Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Equipe de eSport da UFOP vence campeonato nacional

Maior competição esportiva universitária da América Latina aconteceu em Brasília

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Integrantes da equipe de eSport da UFOP, em registro feito na sede dos Jogos Universitários Brasileiros, com símbolo da edição 2022 à frente
Equipe Madness, na sede dos Jogos Universitários Brasileiros - Foto: Divulgação/Equipe Madness

A Equipe Madness, da Atlética Loucomotiva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Campus de João Monlevade, conquistou o título de campeão na categoria Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), jogando contra a equipe Universidade de Brasília (UnB) Green Owls/DF, na disputa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em Brasília de 18 a 24 de setembro.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Os esportes eletrônicos ou eSports, vêm conquistando cada vez mais jovens. Na modalidade, que vem crescendo no mundo dos games, os jogadores atuam como atletas de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial ou on-line, através de plataformas de streaming em grandes competições.

Equipe de jogadores de eSports, diante de telas de computador, durante disputa de partida.
Participantes interagem com a equipe concorrente por meio dos computadores - Foto: Divulgação/Equipe Madness

A Madness surgiu em 2017 com o intuito de participar da Copa Leemg (Liga esportiva das Engenharias de Minas Gerais) de jogos eletrônicos. Desde o início, o time de eSport participa de campeonatos de jogos eletrônicos, em especial de CS. A equipe atual, composta pelos cinco integrantes do time campeão nacional (Victor, Gabriel, Leonardo, Lúcio e Pedro), foi escolhida na última seletiva, que ocorreu ainda em 2019.

De acordo com Victor Polito, estudante de Engenharia da Computação e atual capitão da equipe, a Madness vem conquistando classificações e se destacando em meio a outras equipes de eSports. “Durante a pandemia a gente despontou. Começou a jogar um campeonato atrás do outro, ganhar e tal. Inclusive, a gente participou dos jogos nacionais ano passado e ficamos em terceiro. Participamos esse ano de novo e ganhamos“, afirmou o jogador à reportagem Agência Primaz.

Em 2022, a equipe foi participar dos jogos em Brasília sem expectativas, já que segundo Polito, não estavam treinando tanto quanto deveriam. Apesar disso, acabaram vencendo as equipes concorrentes e conquistando o campeonato nacional.

Equipe vice-campeã também é destaque nacional em eSport

Montagem com equipes adversárias de eSport, disputando uma partida em computadores
Campeonatos são feitos em salas com computadores de ponta e acesso à internet - Foto: Divulgação/Equipe Green Owls

A equipe Green Owls, da UnB, começou sua atividade a participar de competições também em 2017, mas restrita ao jogo League of Legends (LoL), passando depois a disputar incluindo outras modalidades de jogos digitais. Para a equipe, os objetivos principais são criar uma comunidade gamer na universidade e dar oportunidades para os alunos se desenvolverem nas suas áreas dentro do clube, além de preparar os atletas para as disputas.

No próximo ano, de 8 a 19 de agosto, acontece em Ecaterimburgo (Rússia) a 32ª edição dos Jogos Universitários Mundiais, organizados pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU).

***