Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 23 de novembro de 2024

Stardew Valley: o game feito por uma pessoa (que faturou milhões)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Reprodução de tela do game Stardew Valley
Reprodução de tela do game Stardew Valley

Ouça o áudio de "Stardew Valley: o game feito por uma pessoa (que faturou milhões)", de Kelson Douglas

Acordar, dar uma olhada no clima, colher as frutas, legumes, tirar leite das vacas e processar algumas geléias.

Talvez estas não sejam as ações que você espera encontrar em jogos modernos, principalmente em um sucesso de crítica e de vendas, mas é isso o que você encontra em Stardew Valley, um game razoavelmente novo e que explica muito da atual e justificável febre em torno do mercado de jogos independentes.

Stardew Valley não é Colheita feliz. É bem melhor!

Se você estava na internet (talvez discada) do final dos anos 2000, provavelmente se lembrará de alguns sucessos como Fazenda Feliz e Colheita Feliz, joguinhos digitais que rodavam em redes sociais como Orkut e Facebook e tinham uma ideia parecida com a de Stardew Valley.

Só que não se engane: Stardew Valley é muito mais do que um simulador de vida bucólica no campo.

Confira o trailer do jogo

Herdeiro direto de um cult do Super Nintendo, o japonês Harvest Moon, de 1996, Stardew Valley, além de simular alguns pontos da rotina agropecuária com visual de jogo antigo, também traz elementos de RPG (como batalhas, busca por armas especiais, missões secundárias e as descobertas de áreas escondidas do mapa), além de pinceladas à ideias anti-capitalista (como críticas a uma grande rede de supermercados que existe no jogo e que espelha muito bem todos os problemas conhecidos de qualquer outra grande rede de supermercados).

Tudo isso embalado em uma história que envolve herança, a busca por um recomeço e decisões que alteram a nossa perspectiva para o futuro.

Um milionário jogo de um homem só

Tal como acontece com os filmes e séries, os games normalmente demandam uma equipe gigantesca de profissionais. São centenas e às vezes até milhares de programadores, designers, profissionais do som, de vendas, tradução e muito mais. Porém, no universo dos jogos independentes, como é o caso de Stardew Valley e de Dorfromantik, a coisa costuma mudar (bastante) de figura.

Sem algum investidor ou empresa bancando os anos de produção de uma equipe tão grande, jogos independentes podem ser desenvolvidos por uma pessoa apenas, como é o caso deste pequeno simulador/RPG.

Eric Barone é o californiano que deu vida ao jogo, quando tinha apenas 25 anos e o privilégio de passar 4 anos desenvolvendo cada linha de código do game. Mas valeu a pena o trabalho.

O produtor solo do game Stardew Valley, Eric Barone
O produtor solo Eric Barone - Foto: Revista GQ.

Lançado em 2016, Stardew Valley vendeu cerca de 10 milhões de cópias nos primeiros quatro anos de lançamento e mais 10 milhões até 2022, fazendo do título um dos mais vendidos de plataformas como Steam (para computadores), Android, Apple e até de videogames como Xbox e Playstation.

Porque e onde jogar Stardew Valley

Sem aquela tensão de games como GTA ou Call of Duty, Stardew Valley pode brindar o jogador ou jogadora com horas de uma brincadeira quase contemplativa, onde o tempo passa mais devagar, mas as ocupações não deixam de existir por causa disso. É o dia a dia da natureza e não do mercado e das fritações dos incels.

Você pode jogar Stardew Valley:

Pela Steam, em um computador simples com a seguinte configuração:

    • Sistema: Windows
    • Processador: 2 Ghz
    • Memória: 2 GB de RAM
    • Placa de vídeo: 256 mb (simples)
    • Armazenamento (HD): 500 MB de espaço disponível

Também disponível para: iOS, Android, Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One.

Indicado para todas as idades.

Picture of Kelson Douglas
Kelson Douglas é Diretor criativo da I Love Pixel, fundador do Valin, o vale de inovação de Mariana e Ouro Preto, embaixador do Montreal International e líder local do Startup Weekend e da IxDA, a associação mundial de design de interação
***

Inscreva-se nos grupos de WhatsApp para receber notificações de publicações da Agência Primaz.

Veja mais publicações de Kelson Douglas