Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Hospital dos Olhos de Ouro Preto fecha convênio com Mariana

Iniciativa vai oferecer tratamento gratuito de retinopatia diabética aos marianenses

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
MPessoas em torno de uma mesa, com bandeiras ao fundo, durante assinatura do convênio para atendimento a moradores de Mariana no Hospital dos Olhos de Ouro Preto
Prefeitura tem planos de expandir o atendimento para toda Região dos Inconfidentes - Foto: Neno Vianna/PMOP

Na manhã desta quarta-feira (28), as prefeituras de Ouro Preto e Mariana assinaram convênio de ampliação dos atendimentos aos marianenses para o tratamento de retinopatia diabética no Hospital dos Olhos. O hospital, que já atende munícipes de Itabirito, passará a abranger moradores de Mariana através do convênio com prazo inicial de dois anos de duração. O Hospital dos Olhos de Ouro Preto é referência no diagnóstico e tratamento de doenças oculares como glaucoma, catarata e retinopatia, fruto de uma parceria firmada entre a Lions Club International Foundation e a prefeitura do município, que ampliou e modernizou os cuidados com a saúde oftalmológica dos ouro-pretanos.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

De acordo com o vice-governador do distrito LC4 do Lions Clube Internacional, Paulo Xavier, “a instalação do Hospital dos Olhos de Ouro Preto permitiu à população ter acesso a esse serviço, em uma fila que era muito grande”. Antes da instalação do centro especializado em oftalmologia no município, em 2020, ouro-pretanos e demais moradores da região precisavam se deslocar a cidades como Belo Horizonte e Betim para realizar exames e tratamentos. A parceria firmada “vai possibilitar a população também de Mariana a ter acesso a esse serviço”, como ressalta Xavier.

A Fundação vem atuando no município há anos, com a implantação de projetos como o mutirão de diagnóstico da retinopatia, o Projeto Sorriso da Cigana e a construção do consultório de implantação de atendimento oftalmológico.

A entidade, que existe há mais de 100 anos, foi responsável pela instalação do Hospital dos Olhos em Ouro Preto, através da ação encabeçada pelo ex-governador do distrito Doutor Luciano Guimarães, em conjunto com voluntários do clube em Itabirito, Cachoeira do Campo e Mariana. O projeto foi encaminhado para a avaliação da Lions Club International Foundation e teve os recursos aprovados para a implantação do hospital.

Para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), as parcerias firmadas entre os municípios vizinhos são de grande valia aos moradores. Oswaldo citou como exemplo o acesso dos ouropretanos a serviços de hemodiálise, através do SUS, em Mariana e os exames de mamografia ofertados por Itabirito.

Com o convênio, Mariana será responsável pela triagem de seus munícipes, pacientes diabéticos, e deverá informar à Secretaria Municipal de Ouro Preto as demandas de tratamento de fotocoagulação a laser para o tratamento de retinopatia diabética. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, há intenção do município de estender a área de atuação do hospital para toda Região dos Inconfidentes.

Hospital dos Olhos é referência no tratamento de catarata e glaucoma

Fachada do prédio onde funciona o Hospital dos Olhos, em Ouro Preto
Parceria proporcionou equipamentos moderno e especializados - Foto: Ane SouzPMOP

O hospital especializado em patologias oculares foi inaugurado em junho de 2022 em Ouro Preto, e tem como foco a realização de cirurgias de catarata, glaucoma e outras doenças. O corpo médico também é especialista na identificação de problemas oculares iniciais e em seus tratamentos. Com o convênio, Ouro Preto recebeu mais de R$1 milhão da Fundação, que tem como um dos alicerces o cuidado com a saúde oftalmológica e da diabetes.

Com a parceria, o Hospital passa a incluir a linha de tratamentos da retina, em especial à retinopatia diabética, causada em decorrência do agravamento da diabetes, levando ao rompimento de vasos sanguíneos dos olhos. O tratamento da patologia é aliado ao controle da diabetes, mas em casos graves requer cirurgias.

Anteriormente, o local funcionava com o nome de Clínica dos Olhos, desde julho de 2020, no prédio pertencente à Prefeitura de Ouro Preto, no bairro São Cristóvão, onde funcionava a antiga UPA do município. A Clínica se expandiu, e com a ampliação dos serviços e aquisição de equipamentos modernos e computadorizados, foi transformado em Hospital. Dentre as especialidades, o espaço oferece de forma gratuita exames de perimetria, curva diária de pressão e gonioscopia, além da distribuição de colírios através do SUS.

Para consultas e tratamentos oferecidos pelo Hospital, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de domicílio, para que, após a avaliação do oftalmologista, seja encaminhado ao Hospital dos Olhos.

***