- Mariana, Ouro Preto ou Itabirito
Mariana F.C.: Secretaria de Esportes anuncia criação de seleção sub-15 de futebol
Gustavo Gomides, há cinco dias no comando da pasta, busca estabelecer interlocução com os clubes da cidade.
Compartilhe
Os melhores jogadores de futebol de Mariana, na categoria sub-15, vão integrar seleção apoiada pela prefeitura do município. Em reunião realizada na Arena Mariana, nesta quarta-feira (11), o novo secretário de esportes, Gustavo Gomides, anunciou o projeto para os presidentes dos clubes amadores da Primaz. Ao lado do Wagner Ramos e Raul Patrick, ele explicou que a intenção do selecionado é trazer mais visibilidade para os jovens jogadores do município.
*** Continua depois da publicidade ***
***
O nome do time já está escolhido: Mariana F.C., a equipe vai ter Raul Patrick como técnico, que também vai comandar a seletiva, marcada para o último sábado de janeiro (28), na Arena Badaró. Os atletas participam de uma peneira, a partir de indicação dos técnicos das equipes amadoras que possuem categorias de base.
A quantidade de jovens que cada time vai indicar não ficou definida, mas a intenção é que cada equipe tenha um jogador por posição na seletiva.
Estiveram presentes representantes do Guarany de Mariana, Guarani de Furquim, Vila do Carmo, União Passagense, Olimpic, FD Esportes, Projeto Educar pelo Esporte e Projeto Formando Cidadãos e Atletas.
Ver Mais
Thalia Gonçalves é semifinalista do Prêmio LOBA Festival
Cruzeiro Futsal pode deixar Mariana em 2025
Posição dos municípios não foi respeitada na repactuação
Parceria entre Administração Municipal e LEMA
O presidente da Liga Esportiva Marianense (LEMA), Aloísio Caburé, participou da mesa que dirigiu a reunião e aproveitou para lembrar que a instituição que ele chefia realizou, no ano passado, uma competição de base com 4 categorias (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), se colocando à disposição para auxiliar a prefeitura na iniciativa.
“Eu acho que a secretaria de esporte tem que andar junto com a liga. Porque quem faz a gestão do futebol na cidade não é a secretaria de esporte, é a LEMA. Então não adianta o secretário querer fazer uma seleção sem o apoio da liga. E a liga também não pode fazer um evento sem o apoio da prefeitura. Acho que os dois têm que caminhar juntos”, afirmou Caburé à reportagem da Agência Primaz.
A iniciativa da seleção é encabeçada por Gustavo Gomides, secretário de esportes nomeado no meio da última semana, substituindo Bruno Freitas, após Edson Agostinho (Leitão) assumir interinamente a prefeitura. Preocupado com o estabelecimento de uma linha direta de comunicação com os clubes da cidade, Gomides afirmou que, “por um tempo, a LEMA não teve o investimento que os clubes almejavam. Pensando nisso, tenho certeza que o prefeito Leitão não vai deixar os clubes de futebol desassistidos, pois ele já fez parte da Mesa Diretora da Liga. E nós da secretaria queremos contribuir com ideias e também ouvir as pessoas, ouvir a comunidade”.
Tanto na fala dele, quanto na do subsecretário Wagner Ramos, ficou claro que um dos objetivos é possibilitar que os jovens talentos da Primaz de Minas tenham oportunidade de serem observados por olheiros de toda a região. Por isso, o técnico Raul Patrik revelou que o cronograma que está sendo montado para a seleção envolve amistosos mensais, realizados em cidades vizinhas.
Ele já teve o gosto de ser jogador profissional e participou de um projeto parecido em 2013. Na sua visão, “esse projeto tem potencial de restaurar esse sonho das crianças”.
*** Continua depois da publicidade ***
Instabilidade política
A reunião teve momentos de divergência quanto a algumas questões, mas no geral, os mandatários do futebol amador se mostraram receptivos a ideia do novo secretário. No entanto, a instabilidade política na cidade foi tema frequente das manifestações dos presentes à reunião, que sentiram no tom de Gustavo uma certa urgência por mostrar trabalho enquanto ainda lidera a pasta.
Enquanto apresentava suas ideias ele citou diversas vezes a intenção de “deixar um projeto pronto” para que um próximo secretário não tenha justificativas para interrompê-lo. Por isso a seletiva já tem data e local marcados, estando previstas novas reuniões para definir os pormenores e os nomes dos garotos que vão ter a oportunidade de disputar uma vaga no selecionado marianense.