Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é domingo, 24 de novembro de 2024

Equipe de MMA sediada em Mariana acumula vitórias e oferece projetos sociais à comunidade

Com nomes de peso do cenário das artes marciais, Libertas Esporte Combate leva o nome da Primaz de Minas a diversas partes do mundo

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Em local com piso e paredes revestidas com borracha azul, 4 lutadores de MMA fazem treinamento de kickboxing
Atletas fazem treinamento pesado, de segunda a sábado, duas vezes por dia - Foto: Lucas Barbosa/Agência Primaz

A cidade de Mariana é referência em diversas modalidades esportivas, como ciclismo, e agora caminha para se tornar um polo do Mixed Martial Arts (MMA), com a Libertas Esporte Combate. A equipe, liderada pelo experiente treinador André Benkei, possui um plantel de lutadores e técnicos renomados no mundo da luta, além de oferecer treinamentos gratuitos à comunidade.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Com mais de 30 anos de carreira, André Benkei, natural do Rio de Janeiro, desembarcou em Mariana em 2021, graças à indicação de um amigo que mora na cidade. Na primeira vila de Minas, o treinador chegou com a missão de dar sequência à criação da Libertas Esporte Combate, além de assumir a Federação Mineira de Boxe Olímpico. “Como eu estava vindo ‘pra’ cá, o responsável pelos esportes olímpicos do Brasil, meu amigo particular, aproveitou que Minas tinha um problema com o boxe olímpico, ele me ofereceu para assumir a Federação de Boxe de Minas Gerais. Criar uma nova federação, porque estava desfiliada, muitos anos sem um trabalho sério”, revelou.

Logo no primeiro ano de trabalho, os frutos foram colhidos. Em dezembro de 2021, Mariana sediou o 1º Campeonato Mineiro de Boxe Olímpico, evento que contou com presenças ilustres, como a medalhista olímpica Bia Ferreira e o renomado ex-lutador Rodrigo Minotauro. Segundo Benkei, à época, esse foi o maior torneio de boxe olímpico da história do Brasil.

Atleta, sem camisa e luvas de boxe, executa chute em saco de treino, observado pelo treinador de MMA, André Benkei
André Benkei (centro) orientando treino de Wallyson Maguila, uma das esperanças de cinturão da equipe - Foto: Lucas Barbosa/Agência Primaz

Os integrantes do time treinam de segunda-feira a sábado, duas vezes por dia, totalizando quatro horas diárias. Para 2023, a expectativa da Libertas Esporte Combate é a contratação de um profissional cubano para os treinos de boxe. O staff acredita que esse reforço elevaria o nível da preparação da equipe a ponto de superar a Seleção Brasileira da categoria.

Para se manter vivo na luta

A equipe Libertas Esporte Combate sobrevive através de patrocínios privados. Em terras marianenses, os lutadores têm trabalhado para conseguirem acordos com empresas locais, ou que atuem no território. “Estamos procurando fazer projetos para trazer patrocínios. A gente espera que a cidade, com tantas mineradoras, nos ajude. A gente quer levar esses projetos para dentro das comunidades, e trazer o menor de Mariana, tirar das ruas e colocar no melhor caminho, que é o esporte. Tivemos algumas sondagens das mineradoras, mas ainda não se concretizaram”, explicou André Benkei.

*** Continua depois da publicidade ***

Poder público e projetos sociais no ringue

Uma das maiores intenções da Libertas Esporte Combate é a realização de treinamentos abertos à comunidade de Mariana. As atividades começaram em outubro, também no Complexo Esportivo da Chácara, e já contam mais de 30 pessoas beneficiadas.

À reportagem da Agência Primaz, André Benkei revelou que há conversas com a Prefeitura Municipal para a construção de um Centro Olímpico em 2023, no terreno ao lado do complexo. Essa novidade seria fundamental para o crescimento do nível técnico do esporte na cidade. Para o treinador, a intenção é realizar um trabalho de base em Mariana e que, nos próximos anos, possam aparecer lutadores naturais da cidade. “A gente está fazendo o trabalho de base com o pessoal de Mariana. A gente acredita que, em [alguns] anos, teremos alguns expoentes nascidos em Mariana, graças a esses projetos sociais que estão sendo oferecidos. Nisso, temos que agradecer a Prefeitura. Provavelmente, vamos ter um Centro Olímpico aqui ao lado, em que o diferencial de boxe e wrestling será muito grande em termos técnicos”, afirmou.

Aos 23 anos, Gabriel Diniz, morador do bairro São Gonçalo, mostrou imensa satisfação com os treinamentos abertos à comunidade. Ele pratica jiu-jitsu duas vezes por semana. “Nunca tive contato com arte marcial. Está sendo muito bom, estou gostando bastante. O pessoal é muito bacana. Eu apreciei muito o ensinamento deles. É bom ter projetos assim porque redireciona a mente do pessoal para coisas boas. Não deixa espaço vago para coisas ruins”, avaliou o projetista.

Participantes do projeto social, fazem exercícios de
Em aula de kickboxing, marianenses comemoram opção a mais para realização de atividade física - Foto: Lucas Barbosa/Agência Primaz

As aulas de jiu-jitsu são ministradas pelo lutador Leonardo Genuíno, que iniciou sua caminhada no esporte através de projetos sociais. “Sou cria de projeto social. Vim de um projeto onde pessoas depositaram a confiança e o tempo deles em mim. Graças a eles, hoje sou instruído, posso dar aula, vivo do esporte, e posso passar isso para as próximas gerações. O objetivo de qualquer projeto é a inclusão social. Minimizar o tempo da molecada na rua e trazer ‘pra’ perto algo que possa agregar na vida deles. É dar uma perspectiva diferente de vida para eles, trazer disciplina, confraternização, amizade”, relatou o profissional.

Os treinamentos para a comunidade acontecem de forma gratuita, de segunda a quinta, abrangendo três modalidades oferecidas no Complexo Esportivo da Chácara, localizado na Rua Salomão de Vasconcelos, nº7, bairro São José (Chácara)

Confira os horários das atividades:

    • Boxe: segundas e quartas – 8h
    • Kickboxing: segundas e quartas – 19h
    • Jiu-jitsu: terças e quintas – 19h

*** 

Ver Mais