- Mariana
Emoção e equilíbrio coroam finais do futebol de base em Mariana
Jogos confirmaram o bom momento do esporte marianense
- Lucas Barbosa
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
O último sábado (24) foi repleto de tensão e diversão para os fãs de futebol em Mariana, com as grandes finais do futebol de base municipais de 2022. No campo do União, em Passagem de Mariana, quatro finais definiram os campeões das categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, com destaque para o Guarany, que conquistou os títulos nas categorias sub-13 e sub-15. No sub-11, o 1º de Maio sagrou-se campeão, enquanto o Olimpic assegurou a taça no sub-17.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O clima bom que pairou sob o Distrito Criativo iluminou os atletas que, apesar da pouca idade, viveram momentos de gente grande. Com exceção do sub-11, em que o título foi para o 1º de Maio, com goleada, as outras três categorias ficaram marcadas pelo acirramento e equilíbrio. Em todos os quatro quadros, no entanto, não faltou bom futebol e espírito esportivo.
Sub-11: Título conquistado com goleada
Às 8h, o pontapé inicial foi dado para a disputa do primeiro troféu do dia. Favorito e presente em todas as finais, o 1º de Maio confirmou as expectativas e ganhou por 5 a 0, diante de um aguerrido Meninos da Vila, considerado a grande zebra da temporada, após eliminar o América na semifinal. Apesar de muito jovem, o time do técnico Edson Fonseca demonstrou intensidade do primeiro ao último minuto e dominou as ações ofensivas, com destaque para Caio, meia-atacante que fez dois belos gols de longa distância.
O 1º de Maio, no entanto, foi derrotado nas três finais seguintes, mas isso não abalou Edson Fonseca, que treina os times sub-11, sub-13 e sub-15 da equipe do Bairro Cabanas, em uma parceria de sucesso. À Agência Primaz, o comandante relatou o sentimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. “Esse meu trabalho, da escola ED Esportes, irá completar 10 anos, em 2023. É um trabalho que a gente começou, realmente, na base. É um trabalho muito árduo (…) Este ano, tivemos a grata surpresa de sermos convidados pelo 1º de Maio a disputar os campeonatos da cidade. O resultado muitas vezes não vem, três finais, conquistamos o sub-11 e sabíamos que seria difícil. Mas a gente fica satisfeito pelo trabalho como um todo”, completou.
Penalidades na decisão do sub-13
Logo em seguida, Guarany e 1º de Maio abriram uma série de confrontos que só terminaria na decisão do sub-15. Na categoria sub-13, o equilíbrio tomou conta, apesar de um maior volume de jogo do time da Cidade Alta. O Índio, no entanto, repetiu o espírito de resistência que teve na semifinal, contra o América, e segurou o 0 a 0, contando com uma brilhante partida do goleiro Kaíque.
Nas penalidades máximas, a camisa verde e branca pesou, com toda sua tradição, e o Guarany levou o título, vencendo por 3 a 2.
Equilíbrio na final do sub-15
Com um pouco mais de tranquilidade, no terceiro jogo do dia, o Guarany voltou a superar o 1º de Maio na decisão, desta vez pela categoria sub-15. Liderado por Lucas Douglas, atacante decisivo, e que marcou o gol do título em bonito lance de bola aérea, o time do Estádio Emílio Ibrahim venceu por 2 a 1 e conquistou mais uma taça. Forte fisicamente, e dono de técnica apurada, Lucas Douglas demonstrou ser um centroavante de respeito, com características em falta no futebol atual.
Sul-mato-grossense de nascença, o atacante foi muito elogiado pela imprensa presente e pelos torcedores. À Agência Primaz, o camisa 29 contou um pouco mais sobre sua história no Guarany e no futebol. “Minha característica é bola no alto mesmo. Treinei bastante, desde pequeno sempre gostei de cabecear. No meu primeiro jogo neste campeonato, fiz dois gols de cabeça (…) Eu amo futebol e me inspiro muito no Cristiano Ronaldo, na impulsão e no cabeceio dele. Aqui no Brasil, me inspiro no Rony. Sou palmeirense e admiro muito o Rony, pela coragem dele, principalmente pela bicicleta que ele sempre dá”, afirmou.
Tradição em verde e branco
Maior campeão do futebol marianense, o Guarany foi o grande vencedor do dia de decisões na base, com duas taças. Ícone e presidente do clube, Toninho Rocha falou à Agência Primaz sobre as conquistas. “Sempre uma honra e um prazer ser campeão. Isso em qualquer equipe, e no Guarany não é diferente, porque aqui tudo é sofrido. Tudo no Guarany tem que ser com dificuldade, atletas que não podem vir, mas, graças a Deus, os que vieram, souberam honrar a camisa. Muito bom. Esses títulos são importantes para a galeria. Já pedi para tirarem uma foto com o troféu para a gente colocar lá na sede, porque daqui a 20, 30 anos, eles vão ver e lembrar”, ressaltou.
*** Continua depois da publicidade ***
Sub-17: Mais uma decisão na cobrança de penalidades
Para fechar o dia de finais do futebol de base, 1º de Maio e Olimpic mediram forças pelo campeonato sub-17. De um lado, o tricolor, representando o Bairro Cabanas e demais localidades da Cidade Alta. Do outro, o Olimpic, dono de um forte poderio financeiro e que, atualmente, se coloca como principal clube de Mariana.
Dentro de campo, sob o comando do craque Wan Marley, o 1º de Maio começou melhor e mais insinuante, levando perigo ao goleiro Gustavo. No entanto, o Olimpic conseguiu suportar a pressão inicial e, aos poucos, igualou as ações do jogo, muito por conta da boa atuação do volante Dungão, ponto de equilíbrio da equipe. O tempo passou e as equipes, já desgastadas pelo intenso calor, não conseguiram tirar o zero do placar. Com isso, mais um título teve de ser decidido nas penalidades máximas.
Com a bola na marca da cal, os batedores levaram a melhor diante dos goleiros, exceto Pedro, camisa 7 do 1º de Maio, único a desperdiçar a cobrança. Desta forma, o Olimpic conquistou o campeonato sub-17 de Mariana, em uma espécie de ensaio para futuras conquistas.
Espírito esportivo e base forte
Para além dos gols e das conquistas, o dia de futebol em Passagem de Mariana ficou marcado pelo clima cordial entre as equipes e torcidas, sem qualquer registro de confusões ou provocações. Nas premiações, inclusive, os dois finalistas se premiaram, colocando as medalhas, em ato de jogo limpo e respeito.
Para aproveitar o bom momento, Aloísio Caburé, presidente da Liga Esportiva de Mariana (LEMA), fez um balanço dos torneios de base do município, que retornaram ao calendário local após nove anos. O mandatário acredita que a organização tenha cometido erros, mas que o saldo seja extremamente positivo. Caburé ainda revelou que os campeões garantiram vaga no Campeonato Regional do Açúcar, em 2023, com apoio da Prefeitura de Mariana e da LEMA.
Premiações individuais nas finais do futebol de base
Os jogadores que se destacaram nas finais e nos campeonatos de base do futebol de Mariana, em 2022, foram premiados. Além das honrarias, os atletas escolhidos como os melhores (goleiro e craque do campeonato), bem como o artilheiro, em cada categoria, receberam kits de material esportivo.
Sub-11
- Melhor goleiro: Túlio Lage (1º de Maio)
- Melhor jogador: Luca Marton (1º de Maio)
- Artilheiro: Tiago Ribeiro (1º de Maio)
Sub-13
- Melhor goleiro: Kaíque (Guarany)
- Melhor jogador: Johan Lucas (Guarany)
- Artilheiro: Felipe Lamarca (1º de Maio)
Sub-15
- Melhor goleiro: Tadeu Luiz (Guarany)
- Melhor jogador: Yago (Guarany)
- Artilheiro: Tarian (Meninos da Vila)
Sub-17
- Melhor goleiro: Victor Gabriel (1º de Maio)
- Melhor jogador: Wan Marley (1º de Maio)
- Artilheiro: Wan Marley (1º de Maio)