- Mariana
Câmara de Mariana empossa Mesa Diretora para 2023-2024
Sessão solene foi realizada nessa quinta-feira (22), com efeitos legais a partir de 1º de janeiro
Compartilhe
Nesta quinta-feira (22), após o encerramento da 43ª Reunião Ordinária de 2022, a Câmara de Mariana realizou a sessão de posse da Mesa Diretora eleita para o biênio 2023-2024. O vereador Edson Agostinho “Leitão” (Cidadania) foi empossado presidente do Legislativo e, na sequência, foi conduzido ao cargo de prefeito interino de Mariana, a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano.
*** Continua depois da publicidade ***
***
A antecipação da posse foi estabelecida pela Portaria nº 116/2022, atendendo ao Requerimento nº 179/2022, assinado por todos os vereadores.
Na abertura da cerimônia solene de posse, após a execução dos hinos do Brasil e de mariana, foi lido, pelo Procurador da Câmara, Dr. Corjesu Quirino, o termo de posse da nova Mesa Diretora, que foi assinado por Edson Agostinho de Castro Carneiro, presidente; Fernando Sampaio de Castro, vice-presidente), Manoel Douglas Soares Oliveira, 1º secretário, e José Antunes Vieira, 2º secretário.
Em seguida, já compondo a Mesa Diretora do Legislativo, o vereador Edson Agostinho passou a presidência da Câmara a Fernando Sampaio, prestando juramento de posse como prefeito interino de Mariana, nos termos do artigo 88, da Lei Orgânica Municipal:
“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República Federal do Brasil, a Constituição do Estado de Minas Gerais, a Lei Orgânica do município de Mariana, observar as leis, promover o bem-estar geral do povo marianense, exercer o meu cargo sobre inspiração do interesse público, da lealdade e da honra.”
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Pronunciamento na cerimônia de posse da Mesa Diretora
“Para mim é uma honra muito grande, pela terceira vez, voltar à Presidência dessa casa. E, nessa terceira vez que eu volto, com mais responsabilidade, sabendo que a partir de 1º de janeiro, o município está sob a minha responsabilidade, nossa responsabilidade, responsabilidade de mais um membro desta casa. Nós temos que ter compromisso, nós temos que pensar no povo marianense”, declarou Edson Agostinho, após cumprimentar todos os edis marianenses.
Emocionado, Edson afirmou que gostaria que sua mãe, falecida em novembro, estivesse presente, demonstrando sua certeza de que ela ainda está presente em sua vida. Recordando suas passagens anteriores como presidente da Câmara de Mariana (interinamente, em 2010, e no biênio 2019-2020), o futuro prefeito interino destacou a responsabilidade do cargo que vai assumir, enfatizando seu compromisso com a boa gestão dos recursos públicos. “Quero dizer que é muito trabalho e responsabilidade com o dinheiro público. Isso aqui é meu [exibindo uma nota de R$20, retirada do bolso da camisa]. Eu posso gastar do jeito que eu quiser. Eu não tenho que prestar conta ‘pra’ ninguém. Aquilo que eu estiver gerindo lá, a partir de 1º de janeiro, eu tenho que prestar conta de um tostão ‘pra’ sociedade marianense. É isso que eu quero, e conto com o apoio dessa casa”, declarou.
No encerramento de sua manifestação, Edson Agostinho apresentou seus votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo aos funcionários da Câmara e à população marianense, com paz, saúde e força para que o município seja bem conduzido.
“É isso que eu quero. Eu não quero mais nada. Eu quero conduzir bem o nosso município. Assim como os que passaram lá conduziram. Eu também tenho que fazer a mesma coisa. Tenho que seguir aqueles que fizeram o bem pra Mariana, eu também tenho que fazer. Muito obrigado a todos”, finalizou.
Terceiro vereador a assumir interinamente a chefia do Executivo de Mariana, Edson Agostinho sucede a Ronaldo Bento, conduzido ao cargo por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 1º de julho deste ano. Nos 18 meses anteriores, a função foi desempenhada por Juliano Duarte, em função da não diplomação de Celso Cota, considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, em processo que, até o momento, não teve uma decisão definitiva.
*** Continua depois da publicidade ***
Fernando Sampaio assume interinamente a presidência da Câmara
Em seu 5º mandato parlamentar (o 4º consecutivo), Fernando Sampaio também assume, pela 3ª vez, a presidência da Câmara, uma vez que foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023-2044, passando a conduzir os trabalhos do Legislativo, interinamente, com a posse de Edson Agostinho na Prefeitura de Mariana.
