- UFOP
Equipe de eSport da UFOP vence campeonato nacional
Maior competição esportiva universitária da América Latina aconteceu em Brasília
Compartilhe
A Equipe Madness, da Atlética Loucomotiva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Campus de João Monlevade, conquistou o título de campeão na categoria Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), jogando contra a equipe Universidade de Brasília (UnB) Green Owls/DF, na disputa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em Brasília de 18 a 24 de setembro.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Os esportes eletrônicos ou eSports, vêm conquistando cada vez mais jovens. Na modalidade, que vem crescendo no mundo dos games, os jogadores atuam como atletas de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial ou on-line, através de plataformas de streaming em grandes competições.
A Madness surgiu em 2017 com o intuito de participar da Copa Leemg (Liga esportiva das Engenharias de Minas Gerais) de jogos eletrônicos. Desde o início, o time de eSport participa de campeonatos de jogos eletrônicos, em especial de CS. A equipe atual, composta pelos cinco integrantes do time campeão nacional (Victor, Gabriel, Leonardo, Lúcio e Pedro), foi escolhida na última seletiva, que ocorreu ainda em 2019.
De acordo com Victor Polito, estudante de Engenharia da Computação e atual capitão da equipe, a Madness vem conquistando classificações e se destacando em meio a outras equipes de eSports. “Durante a pandemia a gente despontou. Começou a jogar um campeonato atrás do outro, ganhar e tal. Inclusive, a gente participou dos jogos nacionais ano passado e ficamos em terceiro. Participamos esse ano de novo e ganhamos“, afirmou o jogador à reportagem Agência Primaz.
Em 2022, a equipe foi participar dos jogos em Brasília sem expectativas, já que segundo Polito, não estavam treinando tanto quanto deveriam. Apesar disso, acabaram vencendo as equipes concorrentes e conquistando o campeonato nacional.
Equipe vice-campeã também é destaque nacional em eSport
A equipe Green Owls, da UnB, começou sua atividade a participar de competições também em 2017, mas restrita ao jogo League of Legends (LoL), passando depois a disputar incluindo outras modalidades de jogos digitais. Para a equipe, os objetivos principais são criar uma comunidade gamer na universidade e dar oportunidades para os alunos se desenvolverem nas suas áreas dentro do clube, além de preparar os atletas para as disputas.
No próximo ano, de 8 a 19 de agosto, acontece em Ecaterimburgo (Rússia) a 32ª edição dos Jogos Universitários Mundiais, organizados pela Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU).