Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 24 de novembro de 2024

Festival de Teatro Comunitário promove celebração da arte em Mariana

Durante cinco dias o evento proporcionou uma experiência diversificada para o público em vários locais da cidade

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Plateia assiste a uma projeção durante abertura do Festival de Teatro Comunitário
Abertura do 6º Festeco, no Cine Theatro de Mariana – Foto: Pedro Olavo/Agência Primaz

De 26 a 30 de setembro, Mariana foi ocupada pela arte de várias formas, com a 6ª edição do Festival de Teatro Comunitário (Festeco). Com uma programação que contava com espetáculos de teatro apresentados pelos estudantes de escolas da região e do IFMG, espaço para sarau de poesia e slam (espaço de manifestação artística livre), além de muita música, o festival celebrou a arte e principalmente sua conexão e potência com a juventude da região. Todo o envolvimento dos estudantes, da produção do evento, professores e professoras das escolas proporcionou para o público presente uma experiência enriquecedora do início ao fim.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Juliana Macedo, professora da disciplina de artes na Escola Estadual João Ramos Filho, no bairro Cabanas idealizou o projeto, ainda em 2017, realizando o 1º Festeco. No ano seguinte percebendo o potencial do festival e o apoio da coordenação pedagógica da escola, ampliou os esforços para produzir um evento ainda maior. Contava já na segunda edição com a Fase Estudantil, aberta para todas as escolas, além da Fase Nacional, convidando grupos de teatro amador de todo o país. “O mais importante é pensar que é um trabalho social, não é apenas uma contemplação artística. É um trabalho que desenvolve a abertura desses alunos para a sociedade, para poder se expressar”, explica Juliana.

Com peças de autores clássicos da dramaturgia encenadas por alunos das escolas da região, a disciplina de artes tem um caráter pedagógico único durante o processo de produção do evento, que começa na escola até o momento em que é apresentado para o público. Nesta edição foram apresentados espetáculos de autores como Willian Shakespeare, Dias Gomes e Nelson Rodrigues, em espaços como o Cine Theatro de Mariana e o auditório do ICSA.

Os estudantes que estão com a gente são cidadãos e formadores de opinião, é com esse discurso e essa prática diária que a gente vê como eles se sentem importantes e valorizados numa disciplina que muitas vezes não tem essa representatividade dentro das escolas”, relata a professora de história e gestora da Escola Estadual João Ramos Filho, Isânia Silva, explicando a importância do projeto e, especificamente, da disciplina de artes na formação dos alunos.

EStudante vestida de branco, com microfone e caderno nas mãos, declama poemas durante abertura do Festival de Teatro Comunitário
Emili Reis, na abertura do 6º Festeco, apresentando poemas autorais – Foto: Pedro Olavo/Agência Primaz

A estudante da Escola Estadual Antônio Pereira, Emili Reis, de 16 anos, apresentou poemas de sua autoria na noite de abertura do Festival de Teatro Comunitário. “Foi uma experiência muito legal estar na frente do público apresentando algo que eu criei. Foi incrível. “Eu fui aos poucos mostrando meus poemas para o meu professor, fui convidada para apresentar dois deles e agora eu me sinto mais incentivada a expor para as pessoas o que tenho escrito”, completa Emili.

O Festeco premia os estudantes que participaram e se dedicaram para mostrar se talento ao público, em categorias como melhor espetáculo, melhor ator e melhor atriz, entre outras. Na edição atual venceu como melhor espetáculo a apresentação de “O último carro”, de João das Neves.

*** 

Ver Mais