Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

1º de Maio goleia Ideal e vence campeonato de futebol feminino de Mariana

Time do Bairro Cabanas possui forte projeto na modalidade

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Atletas da equipe de futebol feminino do 1º de Maio, posando com medalhas e troféu de campeã
Jogadores, comissão técnica e direção do 1º de Maio fizeram muita festa na conquista do título - Foto: Reprodução/1º de Maio

O último sábado (1º) foi de decisão no futebol feminino de Mariana, com a grande final do campeonato municipal, disputada entre 1º de Maio e Ideal de Águas Claras. O jogo foi realizado no Estádio Nicanor Motta, campo do Olimpic, e teve a equipe da Cidade Alta como grande vencedora.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Pela segunda vez consecutiva, 1º de Maio e Ideal decidiram o título do futebol feminino de Mariana. Na última temporada, a equipe de Águas Claras levou a melhor e se sagrou campeã. Desta vez, no entanto, a Águia se vingou e conquistou a taça em grande estilo, com o placar elástico de 5 a 0, com uma atuação dominante e gols marcados por Thatá, Lili, Jaqueline e Iorrayne, que foi às redes duas vezes.

O título confirma a força do projeto do futebol feminino do 1º de Maio, que já havia ganhado relevância em 2021, com a segunda colocação.

Filha do presidente João Tomaz, e uma das dirigentes da equipe, Jéssica Tomaz contou à Agência Primaz sobre a filosofia de trabalho do clube na modalidade feminina. “A inclusão do projeto de futebol feminino no 1° de Maio é tido por todos da diretoria como de suma importância. E, para que essa inserção em nosso clube fosse possível, contamos com o apoio do Neidmar que, com sua experiência no futebol, estruturou todo o time, sendo um grande incentivador de nossas jogadoras desde o ano passado!”, declarou.

Jéssica também fez um breve comentário sobre a situação do futebol feminino na sociedade brasileira, e afirmou que o 1º de Maio não tem preconceitos com a modalidade. “A visão estereotipada existente em nosso país, de que futebol não foi feito ‘pra’ mulher, não existe no 1° de Maio, pois buscamos, cada vez mais, inserir novas mulheres em nosso projeto. Esse ano, inclusive, contamos com novas jogadoras em nossa equipe que disputaram o Campeonato de Mariana, o qual tivemos a felicidade de sair com o título. E tivemos como artilheira a Iorrayne, uma adolescente do bairro Cabanas, que abrilhantou nosso clube com suas habilidades neste ano”, finalizou.

Premiações individuais

Além do domínio no placar da final, o 1º de Maio aniquilou todas as premiações individuais do Campeonato Feminino de Mariana. Debaixo das traves, Amanda venceu como melhor goleira do torneio. A artilharia ficou com Iorrayne, e Ana Carolina, a Buba, se sagrou a melhor jogadora da competição. Autora de um dos gols marcados, Thatá foi eleita a melhor em campo na finalíssima.

Thatá, atleta do 1º de Maio, recebendo o troféu de destaque da partida dinal do campeonato de futebol feminino de Marianapal destaque do jogo - Foto: Reprodução/1º de Maio
Thatá recebeu o prêmio de principal destaque do jogo - Foto: Reprodução/1º de Maio

Para levar o título municipal, o 1º de Maio teve uma campanha impecável, com 100% de aproveitamento. Em quatro jogos disputados, a equipe do Cabanas acumulou quatro vitórias, 30 gols feitos e apenas um sofrido.

***