- Mariana
Mariana comemora sucesso da Semana de Desenvolvimento Econômico
Vinculada ao evento, a Feira de Negócios teve aumento de 50% dos expositores, em relação à primeira edição, realizada no ano passado.
Compartilhe
A 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana iniciou suas atividades nessa quarta-feira (28), no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, tendo como ponto alto a abertura da Feira de Negócios da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços, que contou com adesão de empresas e organizações da cidade, apresentando a conquista de importantes apoios, como a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Restrita a três dias de duração, com encerramento previsto para esta sexta-feira (30), devido à requisição do Centro de Convenções para a apuração da eleição deste domingo (02), a 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Mariana contou, já na tarde da quarta-feira (28), com palestras, workshop e oficinas culinárias. No início da noite ocorreu a abertura oficial do evento, em cerimônia que marcou a inauguração da Feira de Negócios da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços.
Com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades, a feira foi franqueada ao público e mostrou sensível crescimento e consolidação, em relação à edição anterior, desenvolvida e realizada em prazo muito curto, justificado por Denis Nonato, Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Social e Econômico dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), na ocasião, como a conjunção de esforços e vontade dos parceiros envolvidos.
Consolidação da Semana de Desenvolvimento Econômico
Em 2022, com mais tempo de planejamento e apoio de novos parceiros, a realização da 2ª edição foi comemorada por Leonardo Hamilton, Presidente do Conselho de Parceiros da Adesiap.
“É muita alegria, a gente conseguir passar para a região o que está dando certo nas outras cidades. Em Itabirito nós estamos com a 16ª Feira [de Negócios], em Mariana já estamos com a 2ª, e em Ouro Branco também. E Mariana com crescimento excepcional, quase 50% acima dos expositores do ano passado. É uma coisa que está dando certo e nós vamos fomentar cada vez mais”, declarou Leonardo à Agência Primaz.
Prestigiando a abertura oficial, Júlio Vasconcelos, colunista colaborador da Agência Primaz, e ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, na gestão Duarte Júnior, fez elogios à organização do evento, destacando a importância da iniciativa em termos de diversificação econômica.
“Com relação a esse evento, eu só tenho a parabenizar realmente, com muita ênfase, ao Prefeito Ronaldo Bento e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, o Pedro do Eldorado. Porque realmente estou surpreso, positivamente, com a infraestrutura que foi colocada, tudo muito bem-organizado e partindo dos princípios que, enquanto secretário, eu sempre defendi. Eram meus dois maiores lemas: a diversificação econômica urgente, para sairmos da dependência exclusiva das minerações, e a união dos municípios do circuito do ouro porque, indubitavelmente, a união faz a força. E é isso que eu estou sentindo aqui, com muita ênfase”, afirmou Vasconcelos.
Felipe Vecchia Guerra, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, em entrevista à Agência Primaz, declarou que é importante a regionalização desse tipo de iniciativa, anunciando que Ouro Preto, em associação com a Adesiap, planeja realizar sua primeira semana de desenvolvimento econômico em 2023.
“Uma feira desse porte é extremamente importante, e ela vem sendo regionalizada. Teve em Itabirito, teve Ouro Branco, está tendo agora em Mariana. Esse ano a gente vai fazer a Feira do Empreendedor, em Cachoeira do Campo, e teremos na sede também, no próximo ano, a Feira de Desenvolvimento Econômico, junto com a Adesiap”, declarou Felipe Guerra.
Adesão e apoio do Governo de Minas
Rodrigo Melo, Superintendente de Potencialidades Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, anunciou o estabelecimento de parceria do órgão com a Adesiap, ressaltando que é obrigação do Estado colocar todas as ferramentas disponíveis para que as potencialidades locais possam se transformar em empregos, em mais renda e riqueza. “Retorno para Belo Horizonte com essa certeza, de que aqui eu encontrei mais do que isso, [encontrei] homens e mulheres unidos, de diferentes cidades da região, trabalhando em prol do desenvolvimento”.
Rodrigo Melo ressaltou que o apoio a iniciativas de fomento econômico não pode ser tratado como uma política de governo, mas sim como diretriz de Estado. “Esse é o principal legado que a gente pode deixar para o Estado de Minas Gerais. Trabalhar com ferramentas técnicas, baseado em critérios claros, para que quem quer que esteja à frente possa tocar esse Estado gerando riqueza, gerando emprego que é o que a nossa população precisa. Então é muito importante deixar isso claro. Que o trabalho da nossa secretaria é baseado em critérios muito bem definidos, independente de quem seja aquele que esteja à frente do governo”, declarou.
