Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Brasil luta para superar fantasma europeu nas quartas de final

Seleção Brasileira, com certa frequência, tem sido eliminada por times do velho continente nas quartas de final das Copas

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Jogador com calção branco, camisa e meias azuis, chuta a bola estilizada com a bandeira do Brasil, simbolizando a participação da seleção nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022
Arte: Isabela Vilela/Agência Primaz

O Brasil enfrenta a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, nesta sexta-feira (09), a partir das 12h. O jogo vale a tão sonhada vaga na semifinal do Mundial e pode significar a quebra de um incômodo tabu para a Seleção Brasileira contra equipes europeias. A última vez que o Brasil venceu um time europeu nas quartas de final da Copa do Mundo foi em 2002, quando bateu a Inglaterra. Desde então, a Canarinho foi derrotada para França, Bélgica e Holanda, só conseguindo classificação para a semifinal quando enfrentou a vizinha Colômbia, em 2014.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Vitória no penta

  • 2002 – Brasil 2×1 Inglaterra

Em jogo que teve Ronaldinho Gaúcho como principal nome, o Brasil conseguiu sua última classificação nas quartas de final diante de uma equipe do Velho Continente. Mas o triunfo não foi fácil e só aconteceu após virada, já que os ingleses saíram na frente com Michael Owen.

Foi aí que entrou em ação o jovem de Porto Alegre, com cabelos longos e muita bola no pé. No fim da primeira etapa, Ronaldinho arrancou e deixou Rivaldo livre para empatar. Depois, no segundo tempo, em gol de falta histórico, o agora ídolo histórico do Atlético Mineiro virou a parada para o Brasil. Ele ainda foi expulso, mas nada atrapalhou a classificação verde e amarela.

Sequência de derrotas

    • 2006 – Brasil 0x1 França

A Seleção Brasileira chegou à Copa do Mundo da Alemanha com todo o favoritismo do mundo, mas dentro de campo as coisas não andaram. O clima de “oba-oba”, aliado a uma geração envelhecida e uma preparação malfeita, pavimentaram o caminho para a decepção, decretada diante da França. Carrasco na final de 98, Zidane voltou a aterrorizar o Brasil, tendo uma das maiores atuações da história do futebol. O gol da vitória francesa foi de Henry, no segundo tempo.

Jogadores da França e do Brasil se cumprimentam depois da partida das quartas de final da Copa de 2006
Zidane despachou a veterana geração brasileira - Foto: Reprodução
    • 2010 – Brasil 1×2 Holanda

Quatro anos depois, o filme de terror se repetiu. O Brasil saiu na frente com gol de Robinho, logo no início, e chegou a ampliar com Kaká, mas de maneira equivocada, a arbitragem anulou o tento. Municiada de talento, a Holanda contornou o domínio brasileiro e virou para 2 a 1. A partida ainda teve minutos finais de melancolia, já que Felipe Melo foi expulso por entrada desleal em Robben e deixou a Seleção com um a menos.

Lance do jogo entre Brasil e Holanda, nas quartas de final da Copa de 2010
Contra a Holanda, em 2010, o Brasil sofreu dois gols de bola parada - Foto: Reprodução

*** Continua depois da publicidade ***

    • 2018 – Brasil 1×2 Bélgica

Na Copa do Mundo da Rússia, o Brasil enfrentou a Bélgica nas quartas de final desfalcado do suspenso volante Casemiro, um dos pilares do time do técnico Tite. Sem ele, o escalado para função foi Fernandinho, que teve atuação desastrosa e marcou um gol contra. O meia belga Kevin De Bruyne ainda ampliou a vantagem no primeiro tempo.

A Seleção Brasileira teve uma atuação volumosa na segunda etapa, diminuiu com gol de Renato Augusto, mas não conseguiu reverter o placar, amargando sua terceira eliminação consecutiva para uma seleção europeia.

Jogador da Bélgica se prepara para chutar a bola contra o gol do Brasil, na partida válida pelas quartas de final da Copa de 2018
Brasil deu adeus ao sonho do hexa pela última vez contra os belgas - Foto: FIFA

Outros jogos pelas quartas de final de Copas do Mundo

    • 1938 – Brasil 2×1 Tchecoslováquia
    • 1954 – Brasil 2×4 Hungria
    • 1958 – Brasil 1×0 País de Gales
    • 1962 – Brasil 3×1 Inglaterra
    • 1970 – Brasil 4×2 Peru
    • 1986 – Brasil (3)1×1(4) França
    • 1994 – Brasil 3×2 Holanda
    • 1998 – Brasil 3×2 Dinamarca
    • 2014 – Brasil 2×1 Colômbia

Publicações anteriores da série "Brasil nas Copas"

*** 

Ver Mais