- Mariana e Ouro Preto
Hospital dos Olhos de Ouro Preto fecha convênio com Mariana
Iniciativa vai oferecer tratamento gratuito de retinopatia diabética aos marianenses
Compartilhe
Na manhã desta quarta-feira (28), as prefeituras de Ouro Preto e Mariana assinaram convênio de ampliação dos atendimentos aos marianenses para o tratamento de retinopatia diabética no Hospital dos Olhos. O hospital, que já atende munícipes de Itabirito, passará a abranger moradores de Mariana através do convênio com prazo inicial de dois anos de duração. O Hospital dos Olhos de Ouro Preto é referência no diagnóstico e tratamento de doenças oculares como glaucoma, catarata e retinopatia, fruto de uma parceria firmada entre a Lions Club International Foundation e a prefeitura do município, que ampliou e modernizou os cuidados com a saúde oftalmológica dos ouro-pretanos.
*** Continua depois da publicidade ***
***
De acordo com o vice-governador do distrito LC4 do Lions Clube Internacional, Paulo Xavier, “a instalação do Hospital dos Olhos de Ouro Preto permitiu à população ter acesso a esse serviço, em uma fila que era muito grande”. Antes da instalação do centro especializado em oftalmologia no município, em 2020, ouro-pretanos e demais moradores da região precisavam se deslocar a cidades como Belo Horizonte e Betim para realizar exames e tratamentos. A parceria firmada “vai possibilitar a população também de Mariana a ter acesso a esse serviço”, como ressalta Xavier.
A Fundação vem atuando no município há anos, com a implantação de projetos como o mutirão de diagnóstico da retinopatia, o Projeto Sorriso da Cigana e a construção do consultório de implantação de atendimento oftalmológico.
A entidade, que existe há mais de 100 anos, foi responsável pela instalação do Hospital dos Olhos em Ouro Preto, através da ação encabeçada pelo ex-governador do distrito Doutor Luciano Guimarães, em conjunto com voluntários do clube em Itabirito, Cachoeira do Campo e Mariana. O projeto foi encaminhado para a avaliação da Lions Club International Foundation e teve os recursos aprovados para a implantação do hospital.
Para o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), as parcerias firmadas entre os municípios vizinhos são de grande valia aos moradores. Oswaldo citou como exemplo o acesso dos ouropretanos a serviços de hemodiálise, através do SUS, em Mariana e os exames de mamografia ofertados por Itabirito.
Com o convênio, Mariana será responsável pela triagem de seus munícipes, pacientes diabéticos, e deverá informar à Secretaria Municipal de Ouro Preto as demandas de tratamento de fotocoagulação a laser para o tratamento de retinopatia diabética. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, há intenção do município de estender a área de atuação do hospital para toda Região dos Inconfidentes.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Hospital dos Olhos é referência no tratamento de catarata e glaucoma
O hospital especializado em patologias oculares foi inaugurado em junho de 2022 em Ouro Preto, e tem como foco a realização de cirurgias de catarata, glaucoma e outras doenças. O corpo médico também é especialista na identificação de problemas oculares iniciais e em seus tratamentos. Com o convênio, Ouro Preto recebeu mais de R$1 milhão da Fundação, que tem como um dos alicerces o cuidado com a saúde oftalmológica e da diabetes.
Com a parceria, o Hospital passa a incluir a linha de tratamentos da retina, em especial à retinopatia diabética, causada em decorrência do agravamento da diabetes, levando ao rompimento de vasos sanguíneos dos olhos. O tratamento da patologia é aliado ao controle da diabetes, mas em casos graves requer cirurgias.
Anteriormente, o local funcionava com o nome de Clínica dos Olhos, desde julho de 2020, no prédio pertencente à Prefeitura de Ouro Preto, no bairro São Cristóvão, onde funcionava a antiga UPA do município. A Clínica se expandiu, e com a ampliação dos serviços e aquisição de equipamentos modernos e computadorizados, foi transformado em Hospital. Dentre as especialidades, o espaço oferece de forma gratuita exames de perimetria, curva diária de pressão e gonioscopia, além da distribuição de colírios através do SUS.
Para consultas e tratamentos oferecidos pelo Hospital, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de domicílio, para que, após a avaliação do oftalmologista, seja encaminhado ao Hospital dos Olhos.