*** Continua depois da publicidade ***
Desenvolvimento econômico e geração de oportunidades
A reportagem da Agência Primaz falou com alguns expositores da Feira de Negócios da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços. Para Idalina Coelho, da Thali Energia Solar Projetos Serviços, sediada em Mariana desde 2006, o evento é uma oportunidade de dar mais visibilidade à empresa e aumentar o volume de negócios. “A gente colocou [o stand na Feira], no sentido de vender mais, de expandir mais o nosso negócio, e está crescendo bastante. Está uma demanda muito boa, graças a Deus. Eu estou muito animada, estou gostando bastante. É a primeira vez que a gente participa, mas estou gostando”, afirmou.
Mas a feira também atraiu empresas sediadas fora do município, que enxergaram uma oportunidade de expansão de negócios, considerando o município como um mercado promissor.
É o caso da MARK-SE, especializada em registro de marcas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “A MARK-SE é a primeira empresa franqueada no ramo de registro de marcas. A matriz dela é em Foz do Iguaçu e agora a gente veio para Belo Horizonte. E a participação aqui hoje é uma forma de mostrar a empresa para a região. Eu fiz uma pesquisa e, de janeiro até agora, foram mais de 5 mil empresas abertas só em Mariana, mas só umas três, no máximo, devem ter registro”, informa Ítalo Lopes.
A importância do registro, é ressaltada por Ítalo, como uma forma de defesa e de visibilidade da marca. “Muita gente confunde o registro da marca com CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica], confunde com o nome fantasia. Ao registrar a sua marca, você garante a visibilidade e já tem uma pesquisa que fala que muitas pessoas pesquisam uma marca quando ela é registrada. Se você não tem sua marca registrada, qualquer um pode colocar o mesmo nome”.
Ítalo usa uma analogia para destacar a importância do registro da marca. “nossa ideia é que a galera entenda mesmo a importância do registro da marca. O registro da marca é como se você tivesse um filho. Quando você tem um filho, a primeira coisa que você faz é registrar. Então, se você abre uma empresa, a primeira coisa que tem que fazer é registrar”, finaliza.
Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico
Em sua manifestação na abertura oficial, Pedro do Eldorado, Secretário de Desenvolvimento Econômico, fez menção à reunião ocorrida na tarde de quarta-feira, como atividade do evento, envolvendo secretários desta pasta em prefeituras municipais da região, citando Júlio Vasconcelos como um dos mentores da criação do grupo, e ressaltando a importância do trabalho conjunto para a diversificação e fomento da economia regional.
Falando à Agência Primaz, Júlio agradeceu a lembrança de seu nome e relembrou a criação do fórum. “Nós iniciamos um grupo com o Dr. Celso Vasques, que hoje é Prefeito de Ouro Branco, justamente com essa intenção de unir as forças. Na época estivemos com o Denis, da Adesiap, buscando essa união, e fico feliz de ver que a semente está gerando bons frutos. É muito gratificante ver várias entidades reunidas em prol do desenvolvimento de Mariana, em prol do desenvolvimento regional. Estamos no caminho certo”.
A importância da iniciativa também foi abordada por Felipe Guerra, que enfatizou a ação do grupo, em termos de possibilidades de geração de negócios e emprego. “Nós tivemos aqui um Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico da nossa região, em que foram discutidas várias ações conjuntas, boas práticas para geração de negócios, para geração de emprego, para o desenvolvimento econômico e social da nossa população”, afirmou o secretário ouro-pretano.
De acordo com Guerra, a diversificação econômica é de interesse de várias cidades da região, em especial das que têm arrecadação fortemente impactada pela mineração, destacando a necessidade de atuação conjunta. “Não existe como nós diversificarmos nossa economia pensando só na municipalidade. Nós precisamos trabalhar isso de maneira regional, os problemas são muitos parecidos”.
E é nesse sentido que ele comentou sobre a necessidade de trabalho em rede, como é o caso da agricultura familiar em Ouro Branco. “Outra ação importante que vem sendo sempre pautada, é que a gente consiga trabalhar em rede. Às vezes, uma empresa que está em Mariana, de certo ramo da atividade econômica, ela impacta Ouro Preto, impacta Ouro Branco (…) Por exemplo, a agricultura familiar, que está muito forte em Ouro Branco, ela pode fomentar a rede hoteleira de Ouro Preto, com os vegetais e as verduras produzidas”.
Por outro lado, o secretário entende ser papel de Ouro Preto contribuir com o fomento ao turismo nas cidades da região. “Ouro Preto, como destino indutor de turismo de Minas Gerais, tem a obrigação de espalhar o fluxo turístico dele. Mariana, por exemplo, vem em um processo belíssimo aqui com grandes eventos. Isso tem que ser comunicado entre as cidades, comunicado entre as redes, para que a gente trabalhe esse fluxo turístico de forma conjunta”, finalizou Felipe Guerra.
Confira, na galeria abaixo, imagens do primeiro dia da Feira de Negócios da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços: