- Mariana
Águia de Ouro conquista título inédito do Campeonato de Mariana
Em alto estilo, time da Cidade Alta bate 08 de Dezembro e confirma favoritismo com grande atuação na segunda partida da final.
Compartilhe
O distrito de Padre Viegas foi o palco da festa do Águia de Ouro, nesse sábado (05), com a vitória diante do 08 de Dezembro, por 3 a 0, que culminou no título municipal de futebol para a equipe do Bairro Cabanas. Com jogadores de destaque da região, o clube fundado em 2005 chegou a seu primeiro troféu oficial.
*** Continua depois da publicidade ***
***
No primeiro jogo da final, com mando do 08 de Dezembro, os times empataram em 1 a 1. Mesmo atuando longe da Arena Badaró, no entanto, o Águia de Ouro conseguiu vencer o duelo de volta, sob olhares de um bom público presente na Arena Parque das Laranjeiras.
A final coroou o retorno das atividades do futebol marianense após três anos de paralisação, em consequência do Covid-19, como comemora Aloísio Caburé, presidente da Liga Esportiva de Mariana. “Então, graças a Deus, depois de anos, uma festa muito bonita. Fechamos com chave de ouro o calendário, e agora é fazer para encerrar o calendário da liga. Uma grande festa, um grande jogo, fechamos todos os campeonatos, desde a base até primeira e segunda divisão. O futebol de Mariana só tem a ganhar“, ressaltou.
Show azul e amarelo
Dentro de campo, o domínio foi do Águia de Ouro. Com nomes de peso, contratados do futebol de Ponte Nova e região, como o goleiro Hendão e o atacante Andrezinho, o time foi para cima de um desfalcado 08 de Dezembro, que não contou com o xerife Hudson. Por isso, o experiente Paulo Leandro formou a dupla de zaga com Naldinho, abrindo vaga para Bruno na ala esquerda.
E foi pelo setor do lateral que o time mandante conseguiu abrir o placar, aos 34 minutos. Após passe do maestro Leone, Andrezinho finalizou contra Elvis, que deu rebote. O lateral-esquerdo Bruno, com a missão de afastar o perigo, furou, deixando livre o ponta Igor da Estiva, para abrir o placar para o time da Cidade Alta.
Com história na cena do futebol amador de Mariana, o camisa 7 revelou que superou dores para entrar em campo no embate. “Uma sensação incrível. Já tive a oportunidade de ser campeão com o Olimpic. Hoje, é de imensa satisfação poder dar o primeiro título ao Águia de Ouro. Vim confiante para essa partida, tratei de uma dor no tornozelo durante a semana, queria muito jogar essa partida, tive a oportunidade de fazer o gol. Agora é só comemorar!”, comentou Igor.
Não demorou muito para o Águia de Ouro ampliar o marcador. Aos 39 minutos, Andrezinho recebeu cruzamento de Jefinho, dominou no peito e fuzilou para as redes, sem chances para o goleiro do Oito Maluco.
*** Continua depois da publicidade ***
Golpe de misericórdia do Águia de Ouro
Na etapa final, o jogo ganhou tons de tensão, e o 08 de Dezembro se lançou ao ataque, com uma profusão de atacantes. No entanto, as mudanças do técnico Donizete Cabeção não surtiram o efeito esperado. Pelo contrário, o Leão acabou tendo Paulo Leandro expulso, depois de receber o segundo cartão amarelo.
Como se não bastasse, na reta final, o volante Titico saiu em contra-ataque e, completamente livre, ficou livre para anotar o terceiro gol azul e amarelo. Com 3 a 0 na finalíssima e 4 a 1 no placar agregado, o Águia de Ouro chegou ao seu primeiro título no Campeonato Amador de Mariana.
Festa e espírito esportivo
Após o apito final, uma grande comemoração foi realizada no gramado, com as presenças de diversas autoridades municipais, como vereadores e o prefeito interino Ronaldo Bento (PSB). O chefe do executivo parabenizou as duas equipes e destacou a importância de eventos esportivos serem feitos cada vez mais na cidade.
Do lado derrotado, muito respeito ao campeão. Paulo Leandro, capitão da equipe, recebeu a taça de segundo lugar e valorizou a campanha feita pelo 08 de Dezembro. “Sensação um pouco triste, porque queríamos ser campeões. Uma partida de futebol, só vence um. Hoje, o time do Águia de Ouro foi muito feliz, jogou muita bola. Nosso time lutou, batalhou, infelizmente o resultado não foi o que queríamos. É levantar a cabeça, se preparar para o ano que vem, pois temos que melhorar”.
Durante o torneio, o time teve de mandar suas partidas no campo do União, em Passagem de Mariana, e o zagueiro destacou a necessidade de que o campo da equipe, em Cachoeira do Brumado, seja disponibilizado ao time novamente “[Quero] ressaltar aqui a importância que é o campo de Cachoeira do Brumado. É o terceiro ano que estamos jogando só fora de casa. Não digo que jogar em Cachoeira faria nosso time ser campeão, mas é uma força muito grande que teríamos. Fica a observação para que as autoridades possam olhar com carinho para nós, não só pelo adulto, mas também pela categoria de base, temos ótimos meninos que não têm onde jogar”, cobrou.
Do lado adversário, a alegria tomou conta dos torcedores presentes, jogadores, comissão técnica e direção do Águia do Outro. O presidente Rivaldo Félix exaltou a parceria com os atletas de Ponte Nova, e desabafou ao relembrar as críticas que recebeu durante o caminho.
Eternizado na História
Com a taça, o Águia de Ouro entra na honrosa galeria de times vencedores da 1ª divisão de Mariana. O maior vencedor ainda é o Guarany, com 16 títulos conquistados. Já o 08 de Dezembro é o segundo maior ganhador, com seis taças.
O calendário do futebol amador de Mariana em 2022 será finalizado com o torneio municipal de veteranos, previsto para ter início nas próximas semanas.
Ficha técnica:
Data e horário: sábado, 5 de novembro, 15h
Local: Arena Parque das Laranjeiras (Padre Viegas)
Árbitro: Antônio Crisóstomo
Assistentes: Eduardo Rocha e Pedro Henrique
Gols: Igor da Estiva (34 min/1T), Andrezinho (39 min/2T) e Titico (45 min/2T)
Águia de Ouro: Hendão, Bruno, Xim e Vitor Hugo; Evaldo, Titico, Lucas e Jefinho; Andrezinho, Igor da Estiva e Leone. Técnico: Diego Miranda.
08 de Dezembro: Elvis, Pepeu, Naldinho, Paulo Leandro e Bruno; William, Luís Felipe e Saulo; Jardian, Pardal e Lohan. Técnico: Donizete Cabeção.