- Mariana
Circovolante promove ações educativas em escolas de Mariana
Grupo circense percorreu escolas do município durante o mês de novembro
Compartilhe
O mês de novembro foi de muita alegria e diversão para os estudantes de Mariana. O Circovolante, grupo artístico da cidade, se apresentou em várias escolas, inclusive nos distritos. As escolas estaduais Dom Benevides, Gomes Freire, Professor Soares Ferreira, e a Escola Municipal Wilson Pimenta, entre outras, receberam as apresentações artísticas do Circovolante.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A Escola Estadual Professor Soares Ferreira recebeu os palhaços do Circovolante para uma apresentação na quadra da escola, na última terça-feira (29). A exibição faz parte de um conjunto de ações que o grupo realiza relacionando a arte e a educação no município.
Estudantes do 6º ao 9º ano da E.E Professor Soares Ferreira se reuniram para assistir à apresentação dos palhaços, que transmitiram muita alegria e forte interação com o público, além de exibirem malabarismos e outras habilidades circenses. “A escola sempre esteve aberta para receber as ações de cultura da nossa cidade. Já tivemos outras parcerias com o Circovolante e é um trabalho fantástico que eles fazem”, afirma Delza Nunes, Diretora da E.E Professor Soares Ferreira.
Arte e educação
“A arte e a educação caminham juntas, acredito que nós deveríamos ter mais intervenções artísticas para motivar os alunos a criarem grupos de teatro, por exemplo. É muito importante para o desenvolvimento deles, para que eles criem outra visão de mundo”, ressalta a diretora, relacionando o trabalho feito pelo Circovolante e o processo de educação realizado na escola.
Xisto Siman, um dos fundadores do Circovolante, esclarece que o trabalho realizado é chamado de descentralização. Esse processo realizado pelo grupo tem como objetivo sair do centro da cidade, onde a maioria dos eventos acontecem, atingindo cada vez mais pessoas. “O público infantil tem um ritmo diferente e piadas diferentes do que o público adulto. Os roteiros de palhaçaria nos permite ir moldando as piadas de acordo com o público”, explica.
“A arte deveria ser mais estimulada, não apenas para assistirem, mas para fazerem arte também, em todas as séries da vida das pessoas. A criatividade precisa ser estimulada em todas as fases da vida. Quando levamos um espetáculo para uma escola, contribuímos para a criatividade e a busca de outros olhares para a vida através da arte”, afirma Xisto Siman, sobre a relação da arte e a educação.
O artista diz estar cada vez mais feliz com a recepção do público, considerando que esse é o principal fator de incentivo para produzir mais espetáculos e atingir mais pessoas. O Circovolante, que já é conhecido em Mariana por realizar o Encontro Internacional de Palhaços anualmente, também está em ligação direta com a cidade, contribuindo com o fomento da arte na região.