- Mariana
Mariana retoma obrigatoriedade do uso de máscara para a proteção contra a Covid-19
Decreto determina que o uso de máscara é indispensável em estabelecimentos e serviços de saúde, transportes coletivos e escolares
Compartilhe
A Prefeitura de Mariana decretou, na última quarta-feira (23), a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais determinados pela Secretaria de Saúde do município. A máscara deve ser utilizada em locais como hospitais, postos de saúde, no transporte coletivo e escolar, além das áreas de embarque e desembarque. O decreto ainda orienta a recomendação do uso das máscaras em outras situações. A determinação tenta combater a transmissão da Covid-19 na cidade, que teve alta no número de casos positivos nas últimas semanas.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) registrou um aumento nos casos de Covid-19 nos estados de todas as regiões do país. Segundo a instituição, atualmente a doença representa 61% de todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Mariana, divulgadas em boletins mensais que cobrem casos gerais de doenças no município, em setembro e outubro havia apenas um caso de Covid-19 confirmado. Em novembro a onda de novos casos positivos de Covid-19, que está ocorrendo em todo o país, também aconteceu em Mariana, fazendo a Secretaria de Saúde se movimentar para tentar frear o avanço da doença.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sueli Brito, explica que a alta de casos está diretamente relacionada à testagem de Covid-19 em Mariana. “Todos os dias têm casos confirmados, mas em nenhum momento a Covid-19 deixou de existir. O que aconteceu foi que com a repercussão da alta de casos no país a população voltou a fazer o teste para a doença”.
O número de casos positivos em Mariana no mês de novembro será disponibilizado nas primeiras semanas do próximo mês com a divulgação do boletim epidemiológico da Prefeitura. “Com o aumento dos casos, decidimos voltar o uso obrigatório de máscaras, em instituições de saúde e transporte público, por exemplo. A secretaria também recomenda o uso em escolas e ambientes fechados e aglomerados”, aponta Sueli.
Assim como em Ouro Preto, o decreto divulgado pela Prefeitura de Mariana alerta sobre o uso de máscara por pessoas idosas, pessoas com comorbidades e aquelas que ainda não completaram seu esquema vacinal. A recomendação é que a proteção seja utilizada em locais abertos com aglomeração de pessoas e em ambientes fechados.
*** Continua depois da publicidade ***
Vacina
A cobertura vacinal contra a Covid-19 na cidade também é outro fator preocupante. A Secretaria de Saúde da cidade divulgou que existe um déficit de 66% da população que está sendo convocada para vacinar atualmente. A 4ª dose está disponível para imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e para a população acima de 40 anos.
Além disso, a procura para a vacinação infantil também está baixa, 38% das crianças de 5 a 11 anos não retornaram para tomar a 2ª dose da vacina e completar o esquema vacinal. “A ação preventiva com o uso de máscaras, etiqueta respiratória e todos os cuidados é importante, mas o principal caminho é a vacinação. Na medida do possível houve uma boa adesão, mas ainda não está perto do desejável, e está comprovado que é com a vacina que conseguimos uma resposta melhor no combate à Covid-19”, ressalta Sueli Brito.
As doses de vacina contra a Covid-19 estão disponíveis na Central de Imunização, localizada na rua Santa Cruz, número 368, no bairro Barro Preto, de 8 às 15 horas.