Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Ninguém tem vantagem na final da 1ª Divisão em Mariana

Empate entre 08 de Dezembro e Águia de Ouro deixa definição do título para o segundo jogo da fase final

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Montagem com fotos das equipes do Águia de Ouro e 08 de Dezembro, que disputaram a partida de ida da final da 1ª Divisão de Mariana

Sob forte sol, a tarde desse sábado (29), no campo do União Passagense, 08 de Dezembro e Águia de Ouro fizeram uma partida nervosa, mascada pelo equilíbrio, com prevalência de uma equipe em cada tempo de jogo. Com gols de Saulo (08 de Dezembro) no 1º tempo, e de Andrezinho (Águia de Ouro) na etapa final, o título vai ser decidido no próximo sábado (05) e, em caso de empate, as penalidades vão definir o campeão de 2022 da 1ª divisão do Campeonato de Futebol Amador de Mariana.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A novidade da primeira partida da fase final da 1ª Divisão em Mariana foi a presença de um quarteto de arbitragem. Marcélio Marques foi escalado para o jogo, com Robson José dos Santos e Rafael Marques como assistentes, e José Benvindo da Costa atuando na lateral do campo.

Quatro árbitros, de calções pretos e camisas alaranjadas com detalhes em preto, posam para foto oficial, junto com os capitães das equipes que disputaram a primeira partida da final da 1ª Divisão
A partida contou com um quarteto de arbitragem, pela primeira vez no campeonato – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Pré-jogo da primeira partida da final da 1ª Divisão

Com diferentes graus de dificuldade na semifinal, 08 de Dezembro e Águia de Ouro pretendiam conquistar vantagem no placar da primeira partida da final, já que nenhuma das equipes teria a possibilidade de jogar em seus próprios domínios. O jogo desse sábado, em Passagem de Mariana, teve como mandante teórico a equipe do 08 de Dezembro, com a final marcada para ser disputada no distrito de Padre Viegas.

No sábado anterior (22), jogando no Estádio Emílio Ibrahim (campo do Guarany), e Mariana, o 08 de Dezembro reverteu a vantagem que o Morro de Santana havia conquistado na primeira partida da semifinal. Perdendo por 3 a 1, a equipe de Cachoeira de Brumado conseguiu uma heroica virada e, nos pênaltis, obteve a vaga na fase final.

Falando à reportagem da Agência Primaz, Donizete, técnico do 08 de Dezembro, lembrou as dificuldades enfrentadas para garantir a classificação. demonstrou sua esperança de que a equipe não repetisse os erros da última partida. “No último jogo a gente começou bem, administrando a partida, tivemos chance de fazer, fizemos um e podíamos ter feito até dois, três. Mas depois tivemos dois vacilos lá e tomamos dois gols, depois mais um. Virou três no primeiro tempo, mas nós conversamos no segundo tempo, acertamos o time, graças a Deus conseguimos a virada e fomos ‘pros’ pênaltis”.

Em relação à primeira partida da final, Donizete afirmou que conversou com seus atletas para que a equipe não repetisse os erros da última partida, reconheceu as virtudes do adversário, mas demonstrou esperança em um resultado positivo.

Hoje é decisão, e vamos conversar aqui ‘pra’ que não haja as falhas que aconteceram no jogo passado. O Águia foi primeiro colocado do grupo, né? Eu até assisti o último jogo deles [contra o São Caetanense]. Eu vi a reprise do jogo umas três vezes, e eles tem aí uns três jogadores que desequilibram. Então a gente vai tentar fazer uma marcação individual nesses três, ‘pra’ tentar isolar. Mas o 08 de dezembro é o 08, né? Tem uma excelente equipe, um grande plantel, acostumado com decisões e, Deus quiser a gente vai sair daqui com a vitória”, completou.

Do outro lado, Rivaldo Silva, presidente do Águia de Ouro, lembrou os últimos resultados da equipe, que conquistou duas vitórias na fase semifinal, mas destacou a tradição do 08 de Dezembro. “A gente vem numa crescente muito boa, mas do outro lado tem um adversário, que é copeiro. A gente reconhece isso e respeita muito, mas nós viemos aqui hoje ‘pra’ fazer uma vantagem aqui. Não vou dizer um a zero, dois a zero, o que for, e deixar ‘pra’ decidir na final”.

