Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Prefeitura entrega reforma do Terminal Turístico de Mariana

Prédio, inaugurado em 2006, volta a ser gerenciado pela Secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Parede branca. Pessoas puxam pano branco que cobre a placa da reforma do Terminal Turístico
Descerramento da placa referente à entrega da reforma do Terminal turístico – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

A reforma do Terminal Turístico Manoel da Costa Atayde, localizado na Praça Tancredo Neves, foi oficialmente entregue no início da noite dessa terça-feira (27), integrando uma série de inaugurações programadas para os últimos dias de governo do prefeito interino Ronaldo Bento (PSB). Na cerimônia, foi lembrado o pioneirismo do prédio como o primeiro receptivo de turismo do interior de Minas Gerais, e ressaltada a importância da devolução do prédio às suas funções originais, depois de abrigar outros diferentes setores da Administração Municipal. Ao contrário de solenidades anteriores, sempre com a presença de vários representantes da Câmara Municipal de mariana, apenas a vereadora Sônia Azzi (União Brasil) marcou presença no evento.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Contando com a participação do atual Secretário de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer, Marcílio Queiróz; da vereadora Sônia Azzi; do Presidente da subseção de Mariana da Associação dos Guias de Turismo do Brasil (AGTURB), Geraldo Zuzu; do representante da MarianaTur, Antônio Diniz; do Chefe do Departamento de Turismo, Silas Sampaio; e do encarregado das obras; além do prefeito interino Ronaldo Bento, a cerimônia de entrega do Terminal Turístico aconteceu de forma rápida, com manifestações curtas e descerramento da tradicional placa que marca a solenidade.

De acordo com Ronaldo Bento, a reforma das instalações estava sendo discutidas com a Fundação Renova, mas diante da necessidade urgente de melhoria da identidade visual do centro da cidade, foi lançado o desafio de realizar os trabalhos em tempo curto, contando com mão-de-obra própria da Prefeitura de Mariana.

“Isto é um pontapé inicial, isto é o início da reconstrução de uma história do primeiro e o único terminal turístico do estado de Minas Gerais. E para que isso continue evoluindo, para que isso se torne realidade, nós necessitamos que outros gestores públicos deem continuidade, sentem com a nossa equipe de turismo, sentem com o Antônio Diniz, para que esse terminal possa ser usado e atender às demandas para o qual foi feito e planejado”, declarou o atual prefeito interino, transferindo a responsabilidade de definição da ocupação do espaço à nova administração interina que vai ter início em 1º de janeiro.

Frefeito interino de Mariana, Ronaldo Bento, no centro, ao microfone, discursa ladeado pelo secretário e pela vereadora, durante cerimônia de entrega da reforma do Terminal Turístico Manoel da Costa Atayde
Prefeito interino, Ronaldo Bento, ladeado por Marcílio Queiróz e Sônia Azzi – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Reforma foi indicação de Sônia Azzi

Estou aqui hoje, gente, para dizer a vocês que essa indicação foi minha. O meu gabinete esteve aqui comigo, nós olhamos a necessidade de fazermos uma reforma nesse local, que é o primeiro momento do turista na cidade”, declarou a vereadora, agradecendo, em seguida, ao prefeito interino pelo pronto atendimento da solicitação.

Referindo-se ao término do mandato interino, Sônia Azzi elogiou a postura de Ronaldo Bento, ressaltando seu compromisso com a cidade. “E vou dizer a você, Ronaldo, vou sentir falta sua, viu? Vou sentir sua falta, porque você não tem lado, você está aqui pela Primaz de Minas. Isso é muito importante. Isso é muito gratificante”, afirmou.

Com a ausência dos demais vereadores, Sônia transmitiu um recado. “Eu quero pedir aos meus nobres colegas, aos meus nobres amigos edis, que estaremos juntos sim, para uma Mariana sempre melhor. E eu tenho certeza, como eles foram, algumas vezes oposição, nós também poderemos ser. (…) Quem me conhece sabe que eu sou uma mulher honesta, que eu sou uma mulher que estou aqui porque o povo quis. Eu sou empregada do povo, então eu quero o melhor para nossa cidade, para nossa Primaz Minas”.

