- Mariana
Abertura da Semana Nacional de Trânsito traz importantes discussões acerca do trânsito em Mariana
Cerimônia contou com a participação de representantes do poder público, debatendo estratégias para melhorar o trânsito na cidade
- Pedro Olavo
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
*** Continua depois da publicidade ***
***
Os principais temas abordados no evento foram o aumento do número de veículos nas ruas da cidade, responsável por causar grandes congestionamentos em horários de pico; a necessidade da conscientização sobre o respeito a faixa de pedestres e outros tipos de sinalização de trânsito, além da necessidade de alterações de vias específicas da cidade para que o trânsito fosse mais bem distribuído e fluísse com mais facilidade.
Além das conversas foram apresentados dois vídeos. O primeiro referente às ações de melhoria no trânsito que foram implementadas durante o ano, sendo as principais o aumento de placas de sinalização, os programas de educação em escolas e a intensificação da fiscalização por parte dos órgãos públicos, enquanto o outro, em forma de animação, continha exemplos dos perigos da falta de cautela e desrespeito ao próximo na hora de dirigir.
Também foi apresentada a lista de atividades que previstas para a Semana Nacional de Trânsito na cidade. A programação vai contar com a “Ação Educativa Transitolândia”, nas escolas Wilson Pimenta, Monsenhor José Cotta e na Praça Gomes Freire (Jardim); a participação no cronograma do “Setembro Verde”, em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana; blitz educativas em pontos estratégicos da cidade; ação com foco no ciclismo em parceria com a Associação dos Ciclistas de Mariana, e panfletagem sobre circulação, no Jardim, com a utilização de skates e bicicletas.
*** Continua depois da publicidade ***
Desafios do trânsito em Mariana
Em entrevista à Agência Primaz, Antônio Marcos de Freitas, Secretário Municipal de Defesa Social, explicitou alguns dos principais problemas enfrentados no trânsito em Mariana, sendo o alto número de veículos o mais preocupante. De acordo com o secretário, já existem 32 mil veículos emplacados na cidade de Mariana, além de uma grande quantidade de veículos flutuantes que vêm para cidade devido ao turismo e a serviço das empresas mineradoras e suas terceirizadas.
Essa situação, ressalta Freitas, é extremamente preocupante, uma vez que a infraestrutura da cidade, por ser histórica, não consegue comportar a frota de automóveis, resultando em frequentes e grandes congestionamentos em horários de pico.
Freitas esclarece que já estão sendo tomadas medidas para melhorar a fluidez do trânsito. Uma delas é a colocação de semáforos, principalmente na área do centro histórico. Ele explica que os equipamentos já foram instalados, mas o acionamento depende da finalização do período de observação do trânsito, para determinar a melhor maneira de configuração de funcionamento.
Além disso, informa o secretário, também serão alterados os horários dos locais de carga e descarga, com o intuito de abrir mais vagas de estacionamento em horários de pico, assim como vai ser a fiscalização com a utilização de câmeras de segurança, pois, segundo ele, está ficando cada vez mais comum motoristas dirigindo na contramão e ignorando sinais vermelhos.
Um fator destacado por Freitas é que “o trânsito em Mariana poderia estar pior, não fosse o programa Tarifa Zero”. Na avaliação do secretário, mesmo causando eventuais superlotações nos ônibus, a isenção de cobrança no transporte público resultou na diminuição de veículos nas ruas, contribuindo para a diminuição de engarrafamentos.