Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

6ª edição do Festeco inicia sua programação recheada de arte e cultura para Mariana

Festival acontece até sexta-feira (30), ocupando os palcos e trazendo o diálogo entre a arte e a educação na cidade

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Cena da peça “Muito Barulho por Nada”, uma das atrações da noite de abertura do Festeco 2022 – Foto: Pedro Olavo/Agência Primaz
O Festeco (Festival de Teatro Comunitário) – chega ao 6º ano de atividades e teve sua abertura oficial nessa segunda (26), no Cine Theatro Mariana, com sarau de poesia, apresentações de dança e encenação da peça “Muito barulho por nada”, uma obra do clássico autor William Shakespeare. São várias atrações planejadas ao longo da semana, até o fim do festival, que acontece na sexta-feira (30). A programação conta ainda com apresentações na Praça Gomes Freire e no auditório do ICSA. O principal objetivo do Festeco é aproximar a arte e a educação com essas ações que são muito valiosas para os estudantes envolvidos.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

O primeiro dia de programação começou pela manhã, no campus Ouro Preto do Instituto Federam de Minas Gerais (IFMG), com o lançamento do livro de Liberato do Santos, poeta da região. Durante a noite, estudantes estiveram presentes e se apresentaram para o público no Cine Theatro Mariana. A Escola Estadual Antônio Pereira e a Escola Estadual João Ramos Filho organizaram tudo na disciplina de artes das escolas.

É algo que a gente batalha sempre nas escolas, que a arte esteja sempre presente”, afirma Aguinaldo Elias, o Guina, professor de artes em três escolas da região e coordenador do Festeco. “Fico feliz em receber o apoio necessário nas escolas que trabalho”, completa. A abertura do festival aconteceu em clima de muita diversão e arte, não só para os estudantes, mas também para a comunidade presente.

Homenageada

A homenageada da 6ª edição do Festeco é Luciene Goldfeder, grande artista que esteve envolvida diretamente no meio da cultura e da arte de Mariana e região durante anos, na formação de atores e atrizes e na direção de peças na cidade. “É bom ver pelas palavras e pelos olhos de outras pessoas, tudo que ela fez e o que deixou de legado para muita gente, isso é muito importante”, relata Davi Goldfeder, filho da homenageada deste ano do Festeco.

*** Continua depois da publicidade ***

Programação da 6ª edição do Festeco

Programação da 6ª edição do Festeco (Festival de Teatro Comunitário)

Confira, na galeria abaixo, algumas imagens das apresentações na primeira noite do festival:

***