- Ouro Preto
Exposição dá início às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em Ouro Preto
“Já raiou a liberdade” traça um percurso audiovisual pela história da Independência do Brasil
Compartilhe
*** Continua depois da publicidade ***
***
A programação do evento contou com apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, com repertório composto por músicas exclusivamente brasileiras com destaque para as composições do artista Alberto Nepomuceno. A orquestra também prestou homenagem a Dom Pedro I que, além de imperador, foi compositor, tendo como uma de suas obras o Hino da Independência do Brasil.
Exposição
O prefeito Angelo Oswaldo (PV) falou sobre a importância da inauguração da exposição na cidade e do protagonismo da antiga Vila Rica no processo de emancipação da Coroa Portuguesa: “Independência que começou aqui nesta praça [Tiradentes] onde foi esquartejado Felipe dos Santos, em 1720, e que foi exposta a cabeça de Tiradentes em 1792”.
Após o pronunciamento dos convidados, a estrutura em forma de domo, localizada em frente ao Museu da Inconfidência, foi aberta ao público. Apresentando, em ordem cronológica, a história da Colônia Portuguesa dos anos de 1500 a 1822, a exposição chama a atenção do público para o teto com o abaixar das luzes e o início da projeção audiovisual: em mosaicos de imagens, efeitos sonoros e a perspectiva 3D de algumas imagens, levando o visitante a uma imersão na história brasileira.
Além das datas e eventos marcantes, a exposição destaca também importantes figuras do cenário cultural brasileiro, com nomes como Gilberto Gil e Caetano Veloso, o ativista indígena Raoni Metuktire, e as escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, estampados nas paredes do domo.
*** Continua depois da publicidade ***
Junto à exposição, o projeto “Já raiou a liberdade” promove um programa educativo para alunos dos ensinos fundamental e médio do ensino público. Para os estudantes do 1º ao 9º ano, a atividade “Maleta Educativa” se propõe a facilitar o entendimento das crianças sobre a temática da Independência. Já para os alunos do ensino médio da rede estadual, a “Gincana Você na Independência” tem como objetivo auxiliar os adolescentes na compreensão do tema, através de atividades virtuais lançadas semanalmente. O torneio, que possui fases de disputas interclasses até intermunicipal, vai premiar a escola vencedora em dezembro.
“Já Raiou a Liberdade” fica em Ouro Preto até 18 de setembro e, em seguida, percorrerá os municípios de Santa Bárbara, Nova Lima e Caeté, com encerramento previsto para acontecer na cidade de Sabará. De acordo com Leônidas Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, as cidades foram selecionadas pela relação com os processos que culminaram com a Independência do Brasil, além de uma escolha dos patrocinadores, como a mineradora AngloGold Ashanti e Instituto Cultural Vale. Em suas redes sociais o secretário afirmou que busca novos patrocinadores para estender a exposição e o itinerário.
A entrada é gratuita e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos finais de semana das 9h às 21h. Mais informações no site do projeto.
Incentivo ao Turismo
Durante a inauguração, Leônidas Oliveira, falou sobre o programa “Minas para Minas, Minas para o Mundo”, com edital que vai disponibilizar R$5 milhões para ações que promovam o turismo em Minas Gerais. Dentre as atividades abarcadas pelo programa está a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em Lisboa, para as comemorações do 07 de setembro, com transmissão ao vivo pelo Youtube.