O dirigente afirmou que sua preferência era pela disputa do título em partida única, devido à impossibilidade de ambas as equipes jogarem em seus próprios campos, mas ressaltou que essa regra já estava acertada no regulamento. “Por mim faria um jogo só, eu acho que facilitava bem coisa, porque não tem vantagem de você jogar em casa. Nós não temos campo. Eles também não. O campo que a gente tem não oferece condições ‘pra’ jogo. Mas, então, a gente está aí e supertranquilo, satisfeito porque a gente é um troféu que não tem no lá no morro [Bairro Cabanas] ainda”, finalizou.

*** Continua depois da publicidade ***

Vantagem do 08 de Dezembro

Com pontapé inicial do Águia de Ouro, o primeiro tempo do jogo teve alguns minutos de nervosismo e passes errados de ambos os lados. Mas, aos 5min, surgiu a primeira chance do 08 de Dezembro, em uma jogada pela direita, que terminou com o chute alto de Biel, sem assustar o goleiro Endão.

A resposta do Águia de Ouro veio aos 10min. Depois de reposição de tiro de meta, a defesa da equipe de Cachoeira do Brumado cortou mal e a bola ficou com Igor, que cortou para dentro e bateu de esquerda, mas foi bloqueado pela zaga. Na sobra, a bola foi rolada para Andrezinho, mas o chute saiu errado, cobrindo a meta de Elvis.

O jogo prosseguiu com muita disputa de bola no meio de campo e, aos poucos, o 08 de Dezembro passou a ter mais posse de bola. Escalado em um esquema 4-4-2, o Águia de Ouro não conseguia dominar as ações, principalmente porque os ponteiros Jorge e Biel recuavam até a intermediária e anulavam os volantes adversários, partindo depois em rápidos contra-ataques, abastecidos por Saulo, que jogava praticamente sem marcação.

Apesar disso, a equipe do bairro verde-amarela não conseguia criar chances reais de gol, com decisões equivocadas dos atacantes e repetidos erros de passe do meio-campista Saulo, resultando em chutes de longa e média distância, praticamente todos sem direção.

Já a equipe do bairro Cabanas tentava forçar as jogadas com um revezamento de Andrezinho e Igor pela direita, em cima do lateral Paulo Leandro. Mas foi pela esquerda que saíram dois lances, praticamente em sequência, de grande perigo e possibilidade de abertura do placar para o Águia de Ouro. No primeiro, Leone bateu falta da esquerda, encobrindo a barreira, mas Elvis conseguiu defender. Em seguida, Jefinho chutou forte, de fora da área, mas a bola foi pela linha de fundo, passando muito perto do travessão.

Um minuto depois, devido ao calor, o árbitro Marcélio Marques interrompeu a partida, para a parada técnica.

Jogadores do )8 de Dezembro (uniforme amarelo e verde) e jogadores do Águia de Ouro (uniforme azul e amarelo), na parada técnica da primeira partida da final da 1ª Divisão

Na retomada da partida, o ligeiro predomínio do 08 de Dezembro deu resultado. Depois de uma reversão de arremesso lateral, Paulo Leandro acionou Jorge, a bola foi passada, em profundidade para Biel que ganhou de Bruno e caiu na área. Muito perto do lance, o árbitro marcou o pênalti, muito contestado pelos jogadores do Águia, inclusive em relação à inversão do lateral, no início da jogada.

Saulo bateu rasteiro, no canto direito de Endão, que acertou o canto, mas foi surpreendido com a batida lenta, vendo a bola passar sob o seu corpo.

