Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Ouro Preto: sem água há sete dias, moradores de Saramenha param trânsito, em manifestação

A comunidade ainda vive o drama de estar há mais de dois meses sem caixa d’água

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Ouro Preto: sem água há sete dias, moradores de Saramenha param trânsito, em manifestação
Moradores de Saramenha manifestando indignação com a falta d’água no bairro na manhã de quarta-feira (10) | Foto: WhatsApp
Dezenas de pessoas paralisaram o trânsito na rua Américo Renê Gianetti, no bairro Saramenha, em Ouro Preto, na manhã de quarta-feira (10), em protesto aos mais de sete dias que algumas casas estão sem água.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Veja vídeos da manifestação:

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Saramenha, muitas pessoas do bairro estão sem água desde 4 de agosto.  “A Saneouro descobriu alguns vazamentos que tiveram, segundo ela, no nosso bairro, e por isso aconteceu essa falta de água. Mas ainda não foi solucionado o problema, muitas casas ainda não foram estabelecidas pelo caminhão pipa e pela água da rede”, contou à Agência Primaz.

Para Josh, há um descaso por parte da Saneouro com os moradores do bairro que possui mais de mil moradores. “Tem que estudar onde há receptações, onde vem a água no nosso bairro, onde tem o alcance maior de moradores. Ela (concessionária) nunca nos procurou”, relatou.

A insatisfação dos manifestantes também é com a Prefeitura de Ouro Preto, principalmente com o prefeito Angelo Oswaldo (PV), que prometeu tirar a Saneouro da cidade durante a sua campanha eleitoral e, caminhando para a metade de seu mandato, ainda não cumpriu com sua promessa. “Está deixando a desejar. Eu acho que não há uma cobrança do poder público e por isso a empresa está fazendo o que quer”, continuou Josh.

Outro problema envolvendo o abastecimento de água em Saramenha está relacionado com a caixa d’água do bairro, que foi removida pela Saneouro devido ao estado de deterioração da mesma. Segundo Josh, após 90 dias da retirada, ainda não houve um retorno da concessionária para a devolução do recurso hídrico. 

A manifestação em Saramenha ganhou tamanha repercussão que gerou a criação e a aprovação da Representação 221/2022, de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV), na Câmara de Ouro Preto. O documento solicita informações sobre a previsão de reposição de caixa d’água no bairro. Em sua justificativa, o documento solicita informações sobre a previsão de instalação de um novo reservatório de água para os moradores em questão.

Matheus Pacheco, inclusive, vem acompanhando o caso de perto. Há aproximadamente 40 dias, ele apresentou uma Representação na Câmara de Ouro Preto tratando da rua Espedito Mendes, no bairro Saramenha, onde a caixa d’água apresentava problemas e a Saneouro precisava tomar providências. A concessionária foi até o local, tirou a caixa d’água, mas até hoje não colocou outra. 

O vereador comentou sobre a manifestação protagonizada pelos moradores de Saramenha durante a 48ª reunião ordinária da Câmara de Ouro Preto. “Ontem, nós tivemos uma situação muito complicada, porque para chegar nesse ponto é porque as pessoas estão realmente desesperadas. Mulheres, senhoras, idosas estiveram em frente ao posto de saúde de Saramenha, fechando o trânsito, em protesto da falta de água no bairro Saramenha”, declarou.

Matheus Pacheco também lembrou a situação do distrito de Lavras Novas, onde, segundo ele, a caixa d’água está cheia, mas apenas metade da comunidade tem água em casa. “Em um momento em que temos um serviço limitado, que está num processo de sucateamento, é até normal a gente ter esse cenário, infelizmente. Mas temos uma empresa que adora ir à Câmara Municipal para apresentar slides de investimento, pagar outdoor em todo o entorno de Ouro Preto falando em investimentos e de recursos. Engraçado que só o povo que não os vê”, complementou.

O que diz a Saneouro

Em contato com a Agência Primaz, a Saneouro afirmou que assim que recebeu o primeiro registro de reclamação no sistema de atendimento, sua equipe iniciou a vistoria das redes para identificar o possível problema. De terça (9) para quarta (10) foram detectados dois, que já foram solucionados.

Ao mesmo tempo, a concessionária afirma ter disponibilizado um caminhão-pipa para reduzir o impacto no sistema de abastecimento até que houvesse a recuperação do fornecimento de água, que ocorre gradativamente.

Importante ressaltar que nesta época do ano do ano há redução no volume de água da captação que abastece parte do bairro Saramenha. Como nos anos anteriores, a Saneouro implantou manobra de registro que tem como objetivo minimizar o impacto em função da seca”, afirma a concessionária, por meio de nota.

No dia 25 de agosto, Evaristo Bellini, superintendente da Saneouro se reunirá com os moradores de Saramenha para tratar da situação atual e o plano de ações para as melhorias no abastecimento.

Enquanto isso, a comunidade não descarta a realização de um protesto ainda maior. De acordo com Josh, os moradores estão mobilizados e vão fechar o trevo de Saramenha ou a mesma avenida novamente, caso for necessário “Tem muita gente que já foi atendida, mas é uma situação paliativa. Quero ver amanhã. Se hoje acabar a água à noite, consequentemente, todo mundo vai ter que vir protestar novamente”, afirmou o presidente da associação de moradores. 

***