Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Mostra Cinema Originário traz produções indígenas a Ouro Preto

Evento conta com longas e curta metragens, além de debates sobre cinema originário

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Sobre fundo vermelho, com desenho de um mapa rudimentar comilustrações de sol, caravela no mar e peixes, o cartaz de divulgação tem a inscrição "1ª Mostra (Re)pensa de Cinema Originário", com a indicação do período de realização - 26 a 30 de setembro de 2022 - e local: Cine Vila Rica, Ouro Preto MG
Reprodução/Divulgação

De 26 a 30 de setembro o Cine Vila Rica recebe a “1ª Mostra (Re)Pensa de Cinema Originário” em Ouro Preto. Com exibição de longas e curtas metragens, além de debates com participação dos curadores do evento, a Mostra tem como objetivo colaborar com o ensino de História e Cultura Indígena para os estudantes de ensino fundamental e médio do município.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Com idealização de Ana Laura Uba e Matheus Fávaro Reis, estudantes de pós-graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, a Mostra mobilizou uma equipe de 10 estudantes do Departamento de História da UFOP, que foram responsáveis pelo apoio no planejamento e a articulação do evento, em um processo que durou cerca de quatro meses.

Na busca por filmes e curadorias, a organização firmou parcerias com lideranças originárias como o roteirista Ziel Karapató, a antropóloga France Baniwa, a produtora Olinda Yawar, o jornalista Marcelo Krahô e a atriz Lian Gaia, que disponibilizaram gratuitamente as obras exibidas durante o evento.

Com 18 exibições no decorrer da semana, a Mostra tem como propósito promover interlocuções entre o cinema e o estudo da história e da cultura indígena na formação social brasileira, que se tornou obrigatório em 2008, juntamente com os estudos sobre os povos afro-brasileiros.

Além das atividades presenciais que acontecem no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, também será possível acompanhar as exibições de forma online, através do Youtube do Núcleo de Extensão (Re)pensa humanidade, da UFOP.

A Mostra (Re)Pensa teve sua abertura nessa segunda (26) e acontece até sexta-feira (30), de 19 às 22h. A programação completa está disponível no Instagram do evento e, durante as exibições, estão sendo recolhidos alimentos não perecíveis que serão doados para o povo Borum Karen, de Ouro Preto.

*** Continua depois da publicidade ***

***