- Brasil nas Copas do Mundo - Parte 3
Brasil perdeu duas partidas em terceiras rodadas da Copa do Mundo
Assim como na partida contra Camarões, Brasil já jogou, e venceu, com time cheio de reservas
Compartilhe
O Brasil segue sua caminhada rumo ao hexa e, nesta sexta-feira (02), no Lusail Stadium, enfrenta Camarões pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O jogo, que acontece às 16h, não tem tanta importância para o time verde e amarelo, que terá os reservas em campo, mas define o cruzamento nas oitavas de final.
*** Continua depois da publicidade ***
***
Já classificado às oitavas de final, com vitórias sobre Suíça e Sérvia, o Brasil disputa a última rodada apenas com a missão de protocolizar a liderança do Grupo G, que será conquistada com um simples empate ou até mesmo com derrota, caso a Suíça não vença o duelo diante dos sérvios. Porém, o time de Tite busca manter o bom retrospecto da Seleção em terceiras rodadas. O treinador vai escalar o time reserva, a fim de descansar os titulares, visando o calendário apertado da competição.
Na história das Copas, foram 17 partidas nesse contexto, com 13 triunfos, duas derrotas e dois empates. Nas edições de 1930, 1934, 1938 e 1950 não houve disputa de terceira rodada, devido à forma de disputa e número de participantes nessas ocasiões.
Reservas em campo
- 2002 – Brasil 5×2 Costa Rica
Não será a primeira vez que, já classificada, a Seleção Brasileira entra em campo com um time composto por jogadores suplentes. No ano do penta, em 2002, Felipão mandou ao gramado um time misto, com jogadores que não tinham muitos minutos na competição: Marcos, Cafu, Anderson Polga, Lúcio, Edmilson e Júnior; Gilberto Silva, Juninho Paulista e Rivaldo; Edílson e Ronaldo. Dos reservas, o lateral Júnior foi o principal destaque, marcando um dos gols brasileiros. Os outros quatro tentos foram de Rivaldo, Edmilson e Ronaldo, duas vezes.
- 2006 – Brasil 4×1 Japão
Quatro anos depois, na Copa da Alemanha, Carlos Alberto Parreira repetiu a opção e botou a campo um time bastante mexido. A curiosidade fica pelo placar de 4 a 1, que ficou longe de ser repetido pelos titulares no torneio. O Brasil enfrentou o Japão na última rodada com Dida, Cicinho, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Juninho Pernambucano, Kaká e Ronaldinho; Ronaldo e Robinho. A Canarinho teve dois tentos de Ronaldo, um de Gilberto e um de Juninho Pernambucano.
O clima de confraternização do jogo foi tamanho que Parreira, nos minutos finais, substituiu Dida para a entrada do reserva Rogério Ceni, numa espécie de homenagem ao goleiro do São Paulo.
Boas lembranças contra o rival da vez
- 2014 – Brasil 4×1 Camarões
Em 2014, o Brasil também enfrentou Camarões na última rodada da fase de grupos e venceu por 4 a 1. Uma das piores seleções daquele Mundial, os camaroneses não ofereceram nenhum tipo de resistência ao selecionado verde e amarelo, e foi presa fácil para Neymar (dois gols) e sua tropa. Fred e Fernandinho completaram o placar.
*** Continua depois da publicidade ***
Derrotas
- 1966 – Brasil 1×3 Portugal
A Seleção Brasileira protagonizou um verdadeiro vexame na Copa do Mundo de 1966, terminando em 11º lugar e sendo eliminada na fase de grupos. O time era o atual campeão, contava com Pelé e grandes jogadores, mas não conseguiu render o esperado. A terrível participação foi finalizada em péssimo estilo, com vitória dos portugueses por 3 a 1.
- 1998 – Brasil 1×2 Noruega
Com passagem ao mata-mata garantida, o Brasil enfrentou a Noruega com o time quase todo de titular, menos Aldair. Apesar de contar com as estrelas, a equipe de Mário Jorge Lobo Zagallo, que viveu altos e baixos dentro da competição, não rendeu o esperado e foi batida pelos nórdicos, mantendo a escrita de nunca ter vencido a Noruega. Por outro lado, essa foi a última derrota do escrete brasileiro em uma fase de grupos da Copa do Mundo.
Outros jogos em terceiras rodadas das copas do mundo
- 1950 – Brasil 2×0 Iugoslávia
- 1958 – Brasil 2×0 União Soviética
- 1962 – Brasil 2×1 Espanha
- 1970 – Brasil 3×2 Romênia
- 1974 – Brasil 3×0 Zaire
- 1978 – Brasil 2×1 Áustria
- 1982 – Brasil 4×0 Nova Zelândia
- 1986 – Brasil 3-0 Irlanda do Norte
- 1990 – Brasil 1×0 Escócia
- 1994 – Brasil 1×1 Suécia
- 2010 – Brasil 0x0 Portugal
- 2018- Brasil 2×0 Sérvia