- Brasil nas Copas do Mundo - Parte 1
Brasil não perde há 84 anos em estreias de Copa do Mundo
Apontada como favorita, seleção brasileira busca hexa para se distanciar de Alemanha e Itália, esta última fora da Copa do Catar
Compartilhe
A estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar acontece nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia, no Estádio Lusail. A Seleção entra em campo para conquistar os três pontos, afastar as possibilidades de zebras e, de quebra, manter um tabu que já dura oito décadas. Único time a disputar todas as edições de Mundiais, o Brasil já realizou 21 estreias no torneio, com apenas duas derrotas, ambas em 1930 e 1934, nas duas primeiras Copas. De lá para cá, a Canarinho acumulou vitórias e, no máximo, derrapou com empates, como aconteceu em 2018. Nesta série, a Agência Primaz relembra alguns momentos da trajetória do Brasil nos mundiais, rodada a rodada.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Duas derrotas e uma vitória
O primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo não foi bem-sucedido. O time não encarou a competição jogada no Uruguai com a importância de edições posteriores, até mesmo pelo caráter experimental. Segundo jornais da época, grandes jogadores da época não foram convocados, e a lista priorizou jogadores do futebol carioca, o que culminou em uma campanha fraca, com o time não passando da primeira fase. A partida inicial foi diante da Iugoslávia, com revés por 2 a 1. O gol verde e amarelo – à época vestido de branco – foi de Preguinho, que se eternizou como o primeiro brasileiro a marcar em Mundiais.
Quatro anos depois, em 34, nova decepção para o país, já que a seleção perdeu por 3 a 1 para a Espanha. O gol solitário do Brasil foi marcado por Leônidas da Silva, um dos maiores jogadores da história.
O Brasil estreou com vitória, pela primeira vez, em 1938, contra a Polônia, por 6 a 5. Desde então, são 84 anos sem perder uma primeira partida em mundiais.
Baile em casa e "Maracanazo"
A Copa do Mundo de 1950 terminou de forma trágica para o Brasil, mas o início foi animador. Diante de 81 mil pessoas no Maracanã, a Seleção anfitriã goleou o México por 4 a 0, com gols de Ademir de Menezes (duas vezes), Jair e Baltazar. Apesar da excelente campanha, o Brasil ficou apenas com a segunda colocação do torneio, perdendo a decisão para o Uruguai, em episódio marcado como “Maracanazo”.
*** Continua depois da publicidade ***
Primeiro e segundo títulos com o pé direito
Após quatro tentativas sem sucesso, o Brasil finalmente conquistou a Copa do Mundo em 1958, disputada na Suécia. Para chegar à taça, o encantador escrete de Pelé, Didi e companhia venceu seis partidas, empatou uma e não perdeu. Na estreia, a vítima foi a Áustria, com um sonoro 3 a 0. Os gols foram de José Altafini (Mazzola) e Nilton Santos, em duas ocasiões.
Já no Mundial seguinte, em 1962, mais uma grande estreia. Com 2 a 0 para cima do México, a Seleção Brasileira garantiu a vitória e arrancou para o bicampeonato. Os destaques foram Pelé e Zagallo, autores dos gols.
Passeio do esquadrão verde-amarelo
Na Copa do Mundo de 1970, o Brasil atingiu, para muitos, seu ápice na história do futebol, com um time ofensivo, envolvente e cheio de talentos. À época, a imprensa comentou que Zagallo escalou um time com cinco “camisas 10”: Pelé, Gerson, Tostão, Rivellino e Jairzinho. A estreia foi um aperitivo do que viria, e a Canarinho goleou a Tchecoslováquia por 4 a 1, com gols de Rivelino, Pelé e dois de Jairzinho.
Outros jogos da 1ª rodada nas demais Copas do Mundo
- 1954 – Brasil 5×0 México
- 1966 – Brasil 2×0 Bulgária
- 1974 – Brasil 0x0 Iugoslávia
- 1978 – Brasil 1×1 Suécia
- 1982 – Brasil 2×1 União Soviética
- 1986 – Espanha 0x1 Brasil
- 1990 – Brasil 2×1 Suécia
- 1994 – Brasil 2×0 Rússia
- 1998 – Brasil 2×1 Escócia
- 2002 – Brasil 2×1 Turquia
- 2006 – Brasil 1×0 Croácia
- 2010 – Brasil 2×1 Coreia do Norte
- 2014 – Brasil 3×1 Croácia
- 2018 – Brasil 1×1 Suíça