Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Agência Primaz foi selecionada para programa da Google

Programa de mentoria da gigante de tecnologia vai apoiar 100 projetos de jornalismo independente no Brasil

Compartilhe:

Lançado em maio deste ano, o programa GNI Local Lab Brasil tem o objetivo de apoiar o crescimento sustentável de empresas jornalísticas de pequeno e médio porte em todo o país, permitindo que elas continuem a produzir conteúdo jornalístico local, combatendo desertos de notícia e enfrentando a desinformação em suas comunidades. Nesta quarta-feira (27), a Google News Iniciative (GNI) anunciou os 100 projetos selecionados, entre eles o da Agência Primaz, que já havia sido escolhida, junto com mais 79 iniciativas de jornalismo independente do país, para participar do programa “Acelerando a Transformação Digital”, patrocinado pelo International Center for Jornalism (ICFJ), em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), iniciado também em maio.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O jornalismo é essencial para que todas as pessoas possam se manter informadas e tomar as melhores decisões para o seu dia a dia. O apoio do GNI Local Lab Brasil ao ecossistema jornalístico por meio da Google News Initiative tem como objetivo contribuir para que jornalistas e veículos de notícias de todos os tamanhos possam obter sucesso na era digital, para ajudar o trabalho de empresas jornalísticas menores que produzem conteúdo local, voltado às suas comunidades, visando a capacitação para o desenvolvimento técnico, estratégico e econômico dessas empresas.

A lista de selecionados, entre os quais a Agência Primaz é o único veículo jornalístico da Região dos Inconfidentes participante do programa, inclui veículos baseados em 19 estados do Brasil. São sites nativos digitais, jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão, que produzem conteúdo original e jornalístico, empregam de 2 até 100 jornalistas em tempo integral na redação e estão em operação há pelo menos 12 meses.

Em Minas Gerais, foram selecionados apenas seis projetos: Agência Primaz (Mariana), Folha de Ponte Nova, Portal Click Curvelo, Jornal Comunidade em Ação (Belo Horizonte), Jornal O Noticiário (Ubá) e Tribuna de Minas (Juiz de Fora). Participam também do GNI Local Lab veículos como Carta Capital (SP), Jornal O Liberal (PA), Revista Piauí (SP), Jornal NH (RS), CGN (PR), Tribuna Online (ES) e Poder360 (DF).

O programa tem início nesta segunda-feira (1º de agosto), com término previsto para o final de abril de 2023. As equipes selecionadas receberão, ao longo de 10 meses, apoio técnico dedicado, análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos seus veículos.

Além de contar com o apoio dos especialistas e consultores, as empresas jornalísticas também terão a oportunidade de simular diferentes estratégias para desenvolver ou aprimorar seus modelos de negócios.

Ainda como parte da iniciativa, uma série de workshops, abertos ao público, será realizada, abordando a compreensão da audiência e o perfil do leitor brasileiro, e as melhores práticas para o trabalho jornalístico no digital.

O GNI Local Lab conta com a parceria e apoio de três das mais importantes associações jornalísticas do país: Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).

Mais novidades

Fundada em abril de 2019, a Agência Primaz teve sua atuação fortemente afetada pela pandemia da Covid-19, sendo obrigada a funcionar em regime de ‘home office’. Embora ainda exigindo cuidados, a situação permite, agora, o anúncio da implantação de um estúdio de gravação e transmissão, anexo à redação, situada à Rua Hélvio Moreira Morais nº 131ª, Sala 05, bairro Vila do Carmo, com inauguração prevista para o início de setembro.

Com isso, a Agência Primaz, que recentemente superou a marca de 25 mil visualizações de páginas por mês, terá condições de prestar melhores serviços jornalísticos, persistindo em sua missão de produzir e difundir notícias da Região dos Inconfidentes (Mariana, Ouro Preto e Itabirito), com seriedade, responsabilidade, independência e imparcialidade.

***