureiros durante a caminhada em direção ao Morro da Âncora - Foto Pedro Olavo/Agência Primaz

No último domingo (24) foi realizada mais uma edição do Mariana Aventura, projeto da Secretaria de Esportes de Mariana que visa propagar o turismo esportivo, de aventura e o ecoturismo na cidade. Desta vez, os mais de 40 aventureiros inscritos fizeram a trilha do Morro Santo Antônio, popularmente conhecido como Morro da  ncora. No caminho de nove quilômetros percorrido pelo grupo, além das belas paisagens, foram visitadas antigas ruínas pertencentes ao sítio arqueológico do Gogô, em estado de abandono,  apesar de ser parte importante da história da cidade.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Subida ao Morro da Âncora

O ponto de encontro para o início da trilha foi o final da pista de caminhada do distrito de Passagem de Mariana. Com as instruções de segurança do guia Ruy Vidal, o grupo partiu às 7h20 para a entrada da trilha, localizada próximo à antiga estação de trem. A manhã fria e nublada não foi suficiente para desanimar o casal Roberto Wagner de Carvalho e Maria da Conceição dos Santos Carvalho. Participando do projeto pela segunda vez, Maria convenceu o marido a participar da caminhada. Segundo Roberto, a mistura entre o exercício físico, a visitação de um sítio arqueológico e as belíssimas paisagens de Mariana é perfeita. Ele ainda afirmou estar animado para a próxima caminhada. 

Ainda nas ruas de Passagem, mais um entusiasta entrou no grupo: um cachorro vira-lata começou a seguir os participantes da caminhada, aparentando estar fascinado com a movimentação. Incansável, ele seguiu até o mirante no topo do Morro da  Âncora com o grupo que, constantemente, parava para lhe dar carinho e tirar fotos. Os aventureiros entraram em um impasse para nomear o amigo peludo. As opções mais populares foram “Ventania” e “Gigante”.

Um cão de rua seguiu a trilha junto ao grupo, recebendo a atenção e carinho dos participantes. Foto Pedro Olavo/Agência Primaz

Após alguns minutos de caminhada já foi possível avistar as ruínas da antiga vila que existia no morro, onde as pedras que sustentavam as casas ainda se encontram empilhadas, sendo identificáveis os locais onde ficavam as portas e janelas. Mesmo com a beleza e história do local, as antigas construções se encontram completamente abandonadas. Já houve projetos para transformar o lugar em parque municipal. Porém, como a terra é propriedade da Mina de Passagem, um processo judicial seria muito complexo e demorado.

Além da falta de manutenção das construções, a ausência de sinalização torna a caminhada perigosa, pois o morro é repleto de buracos de sarilho devido às atividades mineradoras que ocorreram no passado. Construídos para a ventilação das antigas minas, alguns buracos chegam aos 50 metros de profundidade, e estão distribuídos ao longo de todo o percurso, o que torna alguns segundos de desatenção suficientes para que ocorra um acidente. Sem meios para saber a localização dos buracos, coube ao guia, Ruy, o trabalho de alertar quanto aos locais onde a vegetação os esconde.

Raíssa Valante, que estava fazendo sua primeira trilha, também demonstrou empolgação, e contou sobre suas motivações para participar: “Conhecer as maravilhas da nossa região, também conhecer pessoas novas, dar uma espairecida nesse domingão”. No entanto, pontuou a tristeza ao observar o estado de abandono das ruínas. Para ela, é importante que a Prefeitura Municipal tome providências para preservar o local e providenciar sinalização, de modo a garantir a segurança das  pessoas que desejam visitar o morro e apreciar o passeio sem sentir medo.

Após duas horas de caminhada, o grupo finalmente chegou ao mirante localizado no topo do Morro da  ncora, momento dedicado ao descanso e à alimentação. Enquanto comiam, todos apreciavam a paisagem que mesclava a visão dos grandes morros à parte da cidade de Mariana. Os registros  fotográficos contaram até com imagens aéreas, feitas por um drone. 

No trajeto, é possível ver as ruínas de um antiga vila que existia no local. Foto Pedro Olavo/Agência Primaz

Ainda no local, Emília Aparecida Reis, 61 anos, destaca que mora há apenas seis meses em Mariana, mas já participou de outras caminhadas e revela a sua indignação com o estado das ruínas: “O Governo, de maneira geral, tinha que dar mais atenção, porque isso aqui é um patrimônio da humanidade. Não é de Mariana, é da humanidade. Hoje eu estou vendo, mas e depois de mim?” 

O grupo se reúne para registrar a aventura. Foto Pedro Olavo/Agência Primaz

Mariana Aventura

O projeto Mariana Aventura foi criado em 2021, com o intuito de incentivar o turismo ecológico e esportivo em Mariana. Nele, são realizadas caminhadas em trilhas no entorno da cidade. As trilhas são diversas, variando entre caminhos fáceis e trajetos mais difíceis, que exigem maior experiência do participante. A seleção do percurso é pensada para alcançar o maior público possível, com trilhas desafiadoras para os mais experientes, e outras adequadas para introduzir os iniciantes que não possuem porte físico ou conhecimento sobre a prática. 

Ruy Vidal, Secretário Adjunto de Esportes de Mariana, além de um dos fundadores do Mariana Aventura, destaca três grandes benefícios para os participantes: a atividade física, o contato com a natureza e a socialização, que juntas, são excelentes maneiras de garantir uma vida saudável tanto física quanto mentalmente. 

As inscrições para as trilhas são realizadas via formulários online. Para obter informações sobre as próximas edições e participar, é preciso acompanhar as redes sociais da Prefeitura de Mariana ou as publicações do Painel de Notícias da Agência Primaz.

 

*** 

Ver Mais

Um cão de rua seguiu a trilha junto ao grupo, recebendo a atenção e carinho dos participantes. Foto: Pedro Olavo/ Agência Primaz