Jogadores observam batida de pênalti. Ao fundo, goleiro cai para o canto direito, mas não consegue fazer a defesa.
Batida rasteira de Saulo surpreendeu o goleiro do Águia, que não conseguiu fazer a defesa – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

*** Continua depois da publicidade ***

Intervalo de jogo

Falando à reportagem da Agência Primaz, Donizete reclamou de erros de marcação e do nervosismo de seus jogadores, tentando decidir de qualquer maneira as jogadas. “A gente vai tentar procurar melhorar nossa marcação, que está deixando um pouquinho a desejar do lado direito. É um jogo complicado, um jogo de pegada, a gente sabia que ia ser assim pela qualidade que eles têm, né? Precisa ter cabeça fria, ter tranquilidade, tocar mais a bola”.

Do lado do Águia de Ouro, Diego Miranda se mostrou preocupado com a marcação e reclamou da penalidade marcada. “nosso time perdeu um pouco no meio de campo, meus dois zagueiros estavam precisando sair ‘pra’ dar o combate. Foi quando, infelizmente, foi marcado um pênalti bastante duvidoso, que fez esse placar de 1 a 0”.

Confiante na possibilidade de reverter a desvantagem, Diego afirmou que pretendia esperar de 10 a 15 minutos para ver a necessidade de mudanças na equipe.

Reação do Águia de Ouro

As conversas de Diego com seus atletas pareceram dar resultado já no início da segunda etapa, com mais disposição na marcação e maior mobilidade dos homens de ataque, principalmente de Andrezinho, que recuava para iniciar as jogadas e se apresentava para a continuidade, principalmente pelo lado esquerdo do ataque.

Aos 9min, uma sucessão de oportunidades para o gol de empate. Evaldo cruzou da direita, a bola passou por todo mundo e se ofereceu para Jefinho que bateu cruzado, de primeira e com força, visando o ângulo esquerdo da meta. Elvis se esticou todo e fez uma excelente defesa parcial. Evaldo evitou a saída e fez novo cruzamento para a cabeçada de Luquinha, para mais uma defesa fantástica do goleiro do 08 Maluco. Mas não foi só isso, a sobra ficou com Jefinho, na lateral da área, pelo lado esquerdo. Mais uma bola alta, mais uma cabeçada de Luquinha, desta vez para fora, à direita do gol.

Goleiro salta para o canto esquerdo, mas não consegue evitar o gol do Água de Ouro na primeira partida da final da 1ª Divisão
Elvis, goleiro do 08 de Dezembro, foi o principal destaque individual da partida, mas não conseguiu defender o chute cruzado de Andrezinho – Foto: Fábio Júlio/LEMA

Aos 14min aconteceu a primeira mudança, com Takayama substituindo Paulo Leandro, no 08 de Dezembro. Imediatamente em seguida, a equipe auriceleste conseguiu o empate. Carangola fez arremesso lateral, Leone escorou de cabeça e Andrezinho, de dentro da área, bateu cruzado, forte e rasteiro no canto esquerdo de Elvis que não conseguiu fazer a defesa. Em seguida, contundido, o volante Neném foi substituído por Lelinho, na tentativa de dar maior poder de ataque do 08 de Dezembro.

O jogo, entretanto, voltou a não ter prevalência clara de uma equipe sobre a outra, com muitos erros de passe e jogadas decididas mais na vontade do que na técnica. As 36min, Iago assustou o goleiro do Águia, em cobrança de falta quase frontal, mas a bola saiu pela linha de fundo, passando rente ao travessão. A resposta veio rápida, também em cobrança de falta, com Andrezinho colocando a bola à esquerda de Elvis. Os dois técnicos fizeram várias mexidas, mas não houve alteração do placar, embora Luquinha tenha tentado uma bola colocada, aos 39min, que passou à esquerda do goleiro da equipe de Cachoeira do Brumado.

Já nos acréscimos, o zagueiro Hudson segurou Andrezinho, levou o segundo cartão amarelo, e em seguida o vermelho. Com isso, fica de fora da segunda partida da fase final da 1ª Divisão do Campeonato Amador de Mariana, marcada pela Liga Esportiva de Mariana (LEMA) para o próximo sábado (05), às 15h, no distrito de Padre Viegas.

Arte: Divulgação/LEMA

***