- Mariana
Entidade realiza 2º Congresso das Associações de Moradores de Mariana
Realizado no Centro de Convenções, evento elegeu e empossou a nova diretoria da FEAMMA
Compartilhe
*** Continua depois da publicidade ***
***
A abertura do 2º Congresso da FEAMMA, entidade que congrega as 57 associações de moradores de Mariana, representantes de bairros e distritos do município, contou com a presença do vereador Juliano Duarte (Cidadania), Presidente da Câmara Municipal de Mariana, que fez uma saudação aos presentes, após a abertura, realizada com a execução dos hinos nacional e de Mariana, participando também da entrega das certificações das associações.
Esse ato, de acordo com o Regimento Interno da FEAMMA, regularizou a participação dos representantes das associações no congresso, a partir de critérios estabelecidos em termos da participação das entidades nas reuniões e eventos da federação.
O mandato de Júnior Eduardo Nonato, à frente da FEAMMA, foi afetado pela pandemia da Covid-19, sendo prorrogado por dois anos. As dificuldades enfrentadas nesse período foram ressaltadas por Júnior, logo no início da apresentação de sua prestação de contas. “Nunca foi fácil. Mas sempre foi necessário. Este foi o pensamento e o compromisso que assumimos juntamente com a instituição. Fazer a FEAMMA crescer, ser referência e recuperar seu prestígio e seu respeito na comunidade. Assim foi a caminhada nos últimos 04 anos, na certeza de estar no rumo certo, apesar das dificuldades. Apresentamos
nossos resultados, pois aqui chegamos, com o sentimento de dever cumprido e com a certeza que valeu a pena nossa contribuição!”, declarou.
Criada em 20 de maio de 2014, a Federação das Associações de Moradores de Mariana (FEAMMA) é uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado, com objetivo de oferecer apoio às associações de moradores filiadas em suas atividades e atuações. Ressaltando a importância da federação, o presidente que encerra seu mandato destacou as ações institucionais desenvolvidas, em termos de organização interna, de apoio institucional, bem como de diálogo com a Câmara e Prefeitura Municipal, além de participação ativa nos conselhos municipais.
Também foi destacada a atuação em rede, como signatária da Plataforma MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil), com participação na Ação Humanitária de distribuição de cartões Vale Alimentação e distribuição de cestas básicas que atenderam diretamente 300 famílias na sede, distritos e subdistritos do município, assim como na mobilização contra a tentativa de privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Mariana.
Essa última questão, assim como a CPI das Obras e o enfrentamento à pandemia foram os principais tema abordados com Júnior Nonato, na entrevista que Júnior Nonato concedeu à Agência Primaz, em junho de 2021.
Falta de apoio da Prefeitura
Ao final da prestação de contas, Júnior Nonato se desculpou com os presentes pelo prazo curto do anúncio e convocação do congresso, justificando a urgência de sua realização, em virtude da proximidade de vencimento de seu mandato, mas principalmente em função da espera de resposta da Administração Municipal em relação às solicitações de apoio apresentadas.
Demonstrando seu desapontamento com a resposta negativa, recebida às vésperas do evento, quanto ao pedido de fornecimento do café da manhã, o presidente da FEAMMA ressaltou que era inadmissível a resposta recebida, considerando a importância das ações da federação e das associações, e apresentou proposta de encaminhamento de uma moção de repúdio, que foi aprovada por unanimidade.
Já passando das 10h da manhã, e considerando que alguns participantes tiveram que deixar seus locais de origem (distritos e subdistritos) muito cedo, foi realizada uma “vaquinha” entre os participantes, com o estabelecimento de um breve recesso para a aquisição de biscoitos, suco, água e refrigerante.
A término do recesso, com a retomada das atividades do congresso, foi concedida a palavra aos ex-vereadores Cristiano Vilas Boas e Deyvson Ribeiro, e a Patrícia Ramos, candidata à Prefeitura de Mariana nas eleições de 2020.
Em todas essas participações, foi ressaltada a importância da atuação das associações de moradores de Mariana, com palavras de incentivo e manifestações de sucesso à nova diretoria, bem como registrados protestos pela ausência do Chefe do Executivo e negativa de apoio ao evento.
Alterações estatutárias
Ainda na prestação de contas, Júnior Nonato havia mencionado as dificuldades de atuação da federação, baseada em trabalho voluntário, bem como devido à duração do mandato previsto nos ordenamentos jurídicos da entidade.
Em função disso, foram apresentadas e aprovadas modificações ao estatuto, estabelecendo o mandato de quatro anos e uma nova estrutura da diretoria, com a criação de uma segunda vice-presidência, de dois cargos de Coordenação de Formação, inclusão e Acessibilidade, sendo mantida a possibilidade de acumulação dos cargos de presidente da FEAMMA e de associação filiada.
*** Continua depois da publicidade ***
Eleição e posse da nova diretoria
Uma vez que a inscrição de chapas para a eleição da nova diretoria ocorreu anteriormente ao congresso, a única chapa inscrita foi formatada na configuração anterior, sendo deliberado que a nova diretoria, eleita e empossada no congresso, vai ter um tempo para apresentar os demais integrantes, a partir das modificações aprovadas.
Ainda com as nomenclaturas anteriores, no quadriênio 2022/2026, a FEAMMA será dirigida por:
- Presidente: Edilene Barbosa Turíbio;
- Vice-Presidente: Cassiano Ricardo Sabino
- 1ª Secretária: Raimunda Maria dos Anjos
- 2ª Secretária: Vania Maria da Silva Santos
- 1ª Tesoureira: Bianca Cristina Izidoro de Souza
- 2º Tesoureiro: Durval de Souza Vicente
- Coordenador de Comunicação: Maria do Carmo Neme de Queiroz
- 1º Coordenador de Formação: Samuel Guilherme de Lima
- 2º Coordenador de Formação: Elisson do Carmo Costa Fonseca
- Suplentes: Zulmar Figueiredo Cota e Maria das Graças de Cássia Fernandes
- Titulares do Conselho Fiscal: José Benedito Semim, Roberta Alves Batista Vivente e Sílvio Servino
- Suplentes do Conselho Fiscal: Vilma Efigênia Ferreira de Oliveira, Mara Lúcia Carvalho Rocha e Elenice Aparecida Faustino de Campos
Após a eleição e posse, o 2º Congresso das Associações de Moradores de Mariana foi encerrado às 13h40, mas o texto da proposta de moção de repúdio não chegou a ser votado.