Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Número 2 da Secretaria de Obras é exonerado em Ouro Preto

Exoneração acontece menos de um mês depois da saída de Antônio Simões da pasta

Compartilhe

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Em preto e branco, imagem do rosto de Carlos Henrique, novo adjunto da Secretaria de Obras
No lugar de Valtinho, Carlos Henrique de Araújo é nomeado novo secretário adjunto - Foto: Reprodução Redes Sociais

A Prefeitura de Ouro Preto divulgou na tarde desta terça-feira (03), em publicação no Diário Oficial, a exoneração de Valter Sacramento Fagundes, o Valtinho, secretário adjunto de obras e urbanismo de Ouro Preto. A saída do número 2 da pasta acontece menos de um mês depois da exoneração de Antônio Simões, ex-Secretário de Obras e Urbanismo. Também na publicação oficial, Carlos Henrique de Araújo foi nomeado para exercer as funções do cargo de Secretário Municipal Adjunto.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

Em 5 de dezembro de 2022, Antônio Simões Neto, líder da pasta, foi exonerado após inúmeras reclamações da Câmara e de moradores pela lentidão no início e entrega de obras. Com a saída de Tuniko, como era conhecido, a secretaria foi assumida por Franklin Evangelista, ex-secretário de Agropecuária do município.

Novos ares na Secretaria de Obras

Trator da Secretaria de Obras é carregado por trabalhadores que recolhem lama em estrada
Prefeitura investe em divulgação de obras após trocas na Secretaria - Foto: Reprodução PMOP

Após a saída de Simões da pasta, a Prefeitura de Ouro Preto vem trabalhando em uma comunicação mais efetiva em relação às ações em andamento no município. Somente nesta quarta-feira (4), um dia após a saída de mais um integrante da Secretaria, a Prefeitura divulgou, por meio de suas redes sociais, obras e manutenções nos distritos de Santo Antônio do Salto, na comunidade de Engenho D’Água (Cachoeira do Campo) e em Antônio Pereira. Na sede, as publicações mostram intervenções nos bairros São Sebastião, Antônio Dias, Jardim Alvorada, Piedade e Santa Cruz.

Em Santo Antônio do Salto, distrito que ficou em foco em 2022 por conta da dificuldade de tráfego na via, em períodos chuvosos, as obras na estrada foram retomadas após o recesso de final de ano. A construção de um muro de gabião, com aproximadamente 124m de extensão, pretende garantir a segurança e a condição de trânsito de veículos na região. No ano passado, a estrada do Salto foi cenário de constantes atolamentos e lamaceiros, que impediram o ir e vir de veículos, causando transtorno aos trabalhadores e estudantes que precisavam ir à sede para seus afazeres.

Em diversos pontos da sede e dos distritos, intervenções de manutenção e recuperação de redes pluviais vem ocorrendo em vias públicas, após a obstrução de redes de drenagem devido às intensas chuvas que atingem a região nas últimas semanas.

*** Continua depois da publicidade ***

Uma das obras retomadas foi a Estrada do Fundão, no distrito de Rodrigo Silva, com o andamento da construção de muros de gabião nas partes mais críticas do local. Outra intervenção foi no bairro Santa Cruz na sede, onde o asfalto cedeu em janeiro do ano passado, formando uma enorme cratera no local. Após embates com moradores, que não concordaram com a construção de um muro de gabião – que, segundo eles, não resolveria a situação – uma lona foi colocada no local até a solução do problema.

Período chuvoso acende alerta em toda a região

Pá carregadeira da Secretaria de Obras retira material de deslizamento de encosta sobre viapública em Ouro Preto
No lugar de Valtinho, Carlos Henrique de Araújo é nomeado novo secretário adjunto - Foto: Reprodução Redes Sociais

Na última semana, a interdição de meia pista na rua Padre Rolim, próximo à Rodoviária de Ouro Preto, deu andamento à contenção de parte da encosta que vinha deslizando sobre o asfalto. No Morro da Forca, um novo cordão de isolamento interdita meia pista da rua Diogo de Vasconcelos, após um pequeno deslizamento de materiais soltos no local.

Segundo Juscelino Gonçalves, secretário de Defesa Social de Ouro Preto, pontos de atenção da cidade, como a rua Padre Rolim e o Morro da Forca, passam por monitoramentos diários feitos através de drones e análises geotécnicas.

O geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto, Charles Murta, alertou a população para a intensificação das chuvas a partir dessa quarta-feira (4). Segundo o geólogo, há “riscos de temporais com quedas de granizo e rajadas de vento”. Murta alerta para o risco geológico de deslizamentos devido ao prolongamento do período chuvoso, e pede à população para ficar atenta aos sinais como inclinação de árvores e postes, trincas em paredes e terrenos e estufamento da encosta de terrenos. Para a próxima semana, a previsão é a diminuição das chuvas na região de Ouro Preto.

***