- Mariana
Abertura da Semana da Consciência Negra, em Mariana, exibe o filme “Marte Um”
Obra da produtora mineira “Filmes de Plástico” é a indicada para representar o Brasil no Oscar, na primeira vez que um filme de um diretor negro ocupa esse espaço
Compartilhe
Na noite dessa quarta-feira (16), a exibição do filme “Marte Um”, no Cine Theatro Municipal, marcou a abertura da Semana da Consciência Negra, promovida pelo Coletivo Negro de Mariana (MNM), com programação que se estende até domingo (20). Sem muito barulho antes de sua estreia, a obra ganhou força quando foi exibida nas salas de cinema do país e escolhida para representar o Brasil no Oscar 2023. A Semana da Consciência Negra, em Mariana, é regulamentada pela Lei 2.302, de 20 de outubro de 2009, de autoria de Aída Anacleto, que atualmente preside o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Mariana (Compir).
*** Continua depois da publicidade ***
***
“Nós já avançamos desde 2009, quando ainda estava prevista uma Semana da Consciência Negra. Hoje já falamos em um mês inteiro para discutir o tema. Esse é um momento importante de reflexão na nossa cidade, que tem uma dívida gigantesca com o povo preto”, aponta Aída Anacleto. “Isso é fruto de muita luta, nós só estamos aqui porque somos resistentes. Nós queremos estar no orçamento do município, para que nossa população consiga acessar o que é nosso por direito, cultura, saúde, educação, por exemplo”, ressalta.
“A dificuldade do Conselho funcionar é que não temos a presença da Gestão Pública, temos somente a sociedade civil. Precisamos da participação das diversas secretarias para fortalecer a nossa caminhada, não temos, por exemplo, a implementação da lei que garante a saúde da população negra e ainda lutamos com a dificuldade de implementar a lei que garante o ensino da história afro-brasileira e africana nas escolas”, afirma Aída.
O Coletivo Negro de Mariana foi formado em 2019, reunindo vários coletivos que já estavam na luta antirracista na região, unificando suas pautas e suas ações. “Após a sessão nós ouvimos do público que, assim como nós, também se identificaram com o filme, porque está ligado ao nosso cotidiano. Não é aquela produção de Hollywood de super-heróis salvando o mundo, mas os super-heróis do dia a dia”, exemplifica Natanael Marques, morador do Bairro Cabanas e membro do MNM.
O filme de Gabriel Martins passará por uma série de filtros em uma lista com filmes do mundo todo, para que cinco nomes sejam selecionados para integrar a categoria de “Melhor Filme Internacional” na premiação do Oscar do próximo ano. Com elenco principal formado por atrizes e atores negros, a obra desenvolve um enredo focado no cotidiano de uma família negra em uma cidade desigual.
A Semana da Consciência Negra vai ser encerrada no domingo (20), com extensa programação diária, das 14 às 20h30. O último dia é dedicado à reflexão, já que faz referência à memória do dia em que Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, foi morto por bandeirantes.
No domingo, estão programadas apresentações de grupos culturais negros do município, como o Congado da Barroca, além de artistas locais. “Nós estamos em uma cidade histórica, por isso a necessidade de ter um movimento negro aqui é muito grande. Para mostrar que muitos lugares de Mariana não são ocupados pela população negra daqui e esses lugares são nossos também, como o Cine Theatro Municipal”, finaliza Natanael.