- Mariana
1º de Maio goleia Ideal e vence campeonato de futebol feminino de Mariana
Time do Bairro Cabanas possui forte projeto na modalidade
- Lucas Barbosa
- Supervisão: Luiz Loureiro
Compartilhe
O último sábado (1º) foi de decisão no futebol feminino de Mariana, com a grande final do campeonato municipal, disputada entre 1º de Maio e Ideal de Águas Claras. O jogo foi realizado no Estádio Nicanor Motta, campo do Olimpic, e teve a equipe da Cidade Alta como grande vencedora.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Pela segunda vez consecutiva, 1º de Maio e Ideal decidiram o título do futebol feminino de Mariana. Na última temporada, a equipe de Águas Claras levou a melhor e se sagrou campeã. Desta vez, no entanto, a Águia se vingou e conquistou a taça em grande estilo, com o placar elástico de 5 a 0, com uma atuação dominante e gols marcados por Thatá, Lili, Jaqueline e Iorrayne, que foi às redes duas vezes.
O título confirma a força do projeto do futebol feminino do 1º de Maio, que já havia ganhado relevância em 2021, com a segunda colocação.
Filha do presidente João Tomaz, e uma das dirigentes da equipe, Jéssica Tomaz contou à Agência Primaz sobre a filosofia de trabalho do clube na modalidade feminina. “A inclusão do projeto de futebol feminino no 1° de Maio é tido por todos da diretoria como de suma importância. E, para que essa inserção em nosso clube fosse possível, contamos com o apoio do Neidmar que, com sua experiência no futebol, estruturou todo o time, sendo um grande incentivador de nossas jogadoras desde o ano passado!”, declarou.
Jéssica também fez um breve comentário sobre a situação do futebol feminino na sociedade brasileira, e afirmou que o 1º de Maio não tem preconceitos com a modalidade. “A visão estereotipada existente em nosso país, de que futebol não foi feito ‘pra’ mulher, não existe no 1° de Maio, pois buscamos, cada vez mais, inserir novas mulheres em nosso projeto. Esse ano, inclusive, contamos com novas jogadoras em nossa equipe que disputaram o Campeonato de Mariana, o qual tivemos a felicidade de sair com o título. E tivemos como artilheira a Iorrayne, uma adolescente do bairro Cabanas, que abrilhantou nosso clube com suas habilidades neste ano”, finalizou.
Premiações individuais
Além do domínio no placar da final, o 1º de Maio aniquilou todas as premiações individuais do Campeonato Feminino de Mariana. Debaixo das traves, Amanda venceu como melhor goleira do torneio. A artilharia ficou com Iorrayne, e Ana Carolina, a Buba, se sagrou a melhor jogadora da competição. Autora de um dos gols marcados, Thatá foi eleita a melhor em campo na finalíssima.
Para levar o título municipal, o 1º de Maio teve uma campanha impecável, com 100% de aproveitamento. Em quatro jogos disputados, a equipe do Cabanas acumulou quatro vitórias, 30 gols feitos e apenas um sofrido.