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Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Mariana lança plataforma de e-commerce local

Idealizado ao longo dos dois últimos anos, projeto “Sou Mais Mariana” começa, este mês, a fase de cadastramento dos CNPJ’s do município

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Luciano Lage (Masterix) apresentou as principais características da plataforma e as etapas de sua implantação – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz
Em evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mariana e pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, o projeto “Sou Mais Mariana” foi oficialmente lançado nesta terça-feira (02), no Centro de Convenções Alphonsus de Guimaraens. Custeado Pela Prefeitura Municipal, o projeto é um “marketplace” exclusivamente local, com o objetivo de fomentar a economia local, reunindo, em uma única plataforma, todo o comércio de Mariana, sendo constituído por postal responsivo, sistema de banco de dados online e aplicativos para clientes e lojistas. O cronograma de implantação tem quatro fases, previstas para serem cumpridas até o final deste ano, além de uma fase de manutenção, a ser realizada ao longo de 2023.

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Histórico

Por iniciativa de Amarildo Pereira, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a ideia do instrumento de e-commerce (comercialização pela internet) foi apresentada ainda na administração Duarte Júnior (2016-2020), mas seu desenvolvimento só deslanchou no ano passado, após aprovação, pela Câmara Municipal, de proposição apresentada pelo vereador Pedrinho Salete (Cidadania).

Em dezembro de 2021, a Prefeitura Municipal lançou um edital de Chamamento Público, visando à seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) para celebrar termo de fomento para “celebração de parceria para realização do projeto SOU MAIS MARIANA, com o objetivo de desenvolver ferramentas de incremento à atividade produtiva, comércio, indústria e serviços locais mediante cadastramento de todo o segmento econômico”.

Desse processo saiu a escolha da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), que contratou a empresa marianense Masterix Sistemas para o desenvolvimento da plataforma.

Sou Mais Mariana

Por iniciativa de Amarildo Pereira, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a ideia do instrumento de e-commerce (comercialização pela internet) foi apresentada ainda na administração Duarte Júnior (2016-2020), mas seu desenvolvimento só deslanchou no ano passado, após aprovação, pela Câmara Municipal, de proposição apresentada pelo vereador Pedrinho Salete (Cidadania).

Em dezembro de 2021, a Prefeitura Municipal lançou um edital de Chamamento Público, visando à seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) para celebrar termo de fomento para “celebração de parceria para realização do projeto SOU MAIS MARIANA, com o objetivo de desenvolver ferramentas de incremento à atividade produtiva, comércio, indústria e serviços locais mediante cadastramento de todo o segmento econômico”.

Desse processo saiu a escolha da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), que contratou a empresa marianense Masterix Sistemas para o desenvolvimento da plataforma.

Para evitar fraudes, os lojistas e comerciantes visitados pela equipe de coleta de dados podem conferir as informações do recenseador – Foto: Reprodução/Masterix

Nessa primeira fase, nós vamos bater na porta dos comerciantes e por meio de um formulário, vamos coletar esses CNPJ’s ativos. É importante ressaltar que nossa equipe vai estar identificada com uniforme e crachás, visando garantir a segurança dos comerciantes”, destacou Luciano Lage, durante a apresentação do projeto.

Outros pontos enfatizados foram a gratuidade da participação e a livre adesão ao programa, embora o cadastramento das informações tenha a intenção de abranger toda a rede comercial do município. “O projeto é 100% gratuito, tanto a captação e treinamento das empresas, disponibilização da plataforma e do banco de dados online, tudo disponibilizado de forma gratuita. (…) Mesmo os empresários que não queiram participar, vão preencher esse formulário, pois ele vai fazer parte de um banco de dados público, mas nós acreditamos que o projeto vai ter uma grande adesão. Na medida em que eles forem vendo que essa é uma ferramenta poderosa, nós esperamos que essa adesão seja espontânea”, complementou Luciano.

A questão da gratuidade foi também enfatizada por Pedro Eldorado, Secretário de Desenvolvimento Econômico, revelando que o investimento global é da ordem de R$540 mil, repassado à Adop em parcelas, à medida que as etapas forem concluídas. A Agência Primaz verificou, pelos dados disponibilizados no Portal da Transparência, que a agência encarregada do desenvolvimento do Sou Mais Mariana já recebeu um repasse de R$104 mil.

De acordo com Vandeir Assis, gestor da Adop, uma primeira triagem dos dados disponíveis em registros dispersos, como a Prefeitura de Mariana e a ACIAM, dos mais de nove mil CNPJ’s registrados, uma filtragem preliminar identificou 6.041 empresas sediadas em Mariana, incluindo desde microempreendedores individuais até empresas de grande porte. Esses dados vão ser compilados detalhadamente e, para o gestor da Adop, a coleta de informações vai, inclusive, permitir a identificação de atividades informais, contribuindo para a regularização e visibilidade desses negócios.

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Etapas da implantação

As quatro próximas fases de implantação do “Sou Mais Mariana” vão ser desenvolvidas até dezembro deste ano – Foto: Reprodução/Masterix

Ainda em 2022 vão ser implementadas etapas do “Sou Mais Mariana”. A primeira, com início imediato, é o desenvolvimento propriamente dito da plataforma e a coleta das informações dos CNPJ’s existentes e ativos no município, mediante visita da equipe do projeto. A partir desses dados vai ser feito o abastecimento do banco de dados, simultaneamente ao desenvolvimento completo da Plataforma Web, incluindo aplicativos, finalizando com a entrega e treinamento dos empresários participantes para a correta utilização.

A partir daí, durante 12 meses, a Masterix e a Adop vão cuidar da manutenção do sistema, estando em análise a possibilidade de incubação do projeto pela ACIAM-CDL, como informado por Vandeir Assis.

Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap)

Membros eleitos e empossados da Diretoria do Conselho de Parceiros da Adesiap, junto a autoridades e representantes empresariais de Mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Antes do evento de lançamento do “Sou Mais Mariana”, foi realizada a eleição e posse da Diretoria do Conselho de Parceiros da Adesiap – Unidade Mariana, instalada na cidade em abril deste ano.

Luciano Lage (Masterix Sistemas) foi eleito presidente, tendo como vice Lígia Mendes (Mastermind), ficando o Conselho Fiscal integrado por Denis Almeida (Contad Assessoria), Douglas Tieze (Sicred) e Elexandra Moraes (Sicoob Credmepi).

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