Assumindo a condução da cerimônia solene, Fernando Sampaio convidou o vereador Zezinho Salete para compor a Mesa, juntamente com o novo vice-presidente interino, Manoel Douglas, tendo sido lido o termo de condução e transmissão do presidente da Câmara ao cargo de prefeito interino do município.
Em seu pronunciamento, Fernando Sampaio agradeceu, nominalmente os edis marianenses, com menção especial ao seu companheiro de partido, Pedro Sousa, que substituiu Ronaldo Bento na Câmara. “Eu deixei por último, Pedro, falar de você, porque quero te dirigir palavras de profundo agradecimento. Você esteve seis meses aqui nessa casa e está levando a admiração minha ‘pro’ resto da vida, pode ter certeza disso. Pela sua lealdade e por tudo. (…) O seu mandato interino termina agora, mas pode ter certeza que hoje eu tenho você como um grande amigo meu estou a sua disposição o que você precisar”, declarou.
Afirmando que “não gostaria que Mariana estivesse nessa situação de prefeito interino”, Sampaio reafirmou sua confiança no futuro prefeito interino, bem como sua solidariedade à perda ocorrida. “Confio muito no vereador Edson, sei da sua honestidade, de seu caráter. Tenho plena certeza que você vai fazer o melhor possível. Como você falou [Edson], realmente não é fácil mesmo, também perdi minha mãe [falecida este ano]. Nos meus 54 anos de vida, é o primeiro Natal que eu vou passar sem minha mãe. Isso dói, dói muito, mas a gente tem que aceitar a vontade de Deus. (…) Mas a gente tem família, tem irmãos, filhos, esposas para nos amparar nessa hora”.
Clima de união no plenário da Câmara
Abrindo uma série de manifestações dos integrantes do plenário, Pedro Sousa retribuiu as palavras de Fernando Sampaio, declarando a reciprocidade de admiração e amizade, aproveitando para apresentar agradecimentos aos eleitores que votaram nele e a todos que contribuíram em sua passagem pela Câmara.
“Eu chego ao final desse ciclo com a certeza de que nós deixamos o máximo do nosso profissionalismo para os nossos munícipes. Sei do tamanho da responsabilidade que assumimos e, junto com a minha equipe, nós tentamos devolver ‘pra’ sociedade, em forma de projetos e indicações, tudo aquilo que nós podíamos, com respeito e com responsabilidade com a coisa pública”, pontuou o vereador.
Com o retorno de Juliano Duarte ao comando da cerimônia, seguiram-se manifestações de Manoel Douglas, Zezinho Salete, Marcelo Macedo, Maurício Borges, Ricardo Miranda, José Sales, Adimar Cota, Sônia Azzi, Pedrinho Salete e, novamente, Fernando Sampaio, todos desejando uma boa administração municipal a Edson Agostinho.
A finalização da sessão foi feita pelo atual presidente da Câmara, em sua última reunião no posto, inicialmente referindo-se, diretamente, aos vereadores Edson Agostinho e Fernando Sampaio. “Convivo com os dois há quatro mandatos. Nos quatro mandatos sempre, por coincidência, fomos eleitos pelo mesmo candidato que nós apoiamos. São vereadores experientes e vereadores maduros, e eu tenho certeza que, antes de qualquer decisão, Vossas Excelências vão refletir bastante, porque a decisão de Vossas Excelências interfere diretamente na administração da cidade de Mariana, que hoje são pessoas maduras, experientes, que foram eleitas por unanimidade”.
Juliano, em seguida, fez uma retrospectiva de sua passagem pela administração municipal, ressaltando a colaboração de todos os vereadores e a continuidade das ações empreendida pelo atual prefeito interino. “O prefeito interino Ronaldo Bento deu continuidade a tantos em projetos importantes. Não é que o Juliano iniciou. É que nossa gestão iniciou. Tanto que nas placas de inauguração eu fiz questão de, todas as obras que eu entreguei, citar o nome de 15 vereadores, porque vocês também fazem parte da administração pública. O prefeito é uma peça, a Câmara é uma peça, e os demais servidores públicos também fazem parte”, declarou.
“Meu agradecimento e desculpa, se algum dia nós tivemos falha com as pessoas. Mas muito feliz, de mesmo em um pequeno passo de tempo, ter feito um pouquinho da parte da história aqui com os senhores. Que Deus abençoe o Fernando, que Deus abençoe Edson, e que Vossas Excelências possam continuar trabalhando pela cidade de Mariana”, finalizou Juliano Duarte.