Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil não perde há 84 anos em estreias de Copa do Mundo

Apontada como favorita, seleção brasileira busca hexa para se distanciar de Alemanha e Itália, esta última fora da Copa do Catar

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Sobre fundo verde, jogador com uniforme amarelo, dá um voleio na bola, estilizada com a bandeira brasileira
Arte: Isabela Vilela/Agência Primaz

A estreia do Brasil na Copa do Mundo do Catar acontece nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia, no Estádio Lusail. A Seleção entra em campo para conquistar os três pontos, afastar as possibilidades de zebras e, de quebra, manter um tabu que já dura oito décadas. Único time a disputar todas as edições de Mundiais, o Brasil já realizou 21 estreias no torneio, com apenas duas derrotas, ambas em 1930 e 1934, nas duas primeiras Copas. De lá para cá, a Canarinho acumulou vitórias e, no máximo, derrapou com empates, como aconteceu em 2018. Nesta série, a Agência Primaz relembra alguns momentos da trajetória do Brasil nos mundiais, rodada a rodada.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Duas derrotas e uma vitória

O primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo não foi bem-sucedido. O time não encarou a competição jogada no Uruguai com a importância de edições posteriores, até mesmo pelo caráter experimental. Segundo jornais da época, grandes jogadores da época não foram convocados, e a lista priorizou jogadores do futebol carioca, o que culminou em uma campanha fraca, com o time não passando da primeira fase. A partida inicial foi diante da Iugoslávia, com revés por 2 a 1. O gol verde e amarelo – à época vestido de branco – foi de Preguinho, que se eternizou como o primeiro brasileiro a marcar em Mundiais.

Quatro anos depois, em 34, nova decepção para o país, já que a seleção perdeu por 3 a 1 para a Espanha. O gol solitário do Brasil foi marcado por Leônidas da Silva, um dos maiores jogadores da história.

O Brasil estreou com vitória, pela primeira vez, em 1938, contra a Polônia, por 6 a 5. Desde então, são 84 anos sem perder uma primeira partida em mundiais.

Baile em casa e "Maracanazo"

A Copa do Mundo de 1950 terminou de forma trágica para o Brasil, mas o início foi animador. Diante de 81 mil pessoas no Maracanã, a Seleção anfitriã goleou o México por 4 a 0, com gols de Ademir de Menezes (duas vezes), Jair e Baltazar. Apesar da excelente campanha, o Brasil ficou apenas com a segunda colocação do torneio, perdendo a decisão para o Uruguai, em episódio marcado como “Maracanazo”.

Jogadores disputam partida da Copa do Mundo de 1950
Brasil fez grandes atuações em 1950 - Foto: Divulgação/CBF

*** Continua depois da publicidade ***

Primeiro e segundo títulos com o pé direito

Após quatro tentativas sem sucesso, o Brasil finalmente conquistou a Copa do Mundo em 1958, disputada na Suécia. Para chegar à taça, o encantador escrete de Pelé, Didi e companhia venceu seis partidas, empatou uma e não perdeu. Na estreia, a vítima foi a Áustria, com um sonoro 3 a 0. Os gols foram de José Altafini (Mazzola) e Nilton Santos, em duas ocasiões.

Já no Mundial seguinte, em 1962, mais uma grande estreia. Com 2 a 0 para cima do México, a Seleção Brasileira garantiu a vitória e arrancou para o bicampeonato. Os destaques foram Pelé e Zagallo, autores dos gols.

Jogadores do Brasil se abraçam, depois de gol na Copa do Mundo de 1963, disputada no Chile
Com a lesão de Pelé, Brasil venceu Copa do Chile comandado por Garrincha - Foto: Divulgação/CBF

Passeio do esquadrão verde-amarelo

Na Copa do Mundo de 1970, o Brasil atingiu, para muitos, seu ápice na história do futebol, com um time ofensivo, envolvente e cheio de talentos. À época, a imprensa comentou que Zagallo escalou um time com cinco “camisas 10”: Pelé, Gerson, Tostão, Rivellino e Jairzinho. A estreia foi um aperitivo do que viria, e a Canarinho goleou a Tchecoslováquia por 4 a 1, com gols de Rivelino, Pelé e dois de Jairzinho.

Brasil saiu perdendo, mas reagiu, virou e goleou - Foto: Reprodução Youtube

Outros jogos da 1ª rodada nas demais Copas do Mundo

    • 1954 – Brasil 5×0 México
    • 1966 – Brasil 2×0 Bulgária
    • 1974 – Brasil 0x0 Iugoslávia
    • 1978 – Brasil 1×1 Suécia
    • 1982 – Brasil 2×1 União Soviética
    • 1986 – Espanha 0x1 Brasil
    • 1990 – Brasil 2×1 Suécia
    • 1994 – Brasil 2×0 Rússia
    • 1998 – Brasil 2×1 Escócia
    • 2002 – Brasil 2×1 Turquia
    • 2006 – Brasil 1×0 Croácia
    • 2010 – Brasil 2×1 Coreia do Norte
    • 2014 – Brasil 3×1 Croácia
    • 2018 – Brasil 1×1 Suíça

***