Pessoas em foto oficial do evento de entrega da reforma do Terminal Turístico
Sônia Azzi (União Brasil), ao lado das autoridades e representantes da sociedade, após o descerramento da placa de entrega da reforma – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Falando à Agência Primaz após o encerramento da Solenidade, Sônia Azzi, reforçou a necessidade de continuidade da ação de recuperação do terminal turístico com a implantação de grades de proteção, enfatizando sua participação no processo e renovando seus agradecimentos ao prefeito interino. “Eu acredito que tem que ter um olhar especial sim para esse local. Porque, como disse o Geraldo Zuzu, precisa cercar o lugar, acho que isso é viável. E acredito também que, quem quer que esteja lá, como chefe do Executivo, que olhe e que continue olhando para a nossa Primaz, porque, na verdade, nós precisamos de pessoas compromissadas, que olhem com carinho para todos os locais. Não só para esse terminal turístico, mas para todos os outros lugares”.

Questionada pela reportagem sobre o recado dado aos demais vereadores, Sônia negou que fosse qualquer tipo de resquício do processo de eleição do Presidente da Câmara. “Não ficou nenhum resquício. Mas acontece que, na verdade, eu acho que todos nós temos que trabalhar unidos. Unidos mesmo por Mariana, pela nossa Primaz de Minas. Lógico que eu não vou dizer que todos nós somos perfeitos. Mas eu tenho certeza que o meu papel foi cumprido. O meu papel como edil, e como uma pessoa honesta que estive aqui hoje, pelo povo e para o povo. Então é isso que eu mais quero que o povo entenda. (…) Eu sou uma pessoa transparente e espero continuar tendo essa transparência diante da Câmara e diante da população. O que for errado eu não vou apoiar. Se estiver errado eu vou cortar na carne”, declarou a vereadora que, juntamente com Adimar Cota (Cidadania) e Ediraldo Ramos (Avante), compõe a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do SAAE, recentemente aprovada na Câmara.

*** Continua depois da publicidade ***

Utilização do Terminal Turístico

Com a publicação de uma lei, aprovada na Câmara, o Terminal Turístico Manoel da Costa Atayde volta a ser administrado pela Secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e lazer, inclusive com regras estabelecidas para uso do estacionamento exclusivamente para suas finalidades.

Pessoas em pé, durante cerimônia de entrega da reforma do Terminal Turístico Manoel da Costa Atayde
Silas Sampaio, Diretor de Turismo (à direita na foto), comemorou a devolução do prédio à administração da Secretaria de patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Satisfeito com o término da reforma e com a retomada de suas finalidades originais, Silas Sampaio falou à Agência Primaz sobre a importância do ato. “Eu acho que é um grande recomeço, vamos dizer assim, em termos da finalidade do terminal turístico aqui em Mariana, que por muito tempo perdeu a sua principal finalidade, que é um espaço com toda uma infraestrutura voltada para o receptivo do turismo, com leis, com decretos, com regulamentação para o uso do terminal turístico. Como eu mesmo já disse, a sua importância vem desde o seu nome, Terminal Turístico Manoel da Costa Athayde, fazendo uma menção ao maior artista do barroco mineiro local”, declarou.

Em relação aos planos de ocupação, Silas esclareceu que existem algumas ideias que devem ser consolidadas em decreto municipal regulamentando a lei aprovada pela Câmara, já estando acertada a permanência da sede da AGTURB e existindo a possibilidade de cessão onerosa de um dos espaços para a instalação de um café ou lanchonete. “Essa lei, inicialmente, ela traz, em sua essência, a administração desse terminal para a Secretaria de Cultura e Turismo. (…) Então o Departamento de Turismo, através da minha administração, já fez uma solicitação à Procuradoria Municipal, para quem nós levamos um modelo preliminar desse novo decreto, e aguardamos essa nova administração que vai já se iniciar agora. Além da sala da AGTURB, uma sala pode ser a administração da própria secretaria, ou pode se tornar uma sala de exposição para os artistas locais, enquanto a outra pode ser destinada à administração privada, por chamamento público ou licitação, para a instalação de um café ou lanchonete”, finalizou Silas.

***